Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Vale do Taquari Notícias - 7 de agosto de 2012



Notícias Vale do Taquari - 7 de agosto de 2012

Hoje em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, será lançado na região, à Cavalgada do Cooperativismo, um evento promovido pelo Sescoop/RS e que conta com o apoio do Sicredi. O lançamento acontecerá às 17 horas, no Clube Comercial de Encantado. Na oportunidade, o coordenador do evento e tradicionalista Elton Saldanha estará informando sobre todos os detalhes desta ação.

O Ponto de Atendimento do Sebrae promove dia 14 de agosto uma palestra gratuita para apresentação do seminário Empretec, que será realizado em setembro no município. A palestra ocorre no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, às 19 horas, e as inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 13. O Empretec será realizado em Encantado de 03 a 08 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, incluindo atividades extraclasse no período da noite.

Encerra hoje a programação da Semana do Aleitamento Materno, promovido pelo  CRAS de Estrela. Nesta terça-feira a equipe do CRAS com a coordenação da enfermeira Edinéia Felzmann, visita a estabelecimentos como supermercados e farmácias que comercializam objetos e alimentos relacionados ao aleitamento. 
       
O conselho da comunidade de execuções penais de Arroio do Meio que abrange outros cinco municípios da comarca, tem reunião às 09 horas desta terça-feira. Na pauta, a implantação do Núcleo de Educação  de Jovens e Adultos, a ser instalado no presídio.  Outro assunto pautado para o encontro é a situação do canil na área do presídio. 
       
Termina  hoje o prazo para o registro de chapas para a eleição do Sindicato da Alimentação de Encantado, marcada para os dias 11 e 12 de setembro. O edital correspondente está a disposição na sede da entidade ou com os integrantes comissão eleitoral.
       
Hoje ocorrem sessões ordinárias em diversas câmaras de vereadores da região. Às  16:30h ocorre sessão do poder legislativo de Arvorezinha; às 17 horas tem sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado; às 19 horas sessões nos legislativos de Bom Retiro do Sul e Imigrante;  e, às 19 horas e 30 minutos acontece sessão ordinária da Câmara de Muçum, que esteve em recesso no mês de julho.
       
Hoje, às 11 horas e 45 minutos, acontece na sede da SEUBV, em Mato Leitão, o lançamento da I Festa das Orquídeas. Na oportunidade o evento será apresentando para empresários, autoridades e imprensa. A I Festa das Orquídeas acontecerá de 07 à 09 de dezembro, e a partir de hoje serão comercializados os espaços para a exposição feira, que está sendo estruturada pela empresa Lume de Encantado. 
        
Na localidade de Arroio Grande a comunidade prepara um protesto intermunicipal para sexta-feira, quando deve interromper a RS 482, por três horas, nas proximidades do antigo Comércio Linck. O objetivo do ato é mostrar a indignação comunitária pela demora do asfaltamento da estrada que interliga Arroio do Meio com Capitão.  
        
 A coordenadora pedagógica da 3ª CRE, professora Sandra Ahlert revela que cresceu em mais de 8% a procura pelos cursos do EJA – Ensino para Jovens e Adultos. No ano passado fora 756 matrículas e neste são 827. Os municípios que se destacam com o EJA, são Teutônia em primeiro lugar seguido por Lajeado e Estrela.
       
A Fetag apresenta o detalhamento do Plano Safra 2012/13, em reuniões regionais dos sindicatos de trabalhadores rurais. Na cidade de Encantado esta apresentação ocorre dia 14, a partir das 09 horas, na sede do Sindicato da Alimentação. O evento é voltado para dirigentes e funcionários dos STR das regionais Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari.
       
Um grupo de 13 famílias de Linha 32, interior de Arroio do Meio, produtores de cana-de-açúcar, receberam orientaçõe para agregar valor ao vegetal produzido. O curso de três dias foi ministrado por técnicos do Senar.
       
Segundo Elisângela Teixeira, assistente técnica da Emater, que atende 74 municípios, o Programa Nacional de Alimentação Escolar,  já permitiu que 369 famílias rurais da região fornecessem alimentos para escolas.  O programa tem entre as exigências, a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos fornecidos.
       
Em Marques de Souza está sendo realizada uma campanha nas escolas para a conscientização sobre a necessidade de evitar o uso de sacolas plásticas. As mães dos alunos participam de oficinas onde aprendem confeccionar sacolas de pano ou mesmo de garrafas pet.
       
Os municípios que compõe a Amvat tem um total de 2,4% dos seus eleitores analfabetos. Sério com 6,8%, Canudos do Vale com 6,3% e Progresso com 6,2% de analfabetos, são os destaques negativos nesta lista do TRE. Já os municípios de Imigrante, Poço das Antas e Westfália estão na outra ponta da lista, com menos de 1% de eleitores considerados analfabetos.
           
No dia 17 de agosto, a partir das 9 horas, a Univates sediará o I Seminário Estadual da Câmara Setorial da Erva-Mate. O objetivo é debater a cadeia produtiva da erva-mate, como avanços tecnológicos e identificar as oportunidades de inovação. A organização é da Câmara Setorial da Erva-Mate, vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura, Polo de Inovação Tecnológica do Vale do Taquari e Univates.
        
 O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza dia 24 de agosto, reunião com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Na oportunidade será apresentado o reestudo do Diagnóstico Ambiental da Bacia Taquari-Antas, destacando as diretrizes regionais para licenciar novas hidrelétricas. O material foi renovado no ano passado, tendo em vista fatores como as demandas urgentes por geração de energia e os crescentes pedidos de licenciamentos ambientais na Bacia Taquari-Antas.

 A senadora Ana Amélia Lemos (PP) está cobrando mais investimentos do governo na infraestrutura do país. Ela disse que as iniciativas que o governo vem apresentando, como a redução do IPI para setores específicos, são positivas, mas têm pouco alcance e duração. Ana Amélia afirmou que o governo precisa acabar o que se chama o risco de apagão logístico. A senadora destacou que o Brasil ainda “se arrasta” quando se fala de portos, rodovias e sistema de armazenamento. Ela alertou que já está previsto inclusive a falta de caminhões para distribuir a produção agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário