Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 24 de julho de 2012

PROGRAMA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES E DE EMPREENDEDORISMO: Governo de Lajeado proporcionará mais de 800 vagas aos munícipes




Apenados serão contemplados com 84 vagas distribuídas em cinco cursos
Carmen, Martini e representantes de entidades celebraram convênio nesta terça
Rafael Scheeren Grün

Ocorreu nesta terça-feira (24), no gabinete da prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso, a assinatura dos contratos de convênio entre o Governo de Lajeado e entidades educacionais responsáveis por ministrarem 37 cursos aos munícipes. Com verbas provenientes da Secretaria de Indústria e Comércio (SMIC), serão investidos R$ 106 mil na promoção das capacitações, que integram o Programa de Cursos Profissionalizantes e de Empreendedorismo coordenado pela SMIC. “Este programa vem crescendo a cada ano em razão da qualidade das instituições que ministram os cursos e, também, pela sinergia que se efetiva nesta parceria público-privada”, afirmou a prefeita Carmen Regina.

De acordo com o titular da Smic, Carlos Alberto Martini, serão oferecidas por meio do programa um total de 817 vagas, distribuídas entre 37 cursos – ver tabela. Segundo ele, alguns cursos terão 50% do valor subsidiado pela prefeitura e outros serão custeados integralmente pelo governo local. Ele lembra, também, que a oferta dos cursos teve a chancela da Câmara de Vereadores de Lajeado, que aprovou projeto de lei tratando do assunto. Presente na assinatura dos contratos, a representante do SEBRAE, Cládia Kuhn, destacou que o programa permite aos micro-empreendedores adquirirem conhecimentos fundamentais para gerenciarem seus empreendimentos. Contudo, qualquer pessoa que resida em Lajeado pode se inscrever nos cursos. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente nas instituições de ensino.

Capacitações para apenados
Além de contribuir para a qualificação profissional dos munícipes que estão em liberdade, do montante a ser investido no programa coordenado pela SMIC, R$ 42 mil serão destinados para a ressocialização e qualificação dos apenados do Presídio Estadual de Lajeado. Serão ofertadas 84 vagas aos presidiários, por meio dos cursos de Relações Humanas e Interpessoais, Básico de Ferreiro, Básico de Pedreiro, Básico de Eletricista Instalador Predial e Básico para Pintor de Obras. Quatro cursos serão ministrados por professores do SENAI e um deles pelo SENAC. “Esta parceria foi construída com a participação da administração do presídio e do Conselho da Comunidade de Assistência ao Presidiário para promover a qualificação profissional dos apenados”, frisou Martini. Além do SENAI, CDL, SEST/SENAT, SENAC, EMATER, SEBRAE e UNIVATES foram contratados para ministrarem os cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário