Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vale do Taquari Notícias - 28 de junho de 2012



Notícias Vale do Taquari - 28 de junho de 2012

Na próxima quarta-feira, dia 04 de julho, um grupo de cozinheiras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Municipais de Educação Infantil e Escolas Comunitárias de Educação Infantil de Roca Sales, participa de uma oficina para aprender técnicas de preparo de pescado, com o objetivo de incluir nos cardápios escolares receitas que utilizem o peixe como ingrediente principal. A formação ocorre através da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Emater. O curso será ministrado pelo Técnico Agrícola, Deoclésio Piccoli, na EMEI Cantinho da Amizade.

A Controladoria-Geral da União divulgou ontem a remuneração dos servidores do poder Executivo federal para cumprir portaria que regulamentou a Lei de Acesso à Informação. Por meio do site "Portal da Transparência", qualquer cidadão pode acessar o salário dos servidores a partir do nome, CPF, órgão de exercício ou de lotação, função ou cargo.

O setor de Fiscalização Tributária, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Encantado, está viabilizando para o segundo semestre deste ano a implantação nas escolas do município do programa de Educação Fiscal. O programa tem como base a Lei Municipal 3.592/2011 e conta com a parceria da Receita Estadual e Federal. O objetivo é sensibilizar alunos, professores, pais de alunos e toda a sociedade sobre a importância da arrecadação, e os benefícios que podem ser gerados através dela.

Na próxima quarta-feira, dia 04 de julho, a comunidade do Vale do Taquari pode eleger os projetos que receberão verba da Participação Popular e Cidadã – Orçamento Estadual 2013. Para votar, é necessário apresentar Título Eleitoral ou a Carteira de Identidade. São 16 projetos, entre os quais o eleitor deve escolher quatro, e cinco prioridades estratégicas, entre as quais o eleitor elege duas. Também será possível votar pela internet, acessandowww.participa.rs.gov.br, até a meia-noite do dia 04.

Em Lajeado, as ruas Alex Thomas, no Bairro Centro, e Hugo Ruthner, no Bairro Americano, terão seus sentidos invertidos a partir de segunda-feira, dia 02. De acordo com o titular do Departamento de Trânsito de Lajeado, Luis Felipe Finkler, as mudanças têm o objetivo de desafogar o trânsito na Av. Senador Alberto Pasqualini.

A Univates promove, no dia 31 de agosto, a partir das 08 horas, o XIII Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e o VIII Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola. A atividade acontece no auditório do Prédio 3 da Univates. As inscrições podem ser realizadas, no período de 09 de julho a 28 de agosto.

A Prefeitura de Lajeado convoca para reunião, as entidades e pessoas interessadas em participar do Processo de Participação Popular, que escolherá as demandas do orçamento do Estado para o ano de 2013. Este encontro ocorrerá no dia 02 de julho, às 14h, na sala de reuniões da Sthas, a fim de definir os locais onde serão colocadas as urnas. A votação popular acontecerá no dia 04 de julho, quando serão distribuídas as urnas pelo município, ficando disponíveis das 9h às 21h, ou pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, das 8h a meia-noite.

Está agendado para o dia 11 de julho, às 19h30min, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Capitão, o “Concerto Didático” do Coral da Certel. O projeto realiza-se por meio de apresentações agendadas em municípios onde a Certel atua. Em Capitão, o “Concerto Didático” contará com a participação do Coral Municipal de Capitão; do Coral Infanto Juvenil da Escola Estadual de Ensino Médio de Capitão; e, pela Banda Municipal de Capitão.

Acontece domingo, dia 1º de julho, o III Encontro da Liga Artística e Cultural de Roca Sales. O evento ocorre no CTG Tropeiros da Amizade, a partir das 9h30min. Durante todo o dia, 25 apresentações de corais, grupo de danças, canto, coro, artes marciais e músicas tradicionalistas poderão ser conferidas.

Inicia-se no dia 03 de julho o Curso de Formação para secretários de escolas estaduais da 3ª Região Escolar. Este tem o objetivo de qualificar e preparar os secretários para o sistema integrado on-line do Governo do Estado. Os próximos encontros estão previstos para os dias 31 de julho, 16 de agosto e 14 de setembro, totalizando carga horária de 40 horas. O curso será coordenado pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação e sediado pelo Instituto Estadual estrela da Manhã, no município de Estrela.

As equipes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado realizam a próxima edição do projeto Saúde na Comunidade no dia 07 de julho para os moradores dos bairros Jardim da Fonte e Lambari, no pavilhão do Bairro Lambari. A programação inicia às 07 horas e 30 minutos.

O Escritório da Emater e a diretoria do Conselho Encantadense de Clubes de Mães lembram a todas as presidentes dos clubes de mães, que reunião mensal  ocorre hoje às 14 horas, tendo por local o Auditório Brasil do Centro Administrativo.
                  
Segunda-feira, dia 02 de julho, acontece em Roca Sales mais um encontro do Projeto Viver Bem a 3ª Idade. O encontro ocorre às 14 horas, no Centro Social Urbano. Na oportunidade serão esclarecidas dúvidas a respeito dos medicamentos do programa Farmácia Popular. 

A Secretaria de Saúde de Boqueirão do Leão realiza na tarde de sábado, dia 30, o “Encontro dos Homens”. A programação será desenvolvida no Salão Paroquial com palestrantes enfocando enfermidades mais comuns ao homem, como cânceres de próstata e de pulmão.          
        
Terminam nesta sexta-feira, dia 29, as inscrições no Colégio Santo Antônio de Estrela,  para o curso de formação de técnicos em estradas. O curso atende a demanda de empresas da região, que procuram profissionais na área. O curso de Gestor de Obras Rodoviárias garante, além do diploma de técnico em estradas, a certificação de qualificação profissional em topógrafo.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.  Três projetos de lei estão na pauta do dia.
       
A Paróquia São Pedro de Encantado realiza nesta sexta-feira, dia 29, a tradicional Festa do Padroeiro. O Tríduo de preparação espiritual iniciará amanhã a noite. Na sexta-feira, a concentração  de mais de duas mil pessoas, acontece na rótula Antônio de Conto; e às 9:30h a saída da procissão  com representações de todas as comunidades e estas com as imagens de seus respectivos padroeiros. A missa será às 10:30h e ao meio dia o almoço. Também está previsto o lançamento da rifa que terá entre outros prêmios: um carro e uma moto, sorteio marcado para o mês de outubro.
         
A 3ª Coordenadoria Regional de Educação realiza nesta sexta-feira, dia 29, um encontro com diretores das escolas estaduais, das 9h às 16h30min, no Hotel Estrela Palace, em Estrela.

A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul encerra nesta sexta-feira, dia 29, o período de solicitação do Auxílio Silagem. Até o momento, 120 produtores já encaminharam o pedido.

O STR de Nova Bréscia realiza hoje assembleia geral.  O evento inicia às 13 horas, e ocorre no auditório do Centro Administrativo, com a prestação de contas e a apresentação do relatório de atividades do ano passado.
          
As nove Escolas Municipais de Educação Infantil de Encantado promovem dia 07 de julho, na Praça da Bandeira, a partir das 11 horas, o tradicional “Arraiá das EMEI’s”. Esta será a terceira edição do evento.

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela marca para esta sexta-feira, dia 29, a Reunião-Almoço do Estrela Palace Hotel. O palestrante será Flávio Guerrico, que vai enfocar o tema “Educação continuada, necessária para o desenvolvimento social e econômico”.
         
Oito alunos e dois professores da Univates, participarão do Projeto Rondon – Operação Açaí –, em julho, no Pará, mais precisamente no município de Curralinho, distante 130 kms de Belém, capital do estado. O grupo do Vale do Taquari desenvolverá 40 atividades com foco na educação ambiental, inclusão digital, produção de rádio e materiais informativos; desenvolvimento de trabalho cooperativo; artesanato e turismo. O grupo partirá de Lajeado no dia 05 de julho, e o retorno está programado para o dia 22 de julho.
  
No dia 25 de julho, o professor e escritor encantadense Airto Francisco Gomes, tomará posse como integrante da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). A solenidade será realizada na sede da entidade em Lajeado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário