Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 10 de julho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 10 de julho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 10 de julho de 2012

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela alterou os dias de realização da ginástica municipal. A partir desta semana as atividades ocorrem nas terças e quintas-feiras, com a primeira turma das 17 às 18 horas e a 2ª turma das 18 às 19 horas. As aulas ocorrem no prédio da antiga Ambev e são oferecidas para toda a comunidade gratuitamente.
        
Nos dias 14, 21, 22 e 25 de julho, ocorre a Festa do Colono e Motorista, na       localidade de Arroio Bonito, em Mato Leitão.

Um grupo de jovens rurais de Arroio do Meio, liderada pelo Conselho de Desenvolvimento Rural e escritório da Emater, viaja no próximo sábado dia 14, até Santa Maria, onde visita e observa a realização da Feira de Economia do Mercosul e da feira de cooperativismo.

Em Ilópolis, acontece quinta-feira, dia 12, o  4º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. A programação se desenvolve das 13 às 16 horas e 30 minutos, na sede do CTG Querência do Mate.
        
No dia 17 de julho, às 08 horas, acontece em Putinga, a palestra sobre “Cultivo de Oliveiras. O palestrante será Enilton Coutinho, da  Embrapa. O evento ocorre na Câmara de Vereadores.  
          
Depois da acirrada disputa iniciada em 2005, a assessoria jurídica da Prefeitura de Teutônia e a Superintendência Regional da Corsan entraram num acordo. Desde o dia 16 de julho, o abastecimento de água do Bairro Teutônia passou a ser de responsabilidade do município. Num primeiro momento uma equipe municipal iniciará o reconhecimento do sistema instalado e depois definirá melhorias.
           
Até o final deste mês deverá entrar em funcionamento a Unidade Básica de Saúde de Linha Marechal Floriano, em Roca Sales. Foram investidos R$ 89 mil reais para ativar a unidade.
       
Em Arroio do Meio o STR e a Emater iniciaram o encaminhamento dos pedidos do Pronaf 2012.
       
A Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo avisa a comunidade de Linha Bonita Alta, que está sendo cancelado o encontro de mulheres previsto para quinta-feira. Uma nova data será marcada para o encontro.
           
Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Nova Bréscia, nenhum projeto foi votado. Foram aprovadas duas indicações, para serem encaminhadas ao poder executivo.  
           
Os jovens  estudantes universitários e de cursos técnicos de Fazenda Vilanova, que requereram o auxílio para o transporte deverão apresentar o atestado de freqüência, até o dia 18 de julho, na Secretaria de Educação. O pagamento do auxílio será efetuado entre 30 de julho e 03 de agosto.
        
A Comissão pró-asfaltamento da Estrada entre Arroio do Meio e de Capitão foi avisada ontem de que a qualquer momento pode ocorrer a ordem de serviço para iniciar as obras. Faltariam apenas detalhes entre o Daer e a Beter, empresa responsável para asfaltar a estrada.
       
Na Univates estão abertas até o dia 25 de julho, as inscrições para os cursos de idiomas do Interlínguas. São oferecidas opções de língua alemã, espanhol, inglês, francês e italiano. As inscrições podem ser feitas na secretaria de Extensão e Pós-Graduação.
       
A Secretaria de Meio Ambiente de Estrela disponibiliza o resultado dos estudos do Plano Municipal de Saneamento Básico. A consulta pode ser feita através da Biblioteca Pública, no site da Prefeitura ou na Biblioteca Sala Verde. Os resultados estão à disposição através de arquivo digital e a versão impressa pode ser visualizada na Sala Verde. Os estudos contemplam o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, os resíduos sólidos e limpeza e drenagem urbana. 
       
O ex-deputado estadual Silvérius Kist morreu ontem, em Santa Cruz do Sul, aos 83 anos. Ele estava internado há vários dias no Hospital Santa Cruz.

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou boletim ontem, identificando oito novas mortes por gripe A. A nova parcial registra 145 casos em 57 municípios, com 23 vítimas fatais.

Na noite de ontem morreu o cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales (81), segundo veiculado pelo site da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Arcebispo emérito, Dom Eugenio morreu de causas naturais na sua residência, em Sumaré, no Rio de Janeiro.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação reúne nos dias 16 e 17 de julho, os professores da Região do Vale do Taquari para participarem do Seminário Regional de Professores da rede pública estadual. O evento tem por tema a Ação Política e Pedagógica na Educação Contemporânea, sendo subdivididos em dois grandes grupos: em Estrela, na Soges e, em Lajeado, no CEAT – Comunidade Evangélica.

Encerra no dia 19 de julho o prazo para requerer na Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o credenciamento para o fornecimento de produtos da alimentação escolar, para o segundo semestre. Podem se credenciar grupos formais e informais de agricultores que atuam em regime de economia familiar rural.      

O prazo para os municípios apresentarem o Plano de destinação dos resíduos sólidos, esgota no dia 31 de agosto, e  na abrangência da Amvat, só Lajeado, Estrela e Bom Retiro do Sul, tem a situação encaminhada. Os demais tem o plano em estágios diferentes e alguns nem iniciaram a elaboração.
       
A administração municipal de Lajeado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e o Codevat realizam na quinta-feira, dia 12, às 19 horas, a segunda audiência pública para escolha dos cursos a serem ofertados no câmpus do IFSul, em Lajeado. O encontro ocorre no prédio 11 da Univates.

O Centro de Referência da Assistência Social de Travesseiro encerra na sexta-feira, dia 13, o período para retirada de doações da campanha do agasalho. As famílias que precisam de roupas, calçados e cobertores devem fazer a retirada no CRAS.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Já às 19 horas desta terça-feira, tem sessão do legislativo de Bom retiro do Sul.
                       
A Secretaria da Saúde de Travesseiro realiza nesta quarta-feira, dia 11, às 08 horas, a reunião de renovação de receitas médicas em São Miguel. Já na quinta-feira, às 14 horas, acontece a reunião de renovação das carteirinhas de saúde em Três Saltos Baixo.

Nesta quarta-feira, dia 11, acontece o lançamento da VII Feira do Livro de LajeadoA cerimônia será realizada às 8h30min, no Café Colonial do Parque Histórico. O tema deste ano será "Quadrinhos: Uma aventura Literária". No ato, será apresentada a programação do evento e o nome da Patronesse da feira.

Hoje acontece na sede da ACIL, em Lajeado, o Seminário Copa 2014: Oportunidades para o Vale do Taquari. A programação se desenvolverá das 14 às 17 horas. Entre as atrações, palestras com: Rodrigo Farina Mello (Sebrae-RS), Sarah Albrecht (consultora do Sebrae-SC) e Pedro Ernesto Denardin (jornalista do Grupo RBS). As vagas para o evento são limitadas.

Hoje o município de Encantado receberá o espetáculo teatral Exército de Sonhos, gratuitamente, no Auditório Itália do Centro Administrativo, às 20 horas. O teatro é uma realização da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que desenvolve o Programa Vida Urgente, em parceria com o Detran-RS e com a Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado. O espetáculo é indicado para alunos do Ensino Médio, jovens a partir de 14 anos e adultos.

Em Travesseiro as autorizações do Cheque Incentivo estão com os integrantes do conselho agropecuário de cada localidade e na Sede os agricultores devem retirá-las na Secretaria de Agricultura. Neste mês serão entregues os valores no Juventude da sede hoje, dia 10; no Esportivo Travesseirense, no dia 17; e na Picada Vinagre, dia 24.

A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza visita empresarial à Cervejaria Heineken, em Gravataí, no dia 25 de julho. A visitação ocorre das 09 às 11 horas e 30 minutos, sendo que a saída de Encantado está marcada para às 06 horas. .  Estamos planejando a saida de Encantado por volta das 6 horas da manhã. Os interessados devem confirmar presença até o dia 10 de julho na ACI-E.

Sábado, dia 14, acontece o Café Colonial da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela. O evento acontece no Salão da OASE, a partir das 15 horas.

Está agendado para esta quarta-feira, dia 11, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Capitão, o “Concerto Didático” do Coral da Certel, regido pelo Maestro Martin Altevogt. O início está programado para as 19h30min. O projeto realiza-se por meio de apresentações agendadas em municípios onde a Certel atua. Em Capitão, o “Concerto Didático” contará com a participação do Coral Municipal de Capitão; pelo Coral Infanto Juvenil da Escola Estadual de Ensino Médio de Capitão e pela Banda Municipal de Capitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário