Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Luiz Carlos Freitag - Coluna PÍLUAS EM PRETO E BRANCO, Folha de Estela de 12.12.13


Coluna PÍLUAS EM PRETO E BRANCO, Folha de Estela de 12.12.13

MAGRA-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

PAULÃO (PPS):"Muitos contratados de emergência estão contratados".

GÉRSON (PT):"Este pontapé inicial é o começo".

FELIPE (PPS):"Mandela perdoou seus inimigos e foi o presidente da África".

FRASE: "O maior privilégio é morar em Lajeado e poder ver a Iluminação Natalina de Estrela à noite" (Ernani de Castro, Vereador do PMDB de Estrela.)

O Prefeito Rafael Mallmann e seu vice Valmor Griebeler estão voltando hoje de Brasilia, para onde se deslocaram terça-feira. Foram em busca de "verbas federais de final de ano", pois muitas prefeituras não conseguem sua liberação. Rafael disse que levou junto muitos e bons projetos para tentar conseguir esta verba que está sobrando.

Sexta-feira à noite tivemos a entrega de premiação dos Jogos Interbairros, promovidos pela UAME/SMEL. Mais de 300 atletas de nove bairros disputaram cinco modalidades esportivas. Julio Saldanha, titular da SMEL disse que sua Secretaria acredita muito nos Jogos Interbairros. O Vice-Prefeito Valmor Griebeler afirmou que no próximo ano, teremos novas idéias para melhorar tudo ainda mais. E o Prefeito Rafael Mallmann afirmou que a juventude cada vez é mais fortalecida com os esportes. "Temos que trabalhar junto com as entidades, dar apoio".

A ASPUME - Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela - teve eleição da sua nova diretoria. Foi eleito Presidente José Elemar Heidt e Vice Isolde de Oliveira. Assumirão o cargo em janeiro. A nova diretoria foi elogiada por Gérson da Silva (PT), Paulão Scheeren (PPS), Lorena Hauschild (PR) e Ernani de Castro (PMDB).

Me passaram a informação: Hoje assume o novo Presidente do PR de Estrela, Joel Mallmann, no lugar do atual Vanderlei Marin. O Vice é Larri Schwingel. A posse é na sede do partido na Rua Marechal Floriano. Atualmente o PR ainda tem Comissão Provisória, mas pelo que fui informado, o Diretório Municipal deverá ser oficializado no próximo ano.

Mais novidade sobre o Grupo Rolclórico de Danças Alemãs de Estrela: O Instrutor Andréas Hamester informou que neste sábado, o Calçadão vai ser um espetáculo. Dentro da programação dos 50 anos do Grupo, teremos exposição de uniformes e trajes típicos dos dançarinos desde sua fundação e painéis com muitas fotos e informações. Passeio imperdivel.

Dois destaques: O Diretor do Trânsito de Estrela, Arcelino Madke concluiu a instalação de quebra-molas - agora chamados de elevadas - na Rua Julio de Castilhos em frente am Parque Princesa do Vale e outro na Rua Alfredo M. Arenhardt. Nos dois locais a velocidade estava muito alta e sua instalação foi aprovada pelo Comtran. Gérson da Silva (PT) pediu uma elevada também frente ao mercado do Bairro Auxiliadora e mais sinalização, porque transitar por ali está muito a complicado.

José Alves (PTB) elogiou a Brigada Militar por concluir mais um curso da BM Mirim, sendo diplomados 34 garotos/garotas. Paulão Scheeren (PPS) disse que com certeza eles ficam fora dos caminhos perigosos, "é um projeto muito bem elaborado pela Brigada Militar".

Falando em José Alves: Ele disse que Estrela está recebendo muitas visitas de outras cidades, "está de parabéns a Primeira Dama Carine Schwingel, muita gente está vindo à noite, fazendo visitas e tirando fotos dos enfeites natalinos, aproveitando também para fazer compras no comércio". Paulão Scheeren disse que a Ornamentação Natalina está realmente chamando a atenção de Estrela e arredores e Ernani de Castro destacou que os Enfeites Natalinos estão no Centro e nos Bairros: "A população está satisfeita, aumentou o movimento e os shows são uma maravilha, um verdadeiro espetáculo". Concordo plenamente.

Adriano Scheeren (PSB) mostrou-se preocupado com locais onde existem pneus, pois a água acumulada está virando criadores de mosquitos. Elogiou o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein, que está notificando proprietários destes locais, e Paulão Scheeren (PPS) disse que também deve ser observados os arroios, "tem que colocar veneno para matar mosquitos, a situação está ficando dificil".

Lorena Hauschild (PR) mostrou-se muito satisfeita com uma conversa que teve com o Vice-Prefeito Valmor Griebeler. "A Praça da Juventude, o futuro Parcão do Bairro Boa União, já tem área de terra para sua instalação em vista". Disse que o Ministério dos Transportes irá colaborar com R$ 1,5 milhão para este projeto, que é uma das metas do Prefeito Rafael Mallmann. Ela afirmou que este Parcão, que atenderá também o Bairro Pinheiros, vai ser um local de primeiro mundo, com pistas de esportes, de ginástica, quiosques, palco de shows e muitos outros atrativos.

Ernani de Castro (PMDB) fez uma grave denúncia na Tribuna: Disse que no fim de semana a SAMU foi chamada no Bairro Boa União, mas depois de meia hora de espera um vizinho levou o doente ao hospital. "Depois de mais 10 minutos a SAMU finalmente veio e vizinhos lhes cobraram a demora. Um paramédico empurrou um rapaz, que caiu e se machucou e até foi feito um Boletim de Ocorrência". Realmente, de algo assim ainda não tinha ouvido falar. E o Vereador confirmou tudo, até deu nomes de pessoas envolvidas. Disse que está tudo no BO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário