Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 24 de julho de 2012

Prefeitura de Lajeado conquista o Troféu Bronze no PGQP

Grande público acompanhou a premiação

Carlos Eduardo Schneider

A Prefeitura de Lajeado conquistou premiação, na categoria Troféu Bronze, no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Ontem à noite, na presença de grande público, representando organizações vindas de diversas regiões do Rio Grande do Sul, a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso ergueu o reconhecimento.

Na Administração Municipal de Lajeado foram trabalhados os oito critérios da qualidade (Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processo e Resultados. “Para o PGQP, os primeiros sete critérios devem culminar no oitavo, que são os resultados práticos, avaliados pelos examinadores do programa”, explicou a secretária de Administração, Eliana Ahlert Heberle. “Com a aplicação do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG) é possível que identifiquemos mais clara e rapidamente os pontos que merecem mais atenção, no sentido da melhoria continuada do atendimento ao cidadão”, complementou Eliana.

“É uma honra muito grande erguer o Troféu Bronze, vindo de um programa tão reconhecido, e que reconhece nosso esforço e trabalho. Nosso porque é de todos nós servidores municipais, que buscamos no PGQP e nas oportunidades que ele oferece, constante aperfeiçoamento para servir sempre melhor a comunidade lajeadense.

Em termos práticos, há diversos mecanismos implantados e em estudo constante para melhorar a qualidade no atendimento. Os investimentos são nos setores de tributação, contabilidade, compras e licitações, administração de recursos humanos, protocolo e controle de processos, recursos patrimoniais e materiais, legislação, atendimento ao munícipe, informações gerenciais, além do portal municipal. Além disso, estão em fase de implantação o geoprocessamento e a Aquisição de equipamentos servidores e de storage (equipamentos capazes de armazenar grande volume de dados) e sala de equipamentos servidores (data center). “O Programa de Modernização da Gestão proporciona melhor prestação de serviços ao cidadão, transparência administrativa e democratização do acesso à informação”, declarou Eliana. Entre as ações já implementadas, estão a implantação do ISSQN eletrônico, fazendo parte do Sistema Integrado de Gestão Municipal (SIGM), com módulos nas áreas de contabilidade, compras e licitações, administração de recursos humanos, protocolo e controle de processos, recursos patrimoniais e materiais, legislação e atendimento ao cidadão lajeadense. Está em operação, também, desde maio do ano passado, a rede wireless (sem fio), interligando, com 47 pontos, todos os setores, internos e externos da prefeitura.

A Administração Municipal implantou há 15 anos o Comitê da Qualidade. O trabalho é o mais antigo, desenvolvido de forma ininterrupta, dentre as prefeituras do Estado. Além disso, além de Lajeado, somente duas outras cidades possuem o selo do Troféu Bronze no Rio Grande do Sul.

O Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) atua na promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Todas as organizações, em todos os segmentos e entre pequeno, médio e grande porte, têm acesso às ferramentas e metodologias que proporcionam diagnóstico e oportunidades de melhorias no desempenho gerencial.
Na gestão pública, atua em projetos que visam otimizar recursos, aumentar receitas, reduzir despesas e capacitar os servidores para melhor atendimento e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, além de fornecer ferramentas de gestão para dar continuidade ao processo, independente de mudanças políticas.

Como um dos programas pioneiros no País, sua atuação de grande relevância têm servido, inclusive, como motivação e referencial para outros estados brasileiros.

Para o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, quando empresas e órgãos públicos têm melhor desempenho, os benefícios chegam a todos os cidadãos. “Gerar conhecimento em gestão para que isso aconteça é a vocação do Programa. Por isso, vamos buscar abranger todos os setores da sociedade levando metodologias e reconhecendo os exemplos de excelência. Ampliar esse trabalho é fundamental para que o RS seja cada vez mais competitivo e inovador, frente aos desafios globais”, destaca.

O presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, aponta a importância das ações do Programa para a formação de um estado que é referência em boas práticas de gestão. “Construímos uma cultura de encarar com seriedade a eficiência, muitas empresas daqui e projetos desenvolvidos com órgãos públicos são destaque nacional neste aspecto”, frisou Johannpeter.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário