Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mais duas empresas aderem ao Serviço de Inspeção Municipal de Lajeado

Já são 22 empresas certificadas para comercializar produtos de origem animal


Simonetti (e) e Peres (d) entregaram certificado aos proprietários do Mercado C M
RAFAEL SCHEEREN GRÜN

A Prefeitura de Lajeado entregou nesta sexta-feira (03), mais dois certificados de credenciamento ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seaab). Uma das empresas a aderirem ao SIM foi o Mercado e Açougue C M, localizado na Rua Guanabara, nº 46, Bairro São Cristóvão. De acordo com a proprietária Cristiane Mello de Oliveira, o apoio do responsável pelo SIM na prefeitura foi fundamental para o credenciamento. “Ele nos ajudou muito e prestou todas informações necessárias para que o processo se concretizasse o mais rápido possível”, destacou Cristiane. Segundo o seu marido, Odacir de Oliveira, eles comercializarão linguiça campeira e já pensam em revender os produtos para outros mercados. “Já estaremos vendendo neste sábado”, comemora Oliveira, que investiu R$ 12 mil na adequação. O outro empreendimento que se adequou ao SIM foi o Supermercado Olarias – RedeFort, localizado na Rua Cristiano Schneider, nº 115. De acordo com a proprietária Carine Wickert, foram investidos R$ 20 mil na aquisição dos equipamentos e reforma da sala. “A princípio, iremos produzir salsichão e linguiça”, afirmou Carine.

O titular da Seaab, Gilmar Simonetti, destaca que o município conta agora com 22 empresas certificadas pelo SIM, sendo que outro processo já está em tramitação. “Produtos com a marca SIM em sua embalagem garantem ao consumidor que são produzidos e inspecionados de acordo com as normas de segurança alimentar”, frisa o secretário. Por sua vez, o médico veterinário da Seaab e responsável pelo SIM, Maurício Dutra Peres, explicou que além do retorno financeiro para os empreendedores, a certificação contribui para a diminuição da clandestinidade, pois toda cadeia acaba sendo investigada.

Credenciamento junto ao SIM
Interessados em se credenciar junto ao SIM devem procurar a Seaab, situada na Rua Santos Filho, 984, no andar térreo do ginásio Professor Nelson Francisco Brancher ou ligar para o telefone 3982-1033. O segundo passo é protocolar o pedido, formalizando o processo. Em seguida, o empreendedor deve apresentar um projeto de adequação da estrutura da empresa, e em seguida, solicitar a licença ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, que fará uma análise da água utilizada no empreendimento. Outro fator determinante para o credenciamento é providenciar o registro dos rótulos dos produtos, afirma Peres, lembrando que todas orientações do processo de certificação são feitas pela Seaab, sem qualquer custo ao empreendedor.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário