Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 17 de julho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 17 de julho de 2012


Vale do Taquiari Notícias - 17 de julho de 2012

A Câmara de Vereadores de Arvorezinha realiza sessão ordinária hoje, às 16 horas e 30 minutos.

O número de óbitos em decorrência da Gripe A subiu para 33 em todo o Rio Grande do Sul, depois que quatro novos casos com morte foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde. Dois destes casos ocorreram em Porto Alegre. Os demais, em Cruz Alta e São Borja. Ao todo, são 218 casos da doença neste ano, em 77 municípios gaúchos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, assinou seis atos regulamentando o cumprimento da Lei de Acesso à Informação pela Casa. Segundo ele, a partir do próximo dia 31 estarão no site da Câmara os salários dos servidores e dos parlamentares, incluindo horas extras e outros benefícios. A Câmara vai divulgar o nome e os vencimentos de cada um.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Encantado e de Roca Sales, está em processo eleitoral. Hoje encerra o prazo para o registro de chapas. A eleição ocorre no dia 10 de agosto.
          
Hoje é o último dia de aula do primeiro semestre letivo nas escolas municipais de Arroio do Meio. O reinício das aulas ocorre no dia 1º de agosto.

Os professores da rede municipal de ensino de Arroio do Meio terão nesta quarta e quinta-feira, dois dias de capacitação. O tema que será desenvolvido nestes dois dias de evento será: “Configurações de um cotidiano escolar inclusivo”.       

Encerra na quinta-feira, dia 19, o prazo para requerer na Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o credenciamento para o fornecimento de produtos para a alimentação escolar, para o segundo semestre deste ano. Podem se credenciar grupos formais e informais de agricultores que atuam em regime de economia familiar rural.      
        
Durante a 5ª FestLeite, que aconetece em abril de 2014 em Anta Gorda, será realizado o 3º Simpósio Internacional da Noz-Pecã. O anúncio foi feito pela comitiva de graduados em agronomia do México, depois de visita ao município, quando foram recebidos pelo prefeito Vanderlei Moresco, empresários e produtores. 
           
Inicia hoje a Feira do Livro de Cruzeiro do Sul. A solenidade de abertura ocorre às 19 horas. Além da comercialização de livros, uma das atrações do evento nesta terça-feira é a apresentação de uma peça teatral.
           
A Afubra realizou assembleia para discutir o prejuízo histórico registrado pelo Departamento de Mutualidade e decidiu ajustar os valores de adesão. A inscrição no auxílio por danos em lavouras que variava de 2,5% a 4,2% passa para 3,1% a 5,2%. Na última safra, 35,3% dos associados receberam benefícios e os pagamentos somaram R$ 99,5 milhões, um recorde histórico da Afubra. O prejuízo foi de R$ 28 milhões.
        
Os municípios de Estrela, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova e Colinas, integrando a  comarca de Estrela, serão contemplados pelo mutirão de atendimento da Defensoria Pública, no dia 17 de agosto. Serão atendidas questões que tramitam na justiça estadual, como divórcio, medicamentos, usucapião, guarda, alvarás,  e outros. As inscrições devem ser efetuadas até o dia  30 de julho. 
        
O município de Mato Leitão sediou na semana passada  a assembleia mensal da Associação de Turismo Regional do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), presidida por Carlos Corrêa da Rosa. No encontro, Mato Leitão confirmou sua participação efetiva como parte integrante da associação, e também foi apresentado o roteiro turístico do município.
          
Fazenda Vilanova realiza domingo, a Festa de São Cristóvão, padroeiro da cidade. O evento inicia às 10 horas, e na programação consta missa e procissão com bênção de carros. A recepção será no CTG Pousada dos Tropeiros. A expectativa é da participação de 800 motoristas. 
            
A professora Ana Lúcia Pretto assumiu a presidência do Conselho Municipal de Cultura de Lajeado e encaminhou a desvinculação do turismo nesta área, abrindo possibilidade para criação do Conselho do Turismo.
       
A administração municipal de Arroio do Meio deve instalar 16 quebra-molas nos próximos dias. A instalação ocorre no Centro e bairros, com objetivo de reduzir a alta velocidade implementada por alguns motoristas.
       
A direção do Moinho Sangalli de Encantado está promovendo concurso para escolher a foto do calendário 2013. O tema é “Cozinhando com a Mamãe.” As fotos devem ser encaminhadas pelo e-mail concursocultural@moinhosangalli.com.br, até o dia 15 de outubro.
       
A Emater de Cruzeiro do Sul está programando para esta quarta e quinta-feira, um curso de biscoitos. Participarão do encontro cerca de 40 mulheres, representando diversas comunidades.
       
Em Santa Clara do Sul, a agência dos Correios volta a fazer a entrega de cartas, serviço interrompido desde a emancipação ocorrida há 20 anos.  São cerca de 120 pessoas que procuram por dia a agência dos correios em Santa Clara, demanda que viabiliza manter um carteiro naquela cidade.

Levantamento da Emater e STR de Teutônia aponta que a produção de leite, mesmo com a estiagem, cresceu 16,83%, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Durante todo o ano de 2011, a produção leiteira alcançou 31,2 milhões de litros, em Teutônia e com base no primeiro semestre, neste ano deve alcançar 36,4 milhões de litros. 
           
Ontem ocorreu a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Pedro Henrique Poli de Figueiredo. Durante a sessão solene, conduzida pelo presidente do Tribunal, Cezar Miola, foi destacada a qualificação do novo conselheiro para ocupar o cargo.

A 3ª Coordenadoria de Educação encerra hoje o II Seminário Regional de Professores da Rede Pública Estadual. O grupo, que está subdividido em dois locais, a Soges, em Estrela e o CEAT, em Lajeado, contará com a participação de três palestrantes: Jorge Luiz da Cunha, da Universidade Federal de Santa Maria, Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná e Gaudêncio Frigotto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Hoje, às 17 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de   Lajeado. Já às 19 horas, tem sessão do legislativo de Bom Retiro do Sul.
A peça teatral A Torre, do Grupo Luz & Cena, será encenada nesta quarta-feira, dia 18, às 19h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, para os professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. O evento integra a programação da Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no período de recesso escolar, que ocorre de 16 a 29 de julho para os alunos. Também foram convidados para assistir à peça os professores da rede municipal de Roca Sales.

Em Travesseiro as autorizações do Cheque Incentivo estão com os integrantes do conselho agropecuário de cada localidade e na Sede os agricultores devem retirá-las na Secretaria de Agricultura. Neste mês serão entregues os valores no Esportivo Travesseirense, hoje, dia 17; e na Picada Vinagre, no dia 24.

A próxima reunião dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari ocorre quinta-feira, dia 19, na cidade de Capitão. O grupo é coordenado por Círio Schneider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário