Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Últimas Notícias Vale do Taquari - 11 de dezembro de 2013



A coordenadora do Projeto Rondon na Univates, professora Dorli Maria Schneider, foi convidada para participar da Operação de Assistência Hospitalar (Asshop) da Marinha do Brasil, no estado do Amazonas, entre os meses de janeiro e fevereiro. Dorli viaja para Manaus no dia 18 de janeiro, onde embarcará no navio hospitalar da Marinha do Brasil acompanhada de oito estudantes e dois professores da área da saúde, de outras Instituições de Ensino Superior, além de integrantes da equipe da Marinha que coordenarão os trabalhos.

Na semana passada o Grupo da Terceira Idade Flor da Serra de Três Saltos Alto, de Travesseiro, realizou seu passeio de integração. O local escolhido foi o Pesque Pague de Arroio Grande - Arroio do Meio.

A cidade de Encantado está toda iluminada e à espera do público para mais uma edição do Natal Mais Encantado. O evento tem início no domingo, com a realização do 25º Natal Em Canto, uma promoção do Coral Municipal, a partir das 21h, na Igreja Matriz. O já tradicional Calçadão de Natal inicia no dia 18, às 21h, com espetáculo de malabaristas, apresentação da banda Marcial de Anta Gorda, chegada do Papai Noel e Orquestra Municipal de Encantado.

A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (CACIS) promove nesta sexta-feira, dia 13, mais uma reunião almoço. O palestrante será o professor Emerson Luís de Vargas, que entre outras instituições, desempenha suas atividades na Faculdade La Salle. O tema da palestra é: “O empreendedor de sucesso e a busca do conhecimento na inovação e transformação do mundo”. O evento ocorre no Estrela Palace Hotel, a partir das 11 horas e 45 minutos.

A administração municipal de Fazenda Vilanova e a 3ª Coordenadoria Regional de Educação assinaram acordo para ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova. Para isso, o município repassou terreno para que o Estado consiga atender à demanda sem utilizar estrutura da prefeitura. Atualmente, a instituição recebe mais de 120 alunos nos turnos da tarde e noite.

Oito produtores rurais da Linha São José, em Estrela, comemoraram o início da obra, nesta terça-feira (10), que vai tirá-los do isolamento na época de cheias. Uma parceria entre a administração municipal de Estrela e o Governo do Estado possibilitou a concretização do projeto. A elevação em três metros da Estada Municipal Boa Vista, vai dar acesso às propriedades na época de cheias.

O PSB realizará no próximo sábado, dia 14 de dezembro, a última reunião de 2013 do Diretório Estadual. Será uma reunião ampliada, com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores socialistas juntamente com lideranças da Rede Sustentabilidade. Os dirigentes socialistas também irão realizar um balanço de 2013 e debater as perspectivas da sigla para 2014.

A empresa Pinoh Engenharia Eireli – EPP de Encantado está executando a obra de ampliação do prédio da Prefeitura de Travesseiro. A ampliação será de 126,00 m², com garagem salas e espaço para arquivos. A empresa é responsável pelo fornecimento de materiais e mão de obra. A obra será executada pelo valor de 99 mil reais, com recursos próprios do município.

A CIC Teutônia e o SCPC terão horário especial de atendimento para o período das festas de final de ano. Entre os dias 16 e 20 de dezembro, estará atendendo até às 20h. Também no dia 23 de dezembro haverá expediente na entidade até às 20h. Na véspera do Natal, dia 24, o atendimento será até às 17h, mesmo horário do dia 31 de dezembro.

Em Estrela, o vereador Ernani de Castro (PMDB) lembrou na sessão desta semana a participação do comandante do 40º Batalhão de Policia Militar, Major Cézar Pereira, que em novembro pediu aos vereadores apoio para manter o efetivo no município. A sugestão do militar foi a criação do auxílio-aluguel, uma forma de incentivar os soldados de fora a permanecer em Estrela.

O DAER está realizando as obras de recapeamento asfáltico da RS 130, trecho entre Encantado e Roca Sales. A via de 1,5 quilômetro receberá, além da nova camada de asfalto, sinalização horizontal e vertical e quebra-molas nas proximidades da EMEI Lajeadinho.

Está confirmada para o próximo sábado, dia 14, das 8h às 12h, em Arroio do Meio, a campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, sucatas, medicamentos vencidos e óleo de cozinha. A campanha terá a Rua de Eventos como ponto de concentração do descarte de material.

A Administração Municipal de Encantado realiza na próxima segunda-feira, dia 16, audiência pública para apresentação do Projeto de Lei do Orçamento Anual para o Exercício de 2014. O evento ocorre às 10 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

O governador Tarso Genro (PT) confirmou a preferência no governo para que o ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB) seja o vice na chapa do PT na disputa ao Piratini em 2014. Tarso reiterou que não é candidato automático à reeleição, mas dentro do PT, entre aliados, e no próprio governo, não há dúvidas de que ele encabeçará a chapa.

Verba de 800 mil reais, para a construção da UTI do Hospital Santa Teresinha de Encantado, foi garantida ontem com uma emenda no Orçamento de 2014 do Governo Federal, que foi liberada pelo deputado Luiz Carlos Buzatto (PTB). A emenda fará parte do orçamento impositivo e será liberada ao longo do próximo ano.

A Justiça Eleitoral realizará no período de 03 de fevereiro a 26 de março, o recadastramento biométrico no município de Relvado. O procedimento poderá ser realizado no Cartório Eleitoral de Encantado, de segundas às sextas-feiras, no horário das 12 às 19 horas, ou na Prefeitura de Relvado, de segundas a sextas-feiras, das 13 às 17h30min, com agendamento prévio.

Eleições realizadas na última segunda-feira aprovaram com 100% dos votos a chapa única inscrita para a nova diretoria do Sindilojas Vale do Taquari. A nominata é liderada pelo empresário Giraldo Sandri, o qual vai presidir o sindicato patronal do varejo na gestão 2014/2018. Ele sucede Marcos Mallmann, que encerra seu período de liderança na entidade no dia 31 de março. A cerimônia de posse ainda não tem data definida.

A administração de Relvado realiza sexta-feira, dia 13, mais uma edição do Natal da Criança. O evento ocorre na Praça da Harmonia, às 18 horas. Haverá brinquedos infláveis, apresentações artísticas e chegada do Papai Noel.

O Departamento de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul desenvolve uma campanha de recolhimento de material eletroeletrônico. A coleta estende-se até o dia 20 de dezembro.

O TRE realiza hoje o julgamento de recurso interposto pelo prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (PT), o vice-prefeito André Barcellos Brito (PDT), e a vereadora Andréia Portz Nunes (PDT), que tiveram os mandatos cassados em primeiro grau por abuso de poder político e de autoridade, e captação lícita de votos e por condutas vedadas a agentes públicos, praticadas durante a campanha eleitoral de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário