Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vale do Taquari Notícias - 24 de agosto de 2012


Notícias Vale do Taquari - 24 de agosto de 2012

Na próxima quarta-feira, dia 29, a Prefeitura de Lajeado encerrará o expediente às 15 horas em todas as secretarias. Na ocasião, os funcionários assistirão à palestra “Novas atitudes, novo ser humano” com Wilson Calé. Com exceção do Posto de Saúde do Bairro Conventos, as unidades de saúde e escolas municipais funcionarão normalmente.

Na programação alusiva a Semana Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Intelectual e Múltipla 2012, a Apae de Encantado, realiza hoje, a partir das 14 horas, a Tarde da Pizza. O encontro ocorre na Pizzaria Piantello, na Rua Padre Anchieta. 

Hoje é o último dia da Mostra de Ciências e Artes "MOCIAR", no ginásio da Escola Estadual Monsenhor Scalabrini, de Encantado. O público, principalmente alunos de todas as escolas da cidade, podem apreciar mais de 30 trabalhos feitos pelos estudantes com orientação de professores da Escola Scalabrini. 

A administração municipal de Encantado encerra hoje o período de inscrições para contratar por prazo determinado, um médico e uma recreacionista. As inscrições podem ser efetuadas até às 13 horas, na Prefeitura.

De hoje até domingo, acontece “O Salão de Artes Visuais”, promoção da Secretaria de Cultura e Turismo de Teutônia. Neste evento será lançado o 3º Concurso Fotográfico de Teutônia, com o tema: “Memórias que Persistem”, com inscrições até o dia 15 de outubro.

Venâncio Aires recebe hoje, às 14 horas, a visita do Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto. O ministro estará acompanhado pelo secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, e participará de reuniões de trabalho na Prefeitura de Venâncio Aires. 

Um grupo de empresários filiados a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia visita hoje a Hidrelétrica Salto Forqueta da Certel, no município de Putinga.

Hoje está sendo realizada a Feira do Livro na cidade de Progresso. O evento ocorre no Ginásio da Escola Estadual da sede com uma série de atrações artísticas e culturais.

O TRE gaúcho tem agendado para a tarde de hoje, o julgamento da ação movida pela Coligação Teutônia em Primeiro Lugar, contra o atual prefeito Renato Altmann que tenta a reeleição. Outras candidaturas da região que aguardam julgamento, poderão entrar na ordem do dia.

Hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos, acontece um treinamento sobre fenação de forrageiras – gramíneas e leguminosas. A programação, nos moldes de "Tarde de Campo", se desenvolve na propriedade de Valter Carlos Hollmann, em Linha Dona Rita – Arroio do Meio.

O Conselho de Pró-Desenvolvimento de Encantado, entidades empresariais como a ACI-E, e CDL, e STR, propuseram um termo de boa conduta para a campanha eleitoral e reuniram as lideranças das três frentes políticas. A proposta foi aceita e as três coligações firmaram o termo, o que tranquiliza os lideres que buscam o desenvolvimento de Encantado.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Muçum conta com cerca de 70 voluntárias, tendo como presidente Clanir Fantim Pires. A entidade se mantém com as contribuições regulares ou eventuais além da promoção de eventos beneficentes.

A prefeita de Sério, Dolores Kunzler, licenciou-se do cargo até o dia 08 de outubro, assumindo no seu lugar o vice Moacyr Rodrigues. No período de licença a prefeita não receberá remuneração.

Doze famílias de Cruzeiro do Sul, confirmaram participação no projeto “Amigo do Meio Ambiente”. Foram confirmadas as participações de seis famílias do interior e outras seis do perímetro urbano. As visitas e acompanhamento para avaliação iniciam em setembro.

A Juíza Márcia Inês Doeber Wrasse assumiu a 3ª Vara da Comarca de Venâncio Aires, encontrando 6 mil e 500 processos em tramitação.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação promove segunda-feira, dia 27, na Escola Monsenhor Scalabrini, de Encantado, um encontro de orientação sobre compras para alimentação escolar com a elaboração do processo de licitação. O evento é voltado às escolas estaduais de Encantado, Roca Sales, Muçum, Travesseiro, Nova Bréscia, e Imigrante.

O Coral Municipal de Encantado promove domingo, dia 26, às 18 horas, o Concerto Coral no Auditório Itália, do Centro Administrativo. Os ingressos a R$ 5 podem ser adquiridos com os integrantes do Coral.

Em Cruzeiro do Sul, motoristas e moradores, reclamam das condições da RS-130, trajeto não asfaltado em área rural até a ponte do Mariante. A gerência regional do Daer, contesta a informação, e salienta que a estrada está em boas condições de trafegabilidade e não oferece riscos maiores aos motoristas.

Hoje, pela manhã aconteceu na Câmara de Vereadores em Mato Leitão, a reunião do Polo Ervateiro dos Vales. Na oportunidade a Emater apresentou dados para formatar um diagnóstico da situação do pólo. Dados preliminares apontam que em Venâncio Aires, a área de cultivo com erva-mate reduziu 60% nos últimos 20 anos. Na década de 90, eram 4 mil hectares e hoje são 1,5 mil, eram 800 famílias produtoras e hoje não chega a 350, mostra a pesquisa. 

Na próxima segunda-feira, dia 27, às 19h30min, no auditório do Prédio 11, a Univates receberá a palestra gratuita “Marketing de Alta Performance: case Mu-Mu”, com o gerente de comunicação, marketing e trade marketing da empresa Vonpar Alimentos, Juan Pablo Boeira. O evento é alusivo aos 10 anos do curso de Comunicação Social da Univates e aberto aos alunos, professores e comunidade. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos.

Em Lajeado, neste sábado, dia 25, a partir das 09 horas, ocorre o IV Fórum da Juventude. O evento transcorrerá nas dependências do Colégio Madre Bárbara. O tema deste ano é “O ser jovem” abordando as relações do jovem com a família, a escola, o trabalho, o lazer e a sexualidade. A organização está a cargo da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado.

Uma das atrações da Expovale 2012 será a rodada de negócios organizada pelo Sebrae. O espaço já tem 90 empresas confirmadas.

Neste sábado, dia 25, o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado, promoverá o evento “Adote um Amiguinho”, das 14h30 às 17h30, em sua sede, no bairro Conventos. O evento será uma oportunidade para aqueles que desejam adotar um cãozinho. Atualmente o centro possui cerca de 30 cães aptos para adoção.

A direção do Moinho Sangalli de Encantado está promovendo concurso para escolher a foto do calendário 2013. O tema é “Cozinhando com a Mamãe.” As fotos devem ser encaminhadas pelo e-mail concursocultural@moinhosangalli.com.br, até o dia 15 de outubro.

Em Travesseiro o Grupo Sempre Unidos, do programa “Caminhada Assistida”, tem os encontros regulares as quartas-feiras, às 15 horas, sendo uma ampliação do Projeto Viva Vida. Os encontros acontecem no Centro Municipal de Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário