Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Forno da Praça, novo espaço público, turístico em Estrela











Comunidade estrelense celebra sabores das primeiras fornadas

Grande presença de público e diversas atrações marcaram a inauguração do Forno da Praça, novo espaço público, turístico e de capacitação inaugurado neste sábado (06), na Praça Henrique Roolaart, que também passou por remodelação após enchentes e vendavais

Geleia e bolachas. Crianças, idosos, famílias. Danças, música, poesia. Chimarrão, café, e é claro, muita cuca e pão também. Bons ingredientes é que não faltaram para a grande festa de inauguração do “Forno da Praça”, nome escolhido após votação popular. O espaço comunitário destinado para o incentivo da produção, comercialização e capacitação em torno da gastronomia de Estrela foi inaugurado sábado (06), na Praça Henrique Roolaart, espaço que também recebeu melhorias após sofrer com os danos recorrentes das últimas enchentes e vendavais. Apresentações da Banda de Estrela; Grupos Folclóricos; Coral do Gracie; CTG Raça Gaudéria e Núcleo Cultural de Estrela completaram a celebração.

Agendada para ocorrer ao longo de toda a manhã, a festa recebeu convidados desde cedo. Não poderia ser diferente, com as delícias já sendo produzidas desde a madrugada. Os aromas estavam no ar. Não foram poucos os que saíram da Feira do Produtor, que fica ao lado, e pararam por ali mesmo para prestigiar a nova estrutura. 

O projeto foi inspirado em modelo de sucesso implementado e localizado na Praça das Etnias, em Gramado. São três fornos que contarão com agendamento para o uso ao longo da semana. Uma espécie de ecônomo/monitor será o responsável por essa organização e limpeza do local, que conta com uma cozinha industrial aprovada pela vigilância sanitária que é equipada para a preparação dos alimentos e armazenamento dos ingredientes e utensílios. Além de permitir o uso para a produção de tradicionais delícias da culinária local, inclusive de comunidades do interior e clubes, o espaço também será meio de capacitação e potencialização de profissionais e negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário