Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Coluna da Folha de Estrela de 28.06.12 - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO

Luiz Carlos Freitag

Coluna da Folha de Estrela de 28.06.12
PÍLULAS EM PRETO E BRANCO

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as 

PÉROLAS:

JUAREZ (PPS):

"Pode tomar passe do seu assento".

FRASE:

"O meu trabalho me fascina tanto que chego a ficar parado olhando para ele sem conseguir fazer coisa nenhuma"(Filósofo cansado, no Salão do Hermes e Leonardo).

Estão se definindo as candidaturas em Estrela. O PPS vai ter como candidato a prefeito Gilmar Neytzke e como vice Ademar Dadall. O PMDB vai ter para prefeito Rafael Mallmann e vice Valmor Griebeler (PT). O PR vai realizar sua convenção amanhã, confirmando para prefeito Eduardo - Dado - Wagner, com Aloisio Mallmann (PSD) de vice.

Por iniciativa de Cristiano Nogueira (PMDB), usou a Tribuna Livre, na Câmara de Estrela, o Tenente André Rodrigues de Oliveira, Comandante do Corpo de Bombeiros. Ele falou sobre o dia 2 de julho, Dia Nacional dos Bombeiros. Destacou a Prevenção Contra Incêndios. Segundo informou, os Bombeiros de Estrela atendem também Bom Retiro do Sul, Colinas, Teutônia, Westfália, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama e Poço das Antas. Ao todo, o Corpo de Bombeiros de Estrela tem 20 homens, quando o mínimo necessário seriam de 40.

Aloisio Mallmann (PSB) está ajudando na criação da Associação dos Taxistas de Estrela. Isso deverá ocorrer hoje, as 19h e 30min, em reunião na Câmara de Vereadores. Todos os taxistas estão convidados para se fazerem presentes.

Gilberto Fensterseifer (PP) mostrou-se preocupado com um fato novo. Disse que estão sendo "construidas" casinhas junto a ferrovia, na Linha são José. Seriam casinhas tipo as que estão criando problemas na duplicação da BR 386. "São casas sem luz, sem água, sem nada e isso vai acabar trazendo os mesmos problemas que já temos agora, num futuro não muito distante", afirmou o vereador. Parece que isso está acontecendo em área que pertence à ferrovia.

Falando em Linha São José: Pegou bem a informação que nos próximos dias iniciam os trabalhos de recuperação da ponte de ferro sobre o Arroio Estrela, ligando aquele bairro com a Boa União, na RS 129. O DAER deverá fazer os trabalhos, com ajuda da Prefeitura de Estrela.

Inclusive o Prefeito Celso Brönstrup me disse que deveremos ter novidades em breve, no que diz respeito a novas obras e investimentos. Ele não quis adiantar nada, mas coisas boas deverão acontecer.

Dia seis de julho acontece, a partir das 20h, eleição da nova diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei. Vai ser no Salão de Festas Gregory, logo após o SESI. A nova presidente deverá ser Isabel Cristina Horn. E a próxima reunião da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, acontece dia 12 de julho na Associação de Moradores do Bairro Imigrantes. Como o presidente da UAME Celço Machado e o vice Luiz Carlos Pires Mirapalhete deverão concorrer a vereador, vai ser definido um integrante da diretoria para assumir o cargo durante os tres meses da licença do titular.

Milton Adir Immich, o Faofa, do PDT, assumiu uma vaga no Legislativo de Estrela, segunda-feira. Substituindo o titular da cadeira, Marco Werrmann (PT), que se recupera de uma cirurgia (apendicite). Como foi avisado só as 16h, disse que não pôde organizar nada, mas afirmou que se permanecer no cargo mais uma semana, vai apresentar reivindicações e sugestões.

Faofa não falou muito na Tribuna, mas aproveitou para fazer críticas ao Hospital Estrela. Disse que vai trazer mais informações na próxima semana. Na verdade, o problema maior parece que está no atendimento do Pronto Socorro, se formos olhar para as críticas de outros vereadores, em sessões anteriores.

Esta é um pouco dificil de entender. Foi feito Concurso Público para pouco mais de 10 mil vagas de professores, por parte do Governo Estadual. Dos mais de 60 mil inscritos, passaram apenas em torno de cinco mil professores. E eles deverão ser chamados a assumir em setembro. Para suprir a falta, parece que vão acontecer mais contratos emergenciais. Por que será a demora para chamar quem passou?

Um pouco de futebol: O que será que está acontecendo com nossa arbitragem? Sem puxar a brasa para nenhum time, está simplesmente ridícula a atuação de alguns árbitros do futebol brasileiro. Colocaram mais um auxiliar atrás de cada goleira e está pior ainda a marcação ou não de pênaltis. Isso sem contar com qualquer "encostadinha" como falta. Tem jogador que poderia ser contratado pelas TVs para fazer papel em novela, tal a encenação que fazem ao se jogar no chão, fingindo ter sofrido falta. A gente olha jogos na Europa e a diferença é incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário