Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vale do Taquari - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 30.08.12


Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 30.08.12

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Durante o período eleitoral, não vai ter.

FRASE: "

O inter é um time sem vícios: Não fuma, não bebe e nem joga" (Gremista no Salão do Hermes e Leonardo, depois do GREnal de domingo).

E a gente que tinha pensado no melhor, que o inverno já tinha ido e que o verão estava de volta. Que nada, o frio voltou prá incomodar. Como já foi dito e repetido: "O Rio Grande do Sul não tem habitantes, tem sobreviventes".

Novamente os índios (?) trancando a BR 386. Não entendo como eles podem fazer isso. O vereador Gilberto Fensterseifer (PP) tentou promover um bloqueio na RS 129, no Bairro São José mas foi "aconselhado" a não fazer.

Renato Horn, o Bonitinho, estava todo sorrisos. Já tinha encerrado a venda de lenha para este ano, mas com o frio que veio de repente, teve que voltar à tradicional atividade.

ENCHENTE I - Cristiano Nogueira (PMDB) mostrou-se preocupado com uma história que está tomando cada vez mais tamanho: Uma enchente na primeira quinzena de setembro. E esta enchente chegaria, segundo o boato, aos 30 metros. Vale a pena lembrar que a maior enchente da História, no Rio Taquari, foi em 1941 quando as águas chegaram aos 29,7 metros.

ENCHENTE II - Fui pesquisar e encontre a notícia na internet: Foi divulgada dia 13 de agosto. O endereço éhttp://www1.informativo.com.br/blogs/ambiente/?m=20120813 - e segundo o que ali está escrito, tem risco eminente de grande cheia. A informação seria do Chefe da Defesa Civil de Lajeado Luiz Felipe Finkler. Segundo ele, com 30 metros, 50% da cidade de Lajeado ficará submersa. Ele estaria se baseando em informações do meteorologista Flávio Varone.

ENCHENTE III - Tem razão em se preocupar o vereador Cristiano. O pior é que não existe nenhum tipo de informação oficial sobre isso. Se for verdade - Deus do Céu! Se isso acontecer não é só Lajeado que vai ficar metade submersa. Acho que alguém está exagerando, não pode ser real. Como disse Marco Wermann (PT): "Duvido que isso vá acontecer, pois daí nossa Câmara ficaria com o Plenário embaixo d’água".

ENCHENTE IV - No meu tempo de Rádio Alto Taquari - desde agosto de 1972 até 2000 - fiz cobertura de muitas enchentes, algumas delas que deixaram muitas familias desabrigadas. Mas não creio que algo assim tão grande venha a acontecer. Vamos torcer que realmente não passe de boato.

Segunda-feira, as 19h 30min, mais uma reunião da Comissão Organizadora do 4º Encontro de ex-atletas, ex-dirigentes e amigos do Estrela FC. Vai ser no Restaurante Bar do Adão. Paulatinamente as coisas vão sendo organizadas, para que o sucesso das edições anteriores se repita. Aliás, algumas coisas já estão definidas, como: a data - dia 10 de novembro; local - CTG Estrela do Rio Grande; preço - R$ 15,00 por jantar e homenagens.

Este ano não teremos Desfile de 7 de Setembro, por ser ano eleitoral. Mas a partir da abetura amanhã, teremos até o dia 7 Momento Cívico na Praça Menna Barreto as 8h com Hastamento das Bandeiras e Arriamento as 17h. Dia 20 - daí sim - teremos Desfile da Semana Farroupilha, com os dois CTGs de Estrela e várias entidades. Vai ser a partir das 8h 30min na Rua Julio de Castilhos, no Parque Princesa do Vale. Será realmente algo bonito de se ver, tomara que dê tempo bom.

Continuam sendo realizados os Jogos Interbairros. O encerramento é dia 21 de setembro, quando acontece a entrega da premiação. Vai ser na sede da Associação de Moradores do Bairro Oriental. A promoção é realizada novamente pela UAME e SMEL.

João André Mallmann muito satisfeito, porque seu site está bastante procura. O endereço para dar uma olhada é www.nossadica.com.br e os acessos ultrapassam os 350 por dia. E agora com a alternativa Nossa Estrela, que pode ser acessado logo na entrada, a procura por informações passadas está sendo bem intensa. Parabéns.

Informação que não custa passar adiante: Se alguém tiver TV, aparelho de som, eletrodoméstico antigo e quer se livrar dele, agora está fácil. É só contatar com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que ela recolhe o material. Já lâmpadas podem ser devolvidas nas lojas onde foram compradas. A Política Nacional de Residuos Sólidos está começando a funcionar, pois cada fabricante de eletrodomésticos tem que fornecer local de descarte.

Achei que a coisa ia acabar, mas continua o vandalismo em propaganda eleitoral. Atualmente, para um candidato colocar um painel em um terreno, tem que ter permissão do proprietário. Então, quem coloca, está dentro da legalidade. Por que então destruir propaganda colocada? O Juiz Eleitoral teria pedido para a Brigada Militar tentar identificar e prender os autores. E pelo que sei, já foram colocadas algumas câmaras de vigilância em alguns locais. Se alguém for flagrado... Se prepare pois vai se incomodar. As principais placas atingidas são do candidato a prefeito Eduardo Wagner e se alguém for flagrado, o tiro pode sair pela culatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário