Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 19 de junho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 19 de junho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 19 de junho de 2012

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. O projeto que prevê a redução dos salários dos vereadores está na pauta do dia.    

Às 19 horas tem sessão do legislativo de Bom Retiro do Sul. Já às 19 horas e 30 minutos, desta terça-feira, ocorre sessão ordinária da Câmara de Muçum.
       
Hoje vence o prazo para o pagamento do IPVA dos veículos com placas terminadas em 08, 18, 28, 38 e 48. Na quinta-feira vence o prazo de pagamento dos veículos com placas terminadas em 58, 68, 78, 88 e 98.
        
Depois de realizadas as assembleia municipais, o Codevat e Corede Vale do Taquari, realizam hoje, às 14 horas, na Univates,  o Fórum Regional para definir a configuração da cédula do Processo de Participação Popular e Cidadã, com as sugestões de voto no dia 04 de julho. Do fórum desta terça-feira participam os delegados escolhidos nas assembléias municipais.

A Univates realiza hoje e amanhã, no turno da noite, a segunda edição do curso teórico e prático de pizzas.
       
Quatorze matérias estão aptas à votação, hoje, na Assembleia Legislativa. Entre elas, uma está em regime de urgência, trata-se de projeto de lei, do Executivo, que eleva o valor das diárias dos agentes públicos.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais cinco casos de Gripe A, chegando a 15 no estado. Entre os cinco casos novos está uma mulher com 48 anos, portadora de enfermidade cardíaca crônica, residente na cidade de Encantado. A situação foi detectada no Hospital Santa Teresinha e a paciente removida para o hospital em Santa Cruz do Sul. Na área da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde foram notificados cincos casos mas só um confirmado.
                   
A família Cristófoli de Linha Pinheiros – Nova Bréscia investiu R$ 400 mil na automatização completa de um dos três aviários da propriedade. Toda a iluminação, alimentação, abastecimento de água e pesagem diária dos frangos, está informatizado. O acompanhamento pode ser feito via internet.
       
Um espetáculo interativo, que propõe reflexões sobre os perigos do mau uso da água e de outros recursos naturais, foi apresentado pelo Teatro Luz & Cena, 5ª-feira, para cerca de 1.500 crianças da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas do município de Encantado. A promoção foi da Secretaria de Educação e Cultura.
       
A administração municipal de Capitão está encaminhando processo licitatório para o capeamento asfáltico de ruas no centro da cidade.  

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela marca para o dia 29 de junho, a Reunião-Almoço do Estrela Palace Hottel. O palestrante será Flávio Guerrico, que vai enfocar o tema “Educação continuada, necessária para o desenvolvimento social e econômico”.
       
A parceria da Emater com a Prefeitura de Boqueirão do Leão resulta na  construção de dezenas de pequenos açudes e com estes, atender as propriedades rurais neste período de seca. Também estão em construção duas redes de abastecimento de água, com a prefeitura investindo R$ 50 mil e recebendo um auxílio da defesa civil do estado.
       
O Sindilojas do Vale do Taquari agenda para julho um curso de neurolinguística. Nas tardes dos dias 23e 24 de julho, as atividades sobre liderança estarão voltadas para empresários e gestores de comércio. Nos dois mesmos dias, a noite, o enfoque será sobre vendas e voltado para o público em Geral.
       
O presidente Nacional do INSS, Mauro Hauschild, vai palestrar na reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, na próxima segunda-feira, dia 25 de junho. Ele  abordará o tema: “Previdência Social: Avanços e Perspectivas”. O evento ocorre no Salão de eventos da ACIL, iniciando às 11h45.

O município de Roca Sales vacinou 503 crianças de zero a 5 anos, contra a paralisia infantil, o que representa 92,98% da meta estabelecida. Além da Unidade Central do Posto de Saúde, a imunização ocorreu através do roteiro pelo interior e bairros, realizado por seis equipes. Até o dia 06 de julho, crianças nesta faixa etária devem tomar a primeira dose da vacina.

O PHS anunciou ontem que apoiará a pré-candidata Manuela D''Ávila (PC do B) na disputa à Prefeitura de Porto Alegre.

Os moradores do Bairro Santo Antão – Encantado, recebem neste sábado, dia 23, o projeto “Saúde na Comunidade”. Durante toda a manhã, a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente oferecerá diversos exames gratuitos como verificação da pressão arterial, teste de glicose, pré-câncer, avaliação nutricional e de saúde bucal. Haverá também confecção e entrega do Cartão SUS. O evento ocorre no salão da comunitário do Santo Antão.

O Departamento de Esportes da Secretaria de Educação de Travesseiro está ultimando os preparativos para o início do 10º Campeonato Municipal de Futebol de Salão. A rodada de abertura será dia 23 de junho no ginásio de esportes da Escola Pedro Pretto. Vinte e uma equipes, divididas em quatro categorias, Força Livre, Feminina, Veteranos e Sub-16, participarão da competição.

A coordenadora dos programas da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado, Priscila de Britto Nunes, será palestrante no Fórum da Saúde da Mulher, dia 20 de junho, em Porto Alegre. O evento é promovido pela Secretaria Estadual da Saúde com o intuito de discutir as práticas de atenção à mulher e gestantes, o incremento da atenção à saúde materno-infantil e a implementação da rede cegonha. Priscila apresentará a experiência sobre a implantação da “Rede Cegonha”, no qual o município foi piloto na região da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Na cidade de Encantado, o Dia D da Campanha Nacional contra a Poliomielite, realizado sábado, dia 16, no Posto Central de Vacinas e em 29 pontos de atendimento em todo município, registrou a imunização de 905 crianças de até 05 anos, o que representa 83% da meta. Os pais que não puderam levar seus filhos para receber a gotinha no sábado podem procurar o Posto Central de Vacinas até o dia 06 de julho.

A Estrelart (Associação dos Artesãos de Estrela) realiza Feira de Artesanato nos dias 06, 07 e 08 de julho. A feira ocorre no ginásio do Colégio Santo Antônio, das 10 às 19 horas.

Sábado, dia 23, acontece a Festa de São João da Escola Municipal Sagrada Família de Roca Sales. As comemorações ocorrem no Salão da Comunidade Católica da Linha Júlio de Castilhos. As apresentações dos alunos iniciam às 20 horas.

Em Estrela a Justiça Eleitoral reuniu os dirigentes partidários e possíveis candidatos para orientar sobre direitos e deveres durante a campanha política. Estiveram representados, os municípios de Estrela, Bom Retiro do Sul,  Fazenda Vilanova e Colinas.
       
O Partido da República (PR) oficializará na quinta-feira, dia 21, o apoio a um candidato da Prefeitura de Porto Alegre. A tendência é que o PR se alie ao pré-candidato do PT, Adão Villaverde.

A posse de Ary Vanazzi (PT), como novo presidente da Famurs ocorre no dia 05 de julho, durante Congresso dos Municípios, em Canela. Ele irá substituir o atual presidente, prefeito de São Borja, Mariovane Weis (PDT). Pela primeira vez na história o PT chega ao comando da entidade.

A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul recebe até esta quarta-feira, dia 20, as encomendas de mudas frutíferas. A entrega ocorre no dia 27 de junho. O interessado paga somente o valor da muda, sendo que o frete é subsidio pela Prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário