Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 24 de julho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 28 de julho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 28 de julho de 2012

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Em Bom Retiro do Sul e Imigrante, as sessões dos legislativos iniciam às 19 horas desta terça-feira.
      
A programação da Semana da Imigração Italiana de Encantado, marca para hoje, às 13 horas, no hall de entrada do Centro Administrativo, mais uma recepção de representantes da ASSEDI. Já, às 15 horas e 30 minutos, no mesmo espaço, acontece apresentação do Coral Vida e Canto, da AABB.  
         
O STR  de  Garibaldi, atende hoje todo o dia, na Câmara de Vereadores  em Coronel Pilar, para a atualização do Cadastro Vínícula obrigatório, da safra  2012. Hoje devem comparecer para o cadastro, os moradores das localidades de  Alegre, Noventa e Brasilia.
       
A Univates encerra hoje as inscrições, para os cursos de idiomas do Interlínguas. São oferecidas opções de língua alemã, espanhol, inglês, francês e italiano. Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação da Univates.
          
Hoje termina o primeiro semestre letivo de 2012, nas escolas municipais de Colinas. Já em Progresso, ainda haverá aula normal esta semana, iniciando as férias somente na segunda-feira, dia 30 de julho. O retorno para a sala de aula diferencia em cada município.
        
A 3ª CRE, o Sebrae  e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), promoveram hoje pela manhã no Instituto Educacional Estrela da Manhã, em Estrela, um curso de formação de merendeiras. A atividade, que contou com a participação de 68 merendeiras, tinha por objetivo fornecer dicas para inserção com qualidade, da carne suína na merenda escolar.
        
O acordo firmado entre as coordenações das três frentes políticas que disputam as eleições municipais de Roca Sales, com a Rádio Encantado – AM 1580, viabiliza a comunidade rocasalense  e regional, conhecer melhor as propostas dos candidatos a prefeito e vice. Hoje, às 08 horas, foi entrevistado  Nélio Vuaden. Na quinta-feira, dia 26, no mesmo horário, será a oportunidade de Fabiana Canépelle. Já na sexta-feira dia 27, a entrevista será com Amilton Fontana. Os candidatos podem optar pelo acompanhamento de seu respectivo vice.
        
Coordenadores do curso de graduação e mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul participam na sexta-feira, dia 27, às 19 horas, da reunião do G8, no Centro Administrativo em Santa Clara do Sul. Na ocasião, será feita a apresentação do projeto turístico Trilhas e Memórias. O G-8 busca parceria com a universidade para a concretização do projeto.
        
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza amanhã, a partir das 08 horas e 30 minutos,  o treinamento gratuito “Ferramentas de crédito e cobrança”. O encontro ocorre no auditório da entidade, tendo no conteúdo, elaboração de cadastro, cuidados com cheques, SPC, venda para menor de idade, registros de inadimplência, dano moral e Código de Defesa do Consumidor.
        
A Orquestra Jovem do SESI, com a regência do maestro Edson Wiethölter, realizará um concerto em Imigrante, no dia 05 de agosto. O grupo é composto por 32 instrumentistas, com idade entre 10 e 25 anos. A programação de 60 minutos será às 19 horas, na Capela do Convento Franciscano São Boaventura, no Bairro Daltro Filho. Não haverá cobrança de ingresso e a comunidade está convidada a prestigiar o evento, que faz parte do projeto Sesi Catedrais.
       
A Amturvales e o G10 - Grupo dos 10 municípios da Região Alta do Vale, entregaram na última sexta-feira, em Anta Gorda, o certificado de conclusão do curso de capacitação para  20 pessoas, como Recepcionistas Turísticos.  O curso foi desenvolvido em parceria com a Faculdade La Salle de Estrela.
          
A Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Pisa) apresenta resultados positivos, depois de seis meses de implantado em Travesseiro. Comadequações no sistema de trabalho, produtores de leite reduzem os gastos em até 30%, aumentando os resultados líquidos, afirma o secretário de Agricultura, Fernando Stefani. Em Travesseiro 20 famílias integram o projeto, participando cursos e recebendo assistência técnica do Sebrae.
             
A acidez do solo agricultável é um problema histórico em Capitão e o atual secretário de agricultura Valmir Morscheiser decidiu recorrer a um programa de conscientização para sensibilizar os agricultores. Ele salienta os resultados positivos obtidos em lavouras com solo corrigido.
           
Trinta e cinco municípios gaúchos tem mais eleitores do que habitantes e 15 estão sendo investigados pelo Ministério Público. Na região, diversas cidades figuram a lista com mais eleitores que moradores, entre eles, Coqueiro Baixo e Vespasiano Corrêa. A Lei permite que o cidadão continue com o domicílio eleitoral na cidade de origem, comprovando  a continuidade de pelo menos um vínculo, mas proíbe a transferência do domicílio para beneficiar um candidato ou partido.  
        
Como parte do Programa Leite Gaúcho, a Emater regional realiza desde ontem, uma capacitação em bovinocultura leiteira. A atividade, ocorre durante toda a semana no Centro Regional de Treinamento de Agricultores de Teutônia, qualificando produtores de Progresso, Boqueirão do Leão e Tabaí. Durante o período, haverá troca de experiências entre participantes e unidades de produção serão visitadas.
  
A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) dá posse hoje a três escritores que ocuparão cadeiras de imortais. A solenidade acontece a partir das 19h45min, dentro do 5º Colóquio Literário, no Salão Troller, no Parque Histórico de Lajeado. Serão imortalizados Airto Gomes, de Encantado; Lenira Heck e Vera Nicaretta, as duas de Lajeado. Com a admissão de mais três escritores, a Alivat passará ter 25 imortais.

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado realizará um evento de encerramento dos grupos que se utilizam do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos. A programação será realizada hoje, às 14 horas, no Unicshopping, contando com a participação de crianças e adolescentes que frequentaram atividades de grupo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social no primeiro semestre deste ano.

Em Travesseiro as autorizações do Cheque Incentivo estão com os integrantes do conselho agropecuário de cada localidade e na Sede os agricultores devem retirá-las na Secretaria de Agricultura. Hoje a tarde serão entregues os valores para os produtores de Picada Vinagre.

Os associados do STR de Sério  realizam confraternização nesta quarta-feira, dia 25, no Salão Paroquial. 
       
A Associação Comercial e Industrial de Encantado apresentará na próxima quinta-feira, dia 26, às 18 horas e 30 minutos, na sede da entidade, o balanço da Suinofest 2012. O objetivo é divulgar os números finais do maior evento gastronômico do município.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado está com inscrições abertas para o próximo brique, que será realizado no dia 05 de agosto. O evento acontecerá no Parque dos Dick, a partir das 10 horas. Interessados em expor seus produtos e bandas interessadas em participar, podem se inscrever diretamente na Casa de Cultura.
           
Encantado participará pela primeira vez da Olimpíada Comerciária do Sistema SESC em sua 32ª edição. Na cidade a coordenação do evento está a cargo da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo e do CMD, que realizam hoje, às 19 horas, no Centro Administrativo, uma reunião com os representantes das empresas do comércio local.
       
A Farmácia-Escola da Univates promove amanhã, dia 25, a Oficina de Farmácia Caseira, que será ministrada por acadêmicos da Instituição. A atividade ocorre nos turnos da manhã (9h30min às 10h30min) e da tarde (15h às 16h), na sede da Farmácia-Escola, no Centro de Lajeado. As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas na Farmácia-Escola ou pelo telefone 3982-1410.

A direção do Moinho Sangalli de Encantado está promovendo concurso para escolher a foto do calendário 2013. O tema é “Cozinhando com a Mamãe.” As fotos devem ser encaminhadas pelo e-mail concursocultural@moinhosangalli.com.br, até o dia 15 de outubro.
       
Sábado, dia 28, o CTG Querência do Mate realiza em Ilópolis o “6º Carijo – Uma Noite do Sul”, sem cobrança de ingresso.  Entre as atrações: Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, Vaqueanos da Cultura de Soledade, gaiteiros da região e a Banda Marcial de Ilópolis. 
    
A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza visita empresarial à Cervejaria Heineken, em Gravataí, nesta quarta-feira, dia 25 de julho. A visitação ocorre das 09 às 11 horas e 30 minutos, sendo que a saída de Encantado está marcada para às 06 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário