Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 16.08.12



Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 16.08.12

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Durante o período eleitoral, não vai ter.

FRASE: "

A classe política está desacreditada no Brasil." (Joel Mallmann - Vereador do PSB de Estrela).

Circulo Operário Estrelense usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Estrela. Quem criou a entidade no Rio Grande do Sul, foi o estrelense Padre Leopoldo Brentando, em Pelotas, no ano de 1932. O Círculo Operário de Estrela surgiu em 12 de março de 1951.

CMC Contabilidade e Assessoria Ltda, de Estrela, com novo endereço: Agora está instalado na Rua Coronel Müssnich 166, segundo andar, salas 101 e 102. Os telefones continuam os mesmos: 3712 1454 e 3720 5112. Felicidades e sucesso na Casa Nova.

BOA UNIÃO I - Vereador Juarez Fülber (PPS), muito satisfeito, me passou os detalhes do Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito Celso Brönstrup, visando solução para a RS 129 e inicio da Rota do Sol, no Bairro Boa União.

BOA UNIÃO II - Segundo este Projeto de Lei - que já está em Comissões - o Executivo municipaliza a RS 129 desde o Trevo, na ramificação que dirige o trânsito para o centro de Estrela ou para Lajeado, pouco antes do viaduto, até a ponte sobre o Arroio Boa Vista. E também parte da Rota do Sol, desde o Trevinho da Boa União até a rua Coronel Mallmann, pouco antes da Lombada Eletrônica. O Vereador Marco Werman (PT) entrou com emenda, para que seja municipalizada a Rota do Sol, até a Rua Rádio Alto Taquari. Ele não estendeu o trecho até o acesso aos Loteamentos Populares 3 e 4, porque este trechinho já é da competência da Sulvias.

BOA UNIÃO III - O que quer dizer isso? Significa que a Prefeitura poderá, a partir do momento em que a Câmara aprovar o Projeto de lei e Celso Brönstrup a sancionar, fazer o projeto e realizar a obra da tão esperada Rótula da Boa União-início da Rota do Sol, para facilitar o trânsito e diminuir as chances de acidentes e projetar a pavimentação da RS 129 entre a Rua João Lino Braun até a ponte sobre o Arroio Boa Vista - ou seja, até o Bairro São José.

BOA UNIÃO IV - E parece que as tão esperadas obras de reforma da ponte sobre o Arroio Boa Vista, foram iniciadas pelo DAER. A ponte receberá novas bases, pilares e ela será fixada de forma definitiva, evitando que fique "chacoalhando" quando passava um veículo no local. Tomara que a obra de reforma não demore muito.

BOA UNIÃO V - Outra informação preciosa: A Prefeitura inicia em seguida as obras da rua lateral à Rota do Sol, entre o trevinho junto ao Posto de Gasolina, pouco antes da Lupus Land, lado esquerdo em direção a Teutônia, até o Mini Distrito Industrial. É que empresas já se instalaram e estão se instalando no local e necessitam de mais facilidades de acesso à Rota do Sol.

E terminou a Olimpíada de Londres, foi realmente um espetáculo. O Brasil, conquistou 17 medalhas. Com o que gastou para esta Olimpíada - R$ 2,04 bilhões - cada medalha nos custou R$ 120 milhões. Isso que os Jogos Olímpicos foram em Londres. Quanto será que vão custar na Olimpíada que vai ser realizada aqui no Brasil, em 2016? Tomara que não se torne uma Olimpiáda.

Secretária do Meio Ambiente, Ângela Schossler foi novamente convidada a participar da Assembléia Mensal da UAME - União das Associações de Moradores de Barros de Estrela - e nos contou coisas muito interessantes. Por exemplo, que a Política Nacional de Residuos Sólidos começa a funcionar, pois cada fabricante de eletrodomésticos tem que fornecer local de descarte de equipamento velho ou danificado. A Secretaria aceita equipamentos como TVs e eletrodomésticos, pois tem local para depositar. Lâmpadas queimadas devem ser devolvidas no local onde houve acompra.

Ela disse ainda que o Plano de Saneamento válido para os próximos 30 anos está concluido, está no site da Prefeitura. Em 2013 inicia o trabalho, cabendo ao municipio decidir se é via Corsan ou outra empresa. Ano que vem inicia também o Projeto de Esgoto que virá a atingir a cidade toda - centro e bairros.

Ângela Schossler informou ainda coisas incriveis, como o Plano de Resíduos estendido para 2013. Você sabia que 9% do lixo que chega na Usina de Reciclagem da Prefeitura, é de fraldas descartáveis? Incrivel, não é mesmo? E algo que devemos nos ater um pouco mais, é observar os dias de coleta de lixo orgânico e inorgânico, ou seja, fazer a separação em casa.

Por ser ano político, dia 7 de Setembro não teremos Desfile Cívico, informou a Tesoureira da UAME Rosemarie Badcke. Acontecerá uma Hora Cívica dia 1º de Setembro - ou diatres, ainda falta confirmar - com abertura da Semana Farroupilha. Dia 21 de setembro acontecerá então, o desfile dos CTGs, da UAME e de todas as entidades interessadas em participar. Menos os educandários.

Outra informação: Os Jogos Interbairros de Estrela, encerram dia 21 de setembro, com entrega da premiação. O local já foi definido, será na Associação dos Moradores do Bairro Oriental. A organização é da UAME e SMEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário