Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 26 de junho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 26 de junho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 26 de junho de 2012

O Grupo de Saúde Mental promove nesta quarta-feira, dia 27, sua Festa de São João. O evento ocorre a partir das 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).Na oportunidade ocorrem apresentações do Projeto “Arte do Movimento” e do Grupo de Danças da 3ª Idade. A festa é realizada pela Secretaria de Saúde, Equipe de Saúde Mental da Unidade Básica de Saúde, CRAS e Hospital Roque Gonzáles.

Hoje está sendo realizado o processo de escolha do Conselho Tutelar de Nova Bréscia, com 15 candidatos disputando 05 vagas. A votação ocorre no Ginásio de Esportes da Escola Estadual, até às 15 horas. O voto é facultativo e tem transporte coletivo de todas as localidades.
           
As tarifas de energia elétrica da Certel sofreram um reajuste médio de 11,19%, para cerca de 180 mil consumidores atendidos pela cooperativa.  O reajuste é referente a variação de custos da empresa no último ano. A Certel atende 47 municípios, sendo a maioria deles no Vale do Taquari.
       
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Subcomitê da Qualidade realizam hoje,  às 19 horas, a reunião de orientação para empresas que desejam iniciar a aplicação das ferramentas da qualidade na prática. No encontro, que ocorre na sede da CIC, será destacada a implantação e a sequência do processo.
       
Antes de iniciar o período de propaganda política para as eleições municipais  a Juíza Eleitoral de Venâncio Aires, Maria Beatriz Londero Madeira, reúne candidatos e representantes de partidos para passar orientações sobre as eleições. O encontro está agendado para às 16 horas do  dia 02 de julho, no Fórum em Venâncio Aires, com a participação de políticos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, abrangidos pela 93ª Zona Eleitoral.
       
O Cpers contesta na justiça, o processo de aprovação no concurso do magistério estadual. Segundo a coordenadora do 8° Núcleo do Cpers/Sindicato, Luzia Hermann, o uso de padrões fora dos exigidos nos concursos públicos é uma prova do desleixo do atual governo para com os professores. Ela cita que o concurso foi feito para eliminar, e não classificar candidatos. Diante disto, está marcado para o dia 29, às 13 horas, um  ato público em Porto Alegre.  
        
O STR de Estrela irá realizar o curso de operador de motosserra. O curso teórico e prático, com duração de quatro dias, tem início previsto para o dia 02 de julho. As inscrições podem ser efetuadas na sede do sindicato em Estrela.  
        
A Secretaria de Saúde de Boqueirão do Leão realiza na tarde do dia 30 de junho o “Encontro dos Homens”. A programação será desenvolvida no Salão Paroquial com palestrantes enfocando enfermidades mais comuns ao homem, como cânceres de próstata e de pulmão.          
        
Encerram no dia 04 de julho, nas agências dos correios da região, as inscrições para vagas de “Jovem Aprendiz”.  Tem oportunidades nas agências dos municípios de Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Teutônia, Taquari e Venâncio Aires. Os contratos são de 12 meses para carga horária de 20 horas semanais. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de Auxiliar Administrativo expedido pelo SENAI. 
        
Terminam na sexta-feira, dia 29, as inscrições no Colégio Santo Antônio de Estrela,  para o curso de formação de técnicos em estradas. O curso atende a demanda de empresas da região, que procuram profissionais na área. O curso de Gestor de Obras Rodoviárias garante, além do diploma de técnico em estradas, a certificação de qualificação profissional em topógrafo.

Depois de desativadas as polêmicas lombadas eletrônicas na cidade de Arroio do Meio, a Secretaria de Planejamento fez uma pesquisa e indica pelo menos 20 pontos onde o trânsito é considerado de alto risco de acidentes. Nestes pontos devem ser construídos os chamados quebra molas.
       
O Vale do Taquari esteve representado, nos dias 14 e 15 de junho, no Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu – Paraná. A agente de Viagens da Imitur Viagens e Turismo, de Imigrante, Tatiana Gärtner, que representou a Amturvales, participou dos dois dias de programação, no estande destinado ao Rio Grande do Sul, divulgando todos os destinos turísticos do Vale do Taquari.
        
A Secretaria de Saúde de Roca Sales reuniu os gestores locais para debater a implantação do Programa Rede Cegonha, voltado à saúde na maternidade. O objetivo é reduzir a mortalidade materna e neonatal, garantir o atendimento precoce à gestante com qualidade no pré-natal, puerpério e atenção integral à saúde da criança menor de dois anos.
          
Jovens coordenadores de grupos e de área, padres e assessores adultos do Curso de Liderança Juvenil, de todas as Paróquias da Diocese de Montenegro, dirigida por Dom Paulo De Conto, estiveram reunidos sábado na sede da diocese  para tratar da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em 2013, no Rio de Janeiro.

No último sábado, dia 23, 120 pessoas prestigiaram o 8º Seminário dos Grupos de Controle da Qualidade (GCQs) da Dália Alimentos, no Clube Comercial de Encantado. Os vencedores da edição do ano passado apresentaram seus trabalhos na ocasião. Entre os presentes, estiveram Conselho Administrativo, gerentes, supervisores e colaboradores da cooperativa.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado promove na próxima quinta-feira, dia 28, uma programação alusiva ao Dia Internacional da Música. A atração acontecerá na Praça da Matriz, a partir das 14h, e contará com apresentações das oficinas de violão, flauta e teclado da Secultur, Coral Intercomunitário, banda da Escola Municipal de Francisco Oscar Karnal. Também haverá uma apresentação de percussão com ritmos afro-brasileiros com o Mestre Karkará.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) voltou a cobrar ações do governo federal para evitar prejuízos ainda mais graves em função das barreiras comerciais impostas pela Argentina aos produtos brasileiros. Em virtude das barreiras impostas pelo país vizinho, as vendas do Rio Grande do Sul para a Argentina contabilizaram queda de 11% nos primeiros cinco meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a senadora.

O foco de trabalho das equipes das Secretarias de Agricultura e de Obras de Travesseiro é os trabalhos nas vias publicas. O pedido é para que os agricultores tenham paciência no atendimento dos pedidos de serviços particulares. Estão a disposição dos agricultores Travesseirenses um trator de esteiras e uma retroescavadeira, equipamentos terceirizados para atender a demanda e os pedidos devem ser encaminhados na Secretaria da Agricultura.

A Comissão da Verdade colheu ontem depoimento de Cláudio Guerra, ex-delegado do Dops que admitiu ter participado de assassinatos de opositores da ditadura. Guerra entregou à comissão relação com nomes de sete pessoas que podem dar detalhes do que ocorreu nos porões do regime.

Em Porto Alegre, o candidato a prefeito do PSOL será Roberto Robaina, tendo como vice a professora Goretti Grossi (PCB). Já o candidato a prefeito do PSTU, será Érico Corrêa, faltando definir o candidato a vice.  

O candidato do PSDB na eleição para a Prefeitura de Porto Alegre é Wambert Di Lorenzo, que derrotou na convenção municipal Nelson Marchezan Júnior.

Nesta quarta-feira, dia 27, é o último dia para as inscrições para o Vestibular de Inverno da Faculdade La Salle, de Estrela. As inscrições, na secretaria da instituição.
        
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Às 19 horas e 30 minutos, ocorre sessão do poder legislativo de Muçum.  Já em Bom Retiro do Sul, a sessão da Câmara de Vereadores inicia às 19 horas desta terça-feira.
       
Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece Audiência Pública, na Câmara de Vereadores de Imigrante.  Na ocasião será apresentado pela administração municipal, o Relatório de Gestão da Saúde, referente ao primeiro trimestre de 2012.
           
A Secretaria da Agricultura de Travesseiro iniciou a entrega dos valores do Cheque Incentivo. A primeira comunidade contemplada foi Cairu, onde 51 agricultores receberam R$14.028,00, em média cada agricultor recebeu pouco mais de R$275,00. Hoje, a partir das 14 horas, será entregue o Cheque Incentivo aos agricultores de Três Saltos Baixo.

As nove Escolas Municipais de Educação Infantil de Encantado promovem dia 07 de julho, na Praça da Bandeira, a partir das 11 horas, o tradicional “Arraiá das EMEI’s”. Esta será a terceira edição do evento.

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela marca para sexta-feira, dia 29, a Reunião-Almoço do Estrela Palace Hotel. O palestrante será Flávio Guerrico, que vai enfocar o tema “Educação continuada, necessária para o desenvolvimento social e econômico”.
       
O STR de Encantado realiza assembleia geral nesta quarta-feira, dia 27, a partir das 13 horas e 30 minutos, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. Na ordem do dia, a avaliação da comemoração do cinqüentenário, prestação de contas, planos de saúde e outros assuntos do interesse do quadro social.
       
Na noite do dia 06 de julho, nas quadras cobertas do Parque João Batista Marchese, em Encantado, o Sicredi Região dos Vales realizará o evento de encerramento das comemorações de seus 30 anos de história. Além dos shows musicais, ocorre o sorteio dos prêmios da Promoção 30 Anos 30 Prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário