Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 22 de junho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 22 de junho de 2012


A 3ª Coordenadoria Regional de Educação realiza na próxima sexta-feira, dia 29, um encontro com diretores das escolas estaduais, das 9h às 16h30min, no Hotel Estrela Palace, em Estrela.

A administração municipal de Progresso tem licitação em andamento para a compra  de um caminhão basculante. As propostas serão recebidas às 14 horas desta 6ª-feira, na Prefeitura em Progresso.

Hoje é o último dia para as inscrições dos professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Profissionalizante, interessados em trabalhar por contrato temporário em escolas estaduais, com vagas em 32 municípios do vale.  Tem vagas em escolas de Anta Gorda, Capitão,  Coqueiro Baixo, Dr. Ricardo, Nova Bréscia, Relvado, Putinga,  Muçum, Vespasiano Corrêa, Encantado e Roca Sales. Nos municípios da região baixa do Vale também tem vagas e a inscrição deve ser feita pelo site  www.educacao.rs.gov.br,. 
        
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul e a Emater promoveram esta semana em Santa Cruz do Sul, o Seminário Regional de Agroindústrias Familiares e Abastecimento, do Vale do Rio Pardo. Neste evento foi apresentado diagnóstico das agroindústrias familiares da região.

A Secretaria da Cultura de Doutor Ricardo recebeu um lote de 650 livros, que foram destinados à biblioteca  municipal. A secretária de Educação Cristiana Dadalt, classifica a biblioteca como das melhores na região e agora enriquecida com obras literárias de diversos gêneros. 
           
A Univates realiza até domingo, a campanha “Aqueça um Coração”. Podem ser doados agasalhos, roupas de cama, cobertores e calçados. Os donativos serão repassados para instituições que atuem com crianças e idosos no Vale do Taquari.
       
Assinado convênio entre Prefeitura e o STR de Itapuca, viabilizando o atendimento veterinário aos produtores rurais. A médica veterinária, Gilvana Menegol, é a responsável pela prestação dos serviços. Ela ressalta que o foco são os produtores de leite. “A atividade leiteira está em amplo crescimento e um acompanhamento nessa área é fundamental”, afirma a veterinária.
       
No dia 03 de julho, a partir das 14 horas, acontece na Univates a segunda rodada de consultas públicas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari - Antas. Serão apresentados os resultados da primeira rodada, quando foram definidas as principais utilidades da água. Além de Lajeado, as consultas serão realizadas em Guaporé, Vacaria e Bento Gonçalves e Caxias do Sul.
           
A Amturvales realizou nesta semana, reuniões de discussão e de levantamento de informações, com integrantes do “Tour Lajeado e do Roteiro Turístico Taquari Açoriana”, para elaborar o material promocional impresso de divulgação turística do Vale do Taquari.
       
A 18ª Festa Municipal do Colono em Mato Leitão será realizada neste ano na comunidade de Arroio Bonito, nos dias 14, 21, 22 e 25 der julho. A programação contará com bailes, gastronomia, exposições e apresentações artísticas. 
         
Policiais Militares do CRPO do Vale do Taquari participam nesta semana de uma capacitação para condução de veículos de emergência. O curso específico é voltado à legislação de trânsito, visando a qualificação e o aprimoramento de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias na condução de viaturas da Brigada Militar.
           
O presidente Nacional do INSS, Mauro Hauschild estará em Arroio do Meio, na manhã da próxima 2ª-feira, quando será recebido pelo prefeito Sidnei Eckert  que quer mostrar ao presidente do INSS, as consequências de uma possível interrupção da condição de filantropia da AMAM. A entidade atende cerca de 400 crianças em dois núcleos e ainda abriga a Casa de Passagem para crianças em situação de vulnerabilidade.
        
Em reunião realizada quarta-feira em Lajeado, a direção da AES Sul admitiu diante dos lideres da CIC do Vale, que não conseguiu cumprir o roteiro de visitas a todos os municípios da região. Contudo, manteve a proposta de um cronograma de investimentos para recuperar a qualidade na distribuição da energia elétrica.
       
A Prefeitura de Estrela e o Daer estão acertados para em duas ou três semanas iniciar a restauração da ponte sobre o Arroio Boa Vista, interligando os bairros Boa União e São José.  Pelo acerto, a ponte dará passagem somente para pedestres, ciclistas, motos e automóveis.

A Univates realiza domingo, dia 24, o Vestibular de Inverno 2012. Candidatos oriundos de 80 municípios estarão prestando a prova nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Os vestibulandos terão das 13h30min às 18h30min para responder a 45 questões objetivas e redigir uma redação. A orientação é de que eles cheguem ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência, para evitar contratempos. Os candidatos devem levar caneta azul ou preta, lápis e borracha, documento de identidade com foto e o comprovante de inscrição.

A 12ª Convenção Lojista Regional reuniu 700 pessoas no dia de ontem, no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado. O público foi formado por pessoas de 40 cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O tema do evento foi: “Brasil: Um mundo de oportunidades”. A edição de 2013 já pode ser colocada na agenda. A próxima edição acontece no dia 20 de junho de 2013, e o tema será “Gestão de Pessoas: O Segredo para Vencer”.

O SESC Lajeado realizou nesta semana a entrega dos troféus aos 31 municípios do Vale do Taquari que participaram do Dia do Desafio, realizado no dia 31 de maio, quando a comunidade foi convidada a praticar alguma atividade física por pelo menos 15 minutos. No desafio, Roca Sales venceu a cidade de Sibinal, na Guatemala, com o percentual de 31,98% o que corresponde a 3.289 rocassalenses participantes da ação. Já o município de Encantado superou a cidade de Esparza, na Costa Rica, com o percentual de 31,35%, o que contabiliza 6.431 encantadenses que participaram das atividades. A próxima edição do Dia do Desafio está agendada para o dia 29 de maio de 2013.

Iniciaram-se nesta semana as obras de asfaltamento das ruas Júlio de Castilhos e Guerino Lucca, no Centro de Encantado. A obra tem extensão de 485 metros, totalizando 6.285 metros quadrados e investimento de 222 mil 117 reais. O novo asfalto teve início na Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Eduardo Satler, passa em frente ao hospital e segue pela Rua Guerino Lucca até o Supermercado da Cosuel.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado realizou no último sábado, a distribuição dos donativos arrecadados na Campanha do Agasalho 2012. Cerca de 120 pessoas estiveram no Centro Administrativo para receber roupas, calçados e cobertores. As pessoas que ainda desejam fazer doações podem entregar na secretaria ou solicitar o recolhimento através do telefone 3751-34-00 ramal 2102. A distribuição continua sendo realizada todas as sextas-feiras, na parte da manhã.

O Partido Progressista (PP) de Encantado realiza sua convenção municipal, neste  sábado, dia 23, a partir das 08 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores. O ato servirá para homologar os candidatos à majoritária e vereadores para às eleições deste ano.

Segundo informações do Ministério da Saúde, depois de 15 dias do início da gratuidade, 31 mil pessoas retiraram medicamentos para asma das farmácias populares. Desde que o programa Saúde Não tem Preço passou a entregar medicamentos para asma de forma totalmente gratuita à população, o número de beneficiados já aumentou em 28% em todo o país. Em duas semanas, de 04 a 18 de junho, 31.176 pessoas retiraram os antiasmáticos das farmácias populares.

Desde o inicio deste mês, a Prefeitura de Santa Clara do Sul conta com os serviços da fonoaudióloga Shaiane Vargas. Os horários de atendimento da fono ocorrem nas terças-feiras das 8h às 17h. Maiores informaçõe podem ser obtidas nas secretarias de Saúde e Educação.

Em Capitão a equipe da Unidade Sanitária realiza reunião interna na próxima segunda-feira, dia 25, para discutir assuntos referentes ao atendimento no setor. O encontro ocorre, das 11 às 12 horas, horário em que a Unidade Sanitária permanecerá fechada.

As Escolas de Educação Infantil de Capitão realizam hoje, a partir das 19 horas, na EMEI Mundo Criança, o “Arraiá das EMEIS”. Na noite, haverá música ao vivo, apresentação das crianças, brincadeiras, desfile das famílias, sorteio de brindes e comidas típicas juninas. Não haverá cobrança de ingresso.

A Câmara de Vereadores de Encantado realiza sessão extraordinária hoje, às 14 horas. Duas matérias estão na pauta do dia. O primeiro projeto prevê a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 50 mil reais. Já a segunda matéria autoriza o poder executivo a participar do Programa Minha Casa Minha Vida, para a construção de 50 moradias no Vale dos Pinheiros.

Os moradores do Bairro Santo Antão – Encantado, recebem neste sábado, dia 23, o projeto “Saúde na Comunidade”. Durante toda a manhã, a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente oferecerá diversos exames gratuitos como verificação da pressão arterial, teste de glicose, pré-câncer, avaliação nutricional e de saúde bucal. Haverá também confecção e entrega do Cartão SUS. O evento ocorre no salão da comunitário do Santo Antão.

A Escola Municipal São João, do Bairro Moinhos D’Água, Lajeado, realiza sua festa junina neste sábado, dia 23, com início às 14 horas. O evento, que acontecerá no educandário, contará com apresentações artísticas, gastronomia típica e com a animação do grupo musical Herança Nativa.

A Estrelart (Associação dos Artesãos de Estrela) realiza Feira de Artesanato nos dias 06, 07 e 08 de julho. A feira ocorre no ginásio do Colégio Santo Antônio, das 10 às 19 horas.

Amanhã, dia 23, acontece a Festa de São João da Escola Municipal Sagrada Família de Roca Sales. As comemorações ocorrem no Salão da Comunidade Católica da Linha Júlio de Castilhos. As apresentações dos alunos iniciam às 20 horas.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro inicia hoje a entrega do “Cheque Incentivo” aos agricultores do município. Foi elaborado um roteiro de entrega dos benefícios que começa nesta sexta-feira, às 14 horas, em Cairu. 
                       
O espetáculo Primeiro as Damas 2 estará no município de Encantado nesta sexta-feira, dia 22, às 20h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Supermercado Cosuel, Agafarma e Tabacaria Encantado a R$ 20. Na hora custará R$ 30. Idosos e estudantes terão lote especial de 100 ingressos a R$ 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário