Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 05.12.13


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 05.12.13

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS: 
Hoje não tem. Por motivo da apresentação da OSPA em Estrela, as 20h e 30min de segunda-feira, a Tribuna não foi usada pelos Vereadores. O Presidente José Itamar Alves inclusive agradeceu a todos por terem aberto mão de seu uso. Diga-se de passagem, foi um verdadeiro espetáculo esta apresentação dentro da Programação Natalina de Estrela.

FRASE: “Interessante: Ano que vem o Beira Rio não vai ser palco nem do Gauchão, porque vai ser liberado só em abril ou maio.” (Gozador Gremista, no Salão do Hermes e do Leonardo.)

Inicialmente, quero cumprimentar o pessoal da Vovolândia São Pedro, pela novidade de sábado. Sou a favor do galeto nos sábados (coxa e sobrecoxa ou meio galeto), algo que é feito há muito tempo por várias entidades. Sempre compro e na medida do possivel, também ajudo a vender. Mas sábado ocorreu algo diferente: Airton Böhmer , Presidente da entidade, me vendeu dois cartões, fui retirar e além de coxa e sobrecoxa de frango, tinha também dois salsichões, um pedaço de carne de rês e outro de porco. Além de polenta frita e um cacetinho. E custou só um pouquinho mais do que o tradicional: Foi R$ 15,00. Parabéns. Ah, e veio junto também uma embalagem de gomas. A propósito: Nos primeiros meses do próximo ano, deverá se repetir esta novidade.

Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, satisfeito com as conquistas que vão surgindo na sua pasta. Já foram liberadas as construções de vários aviários e chiqueiros de suinos, além de tambos de leite. E estão começando a serem liberados licenciamentos de limpeza de açudes. “No máximo em uma semana se consegue isso, se o projeto estiver correto”, exultou o Secretário.

Falei com o Secretário da Saúde, Elmar Schneider e ele está, junto com sua equipe, ultimando os preparativos para o dia 21 próximo. O que vai acontecer? Será a inauguração do Posto de Saúde do Bairro Moinhos. As 8h e 30min acontece a recepção com a presença da Orquestra Municipal de Estrela e a Escola Nacional do Chimarrão, de Venâncio Aires. As 9h e 30min acontece a solenidade de inauguração e logo depois teremos um evento para crianças no local, com a presença do Papai Noel. 

Terça-feira tivemos reunião da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela quanto foi feito um balanço do sucesso do Baile de Escolha da Gartoa UAME dia 23. Realmente a promoção foi magnífica e o presidente da entidade, Aloisio Mallmann recebeu muitos elogios. E amanhã, sexta-feria as 20h, teremos a entrega da premiação dos Jogos Interbairros, promovidos em parceria com a SMEL. Vai ser com jantar, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Oriental.

Um elogio especial para o Grupo Folclórico de Danças Alemãs de Estrela, pelo magnífico espetáculo de sábado à noite. Andreas Hamester, o instrutor, informou que foi a abertura dos festejos de 50 anos do Grupo. Semana que vem, voi divulgar os próximos espetáculos. Ele ficou satisfeito com o número de presentes - mais de 400 - tendo o espetáculo sido feito em plena rua, entre o Lar do Jovem e a Secultur. 

Ainda do Andreas: O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela já está preparando a agenda de apresentações do próximo ano. Quero destacar aqui duas semanas de shows no Chile, no mes de setembro e cinco dias de outubro, em Pato Branco no Paraná. Estas são apenas algumas delas, em breve teremos a agenda mais completa dos espetáculos marcados.

MULTIFEIRA I - Rui Grave, presidente da Multifeira 2013, esteve presente na Câmara junto com outros diretores da CACIS. Usou da Tribuna Livre par fazer tipo uma Prestação de Contas, deste maravilhoso evento. 

MULTIFEIRA II - “Na terceira edição da promoção, mostramos todo nosso potencial para Estrela, para a Região e para o Estado”, afirmou Rui.

MULTIFEIRA III - Paulão Scheeren (PPS) cumprimentou a transperência dos promotores do evento, elogiando o trabalho que está sendo realizando em conjunto.

MULTIFEIRA IV - Andreas Hamester (PP) disse que Estre-la necessita de um local espe-cífico para este e outros tipos de eventos. Rui Grave concor-dou e também informou, respondendo a pergunta de Lorena Hauschild (PR), que todo o lucro das tres edições do evento foram depositados em conta especial no Banco do Brasil, para serem usados na compra e edificação de um futuro parque de eventos em Estrela. 

MULTIFEIRA V - O Presidente da Câmara, José Alves (PTB) disse que o Prefeito Rafael Mallmann tem esta espetacular idéia de adquirir uma área de terras para construir este local e Rui Grave disse que já foram verificadas várias áreas e está sendo feito um estudo. “Mas temos de ter os pés no chão, os valores são expressivos pois necessitamos de uma área de mais de 10 hectares para isso”.

MULTIFEIRA VI - Realmente, tenho que entrar nessa de elogiar a Comissão Organizadora da Multifeira. Além de termos novamente sucesso na promoção, estamos juntando dinheiro para que em num futuro não tão distante, venhamos a ter um centro de promoções de eventos. E como a CACIS tem uma comissão que estuda isso para auxiliar o Prefeito Rafael Mallmann, tenho certeza que este local vai ser uma referência para eventos em toda a Região. Promoções de alto nivel acontecerão ali, pois o local deverá ser projetado para atender o Vale no mínimo nos próximos 50 anos, como afirmou Rui Grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário