Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vale do Taquari Notícias - 16 de julho de 2012



Notícias Vale do Taquari - 16 de julho de 2012

Com o objetivo de valorizar os autores locais e propiciar aos alunos conhecer os escritores, a Secretaria de Cultura e Turismo de Arvorezinha realizou mais uma edição do projeto "Encontro com o Autor". Participou da atividade o autor e compositor Nero Borges de Goes. Os alunos do teatro tiveram a oportunidade de ensaiar e resgatar as poesias do autor.
           
A Emater confirma o aumento na área cultivada com canola neste ano. A previsão é de que a oleaginosa seja cultivada em 33.394 hectares, com perspectiva de produtividade de 1.300 kg/ha. A maior área plantada será a da região de Passo Fundo, com nove mil hectares. No Vale do Taquari, o destaque fica para os municípios de Colinas, Teutônia e Fazenda Vilanova.   

Hoje, às 17 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de   Encantado. Às 18 horas, tem sessão do legislativo de Coqueiro Baixo; às 18 horas e 30 minutos da Câmara de Estrela, e, às 19 horas sessões nos legislativos Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Nova Bréscia.

 A Gripe “A” mobiliza as autoridades gaúchas. Até o momento foram confirmados mais de 190 casos e destes, 29 terminaram em óbito, sendo a maioria de pessoas fora dos grupos considerados risco. No Vale do Taquari, estão confirmados oito casos e destes, um resultou em óbito – situação de um homem de 54 anos, de Encantado. Nos últimos dias, informando que a situação não é motivo de pânico.
        
O Ponto de Atendimento do Sebrae em Encantado, realiza a partir  de hoje, por cinco noites, o curso Formação de Preços, destinado a empresários e gestores de empresas dos segmentos do comércio, serviço e indústria. As aulas iniciam às 19 horas, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo. 
        
A 3ª Coordenadoria Regional de Educação reúne nesta segunda e terça-feira todos os professores da rede estadual de sua abrangência. Os encontros, que contarão com quatro palestrantes, serão realizados na Soges, em Estrela, e, no CEAT, em Lajeado, com o tema “Ação Política e Pedagógica na Educação Contemporânea.” Devido a este evento, hoje e amanhã, a 3ª CRE não prestará atendimento, em sua sede.
        
Hoje, às 14 horas,  uma reunião na sede da comunidade em Linha Campinhos – Roca Sales, dirigida pela coordenadora da Unidade Básica de Saúde, Daniela Pederiva. Ela vai explicar o funcionamento da entrega de medicamentos pelas farmácias populares e e informará quais os estabelecimentos que estão conveniados.
       
Conforme acordo firmado com a Corsan, a Prefeitura de Teutônia assume a partir de hoje o gerenciamento do serviço de abastecimento de água no Bairro Teutônia. A administração municipal vai elaborar um plano para recuperação e melhorias no sistema.
        
Lideranças do Vale do Taquari estiveram reunidas esta manhã em Porto Alegre, com o secretário estadual da Segurança Pública Airton Michels. Na oportunidade foi reivindicado a instalação na região de um curso de formação de 60 soldados da Brigada Militar. A ideia é de que depois de formados os soldados atuem no Vale do Taquari.
        
Começou o recesso escolar de inverno em Doutor Ricardo. A partir de hoje, as secretarias das escolas municipais terão expediente especial, até o dia27. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac funcionará das 8:00h  às 11:30h, e das 13 às 17 horas. Já a Escola de Educação Infantil Amiguinhos do Coração terá expediente das 13 às 17 horas.
        
Em Roca Sales, hoje ainda tem aula na rede municipal de ensino. Em Imigrante, Estrela e Arroio do Meio as férias começam somente na quarta-feira. A volta dos alunos para as escolas nestes quatro municípios, ocorre somente no dia 1º de agosto.
       
Os estudantes universitários e técnicos de Fazenda Vilanova que requereram o auxílio para o transporte deverão apresentar o atestado de frequência na Secretaria de Educação. A apresentação pode ser feita até quarta-feira, dia 18, e o pagamento do auxílio ocorre entre 30 de julho e 03 de agosto.

Durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo aumentará o número de escolas em tempo integral no país. Segundo Dilma, a meta, até 2014, é ampliar dos atuais 33 mil para 60 mil o número de colégios de ensino médio e fundamental que oferecem atividades em turno complementar.
  
O município de Muçum recebeu na semana passada do governo estadual recursos para manutenção de oficina terapêutica de saúde mental. Será contratada uma profissional e adquirido o material e equipamentos para o desenvolvimento das atividades. O objetivo é a reinclusão social de pessoas em sofrimento psíquico e\ou  que usam álcool e outras drogas.
          
No dia 28 de julho o CTG Querência do Mate realiza em Ilópolis o “6º Carijo – Uma Noite do Sul”, sem cobrança de ingresso.  Entre as atrações: Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, Vaqueanos da Cultura de Soledade, gaiteiros da região e a Banda Marcial de Ilópolis. 
    
Depois de uma longa negociação, a Prefeitura de Taquari e a Corsan chegaram a um acordo e firmaram novo contrato com duração de 30 anos. O compromisso da Corsan será de investir R$ 40 milhões de reais em melhorias e ampliação da rede de abastecimento de água.
       
A Secretaria da Agricultura de Travesseiro entrega hoje, às 14 horas, no clube local, os valores do Cheque Incentivo aos agricultores da Sede. Os valores dependem da movimentação econômica de cada família, no decorrer de 2011.
           
A Femate (Festa da Erva-Mate), que acontece de 06 a 09 de setembro em Arvorezinha, nesta edição terá um diferencial, um memorial contará a história do evento. De acordo com o presidente da comissão organizadora, Claudir Fachinetto, nos próximos dias serão divulgados os shows artísticos da programação.
       
Em Estrela, os taxistas resolveram unir forças e criar uma associação para defender os seus interesses. Um dos líderes, Luis Decova, aposta da criação da entidade que já tem os estatutos em fase de elaboração. A próxima reunião está marcada para às 19 horas de quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Estrela.
       
Na relação de gastos ou investimentos na área de saúde, o município de Muçum está na terceira colocação entre os municípios da Amvat. Um levantamento mostra que a Prefeitura de Muçum aplica 21,96% da receita na saúde. Encantado está na 4ª colocação com 20,84%.
       
Na próxima sexta-feira, dia 20, às 13 horas e 30 minutos, acontece em Anta Gorda, a solenidade de entrega dos certificados  para pessoas dos municípios do G-10 da Região Alta do Vale. O treinamento foi promovido pela Amturvales e  G-10, em parceria com a Faculdade La Salle de Estrela. Participaram representantes de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.
        
Os profissionais da contabilidade, dirigentes partidários e candidatos nas eleições municipais em outubro, formam o público alvo do curso sobre prestação de contas eleitorais. O treinamento ocorre no dia 20 de julho, das 14 às 18 horas, na sede do Sincovat, em Lajeado. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail cursos@sincovat.com.br
        
Foi adiada a reunião dos prefeitos e secretários dos oito municípios desmembrados de Lajeado, que estava marcada para o dia 20 de julho, na cidade de Sério. O motivo é a impossibilidade de participação da empresa que estuda a possibilidade de parceria com os municípios do G8, para elaboração do projeto turístico “Trilhas e Memórias”. Uma nova data será definida para o encontro. 
        
A Secretaria da Agricultura de Capitão realiza hoje a entrega do 4º lote de bonificações rurais para os produtores que apresentaram o talão em 2011. Neste grupo, serão 68 produtores beneficiados, totalizando um repasse no valor de R$ 41.401,00. A entrega ocorre na Câmara de Vereadores, às 13 horas e 30 minutos.

A peça teatral A Torre, do Grupo Luz & Cena, será encenada quarta-feira, dia 18, às 19h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, para os professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. O evento integra a programação da Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no período de recesso escolar, que ocorre de 16 a 29 de julho para os alunos. Também foram convidados para assistir à peça os professores da rede municipal de Roca Sales.

Amanhã, às 08 horas, acontece em Putinga, a palestra sobre “Cultivo de Oliveiras. O palestrante será Enilton Coutinho, da  Embrapa. O evento ocorre na Câmara de Vereadores.  
           
O Sindilojas Vale do Taquari promove hoje, às 19h30min, em parceria com o Senac a palestra Varejão Tradicional ou Digital, com foco nas novas tendências para o setor. O tema será ministrado pela especialista em Ciência do Consumo e Marketing de Varejo, Clara Machado, no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O ingresso é 5 reais e um quilo de alimento não perecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário