Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 18 de agosto de 2012

Notícias Vale do Taquari - 17 de agosto de 2012


Notícias Vale do Taquari - 17 de agosto de 2012

Encerra hoje a Feira do Livro na Escola Municipal Mundo Encantado. Além de livros colocados a venda a preços convidativos, a feira tem por objetivo o envolvimento de toda comunidade escolar.
            
A Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a AMVAT, realizou hoje, um seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Lajeado. O seminário ocorreu na Univates, no horário das 8h30min às 12h30min.  
             
O Sebrae realiza  nesta sexta-feira, um seminário regional para buscar subsídios para elaboração de material a ser entregue aos prefeitos eleitos no pleito de outubro, em prol das micro e pequenas empresas. O evento ocorre no Weiand Hotel, em Lajeado, das 8h30 às 18h.

A Farmácia-Escola da Univates em Lajeado realiza hoje a tarde uma oficina aberta e gratuita, para orientar e mostrar como guardar em casa os medicamentos evitando riscos de uso inadequado.
        
Hoje, às 14 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Travesseiro, a audiência pública para discutir a proposta da Lei de Diretrizes para o orçamento municipal de 2013. Esta será a oportunidade da comunidade travesseirense propor alterações na proposta que será votada na próxima semana pelos vereadores.
       
Está sendo realizado hoje na Univates o I Seminário Estadual da Câmara Setorial da Erva-Mate. A organização esta cargo da Câmara Setorial da Erva-Mate, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Polo de Inovação Tecnológica do Vale do Taquari e Univates.
                
A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari - AVAT, completa 25 anos nesta sexta-feira. Atualmente são 25 câmaras filiadas somando mais de 200 vereadores.
        
Boqueirão do Leão recebe hoje o Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas e o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo Ivar Pavan. As duas autoridades participam da Jornada Regional de Inclusão Social e o Fortalecimento da Agricultura Familiar e da reunião conjunta da AMVAT e AMVARP, que acontece a partir das 13 horas e 30 minutos, e que será realizada no salão da terceira idade.
       
Encerram hoje as inscrições para o Programa Amigo do Meio Ambiente em Cruzeiro do Sul. O programa procura reconhecer o trabalho de pessoas em defesa ao eco-sistema urbano e rural. A iniciativa é das secretarias municipais de Educação e Agricultura com a participação da Emater de Cruzeiro do Sul.
       
A administração municipal de Marques de Souza programa licitação para a compra de diversos equipamentos para a Patrulha Agrícola, voltada para a produção leiteira. O edital com as especificações dos equipamentos e limites de valores, está a disposição das empresas na prefeitura. As propostas devem ser entregues na reunião do dia 30 de agosto, às 09  horas na Prefeitura em Marques de Souza.
       
Um grupo de empresários filiados a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia programam visita técnica à Hidrelétrica Salto Forqueta. Será dia 24 de agosto com orientação da direção técnica e administrativa da Certel.
       
O prefeito de Marques de Souza, Rubens Kremmer, que não está concorrendo a reeleição e entrou em férias por duas semanas. Em seu lugar assumiu o vice Rubens Heineck.
       
A Câmara de Vereadores de Estrela devolveu mais 50 mil reais para a Secretaria Municipal da Fazenda. Os vereadores solicitaram ao poder executivo que este recurso devolvido seja investido em obras de infraestrutura urbana.    

A partir de amanhã, o Posto de Vacinas de Encantado realizará a campanha de multivacinação para crianças com até cinco anos. A meta é colocar em dia as vacinas que estão em atraso, de acordo com o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde.
        
O presidente da Certel Energia, Egon Hoerle, confirma que os planos da cooperativa são de investir alto aproveitando a potencialidade do Rio Forqueta, para a produção de energia elétrica, construindo cinco usinas novas. Nos próximos dois anos serão investidos cerca de R$ 30 milhões, procurando reduzir a dependência das grandes geradoras. Outra prioridade é substituir os 1.500 postes de madeiras por colunas de concreto e manter a rede livre de matos altos e danosos como de eucalipto.
   
A Univates realiza na noite desta sexta-feira, o curso de Rotulagem de Alimentos Embalados, para possibilitar a compreensão quanto aos aditivos que podem ser usados nos alimentos. O público alvo são os universitários e profissionais da área de alimentos.
               
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um novo boletim sobre a gripe “A” e confirmou duas novas mortes, causadas pelo vírus H1N1, além de cinco novas ocorrências do vírus. Com isso, sobe para 59 o total de vítimas fatais da doença no Estado em 2012. As últimas mortes ocorreram uma em Lajeado (uma mulher com 67 anos, não vacinada, que morreu dia 11) e outra em  Imbé (uma mulher de 27 anos, que faleceu no dia 03 de agosto, e que também não havia sido vacinada).

Ontem iniciou o processo de emissão da Carteira de Nome Social para travestis e transexuais, junto ao Instituto Geral de Perícias.  Foram encaminhados 21 pedidos do documento na sede do Departamento de Identificações, em Porto Alegre. Com a ação, o Rio Grande do Sul torna-se o primeiro Estado no país a possuir o documento que, por enquanto, tem validade apenas em território gaúcho. A primeira via do documento é gratuita para travestis e transexuais. No caso de 2ª via, será cobrada a mesma taxa da confecção do Registro Geral, que é de R$ 45,50.

A implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em cinco cidades da Região dos Vales do Taquari e Rio Pardo será reconhecida pelo Sebrae/RS. Hoje a instituição entrega selo e certificado para Arroio do Tigre, Encantado, Relvado, Travesseiro e Venâncio Aires, municípios que tornaram a legislação uma realidade, colocando em prática ações que beneficiam os pequenos negócios locais. O evento ocorre às 11h30min, no Hotel Weiand, em Lajeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário