Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 9 de abril de 2024

A Trilha do Fritz foi inaugurada em Estrela-RS













O público compareceu em grande número para prestigiar a nova atração turística e ecológica. Muitos eram visitantes de cidades vizinhas, curiosos por conhecer o que já estava sendo muito comentado nas redes sociais. Até mesmo um ilustre convidado, que nem era mais aguardado em razão do tempo instável e as muitas nuvens, resolveu dar as caras e prestigiar o evento: o sol. A Trilha do Fritz foi inaugurada ao fim da tarde deste domingo (17), em evento que abriu caminho para o novo espaço de lazer e contemplação da natureza junto ao Rio Taquari, em fim de tarde que não podia acabar de melhor forma: com um pôr do sol, brindando a todos com uma pequena amostra do que o novo local tem a oferecer.

Na oportunidade, na presença de familiares do cidadão que dá nome ao novo espaço, o prefeito Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer, secretários municipais, vereadores e dezenas de convidados, também foi inaugurado um “Chatbot”, aparelho preparado para passar informações, principalmente aos visitantes, sobre o município e auxiliar, por exemplo, na busca de restaurantes. O ato foi seguido de apresentações culturais na Escadaria de Estrela.

Desenvolvimento sustentável

A trilha ecológica, batizada de “Trilha do Fritz”, é parte do projeto de desenvolvimento sustentável de 2021. Os primeiros passos para a sua concretização consistiram no levantamento topográfico, na avaliação da viabilidade do local e na reconstrução da vegetação nativa. O trecho de 300 metros percorre o Parque da Lagoa e a Escadaria, outros pontos tradicionais da cidade que têm a natureza como reforço. Foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), através do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq).

Para a família toda

Antes mesmo da cerimônia de inauguração, alguns visitantes já burlavam as fitas de bloqueio AO acesso para caminhar e tirar fotos no local. Pelo próprio Rio Taquari alguns vieram de barcos e lanchas para conhecer o espaço, que entre outras coisas tem um atracadouro para as embarcações. Por sua vez, Yuri Bernardo Petter veio conhecer o local foi mesmo é na garupa do pai, Jonas, e acompanhado da mãe Samantha. “Adorei”, disse o menino, para logo depois gritar. “Olha o barco pai”. Jonas e Samantha concordaram com o garoto. “Adoramos. Muito bom. Estrela estava precisando de um espaço assim”, comentou Jonas. “Nós com certeza vamos aproveitar muito”, garantiu Samantha.

Visitantes

Julia Lazzari e Natanael de Oliveira são de Lajeado. Os namorados não perderam tempo. Vieram logo conhecer o novo espaço. “Gostamos muito. Não esperava ser tão grande. Achei a ideia muito bacana”, diz Julia, que pouco antes posava para umas fotos no espaço, feitas pelo próprio namorado. “É muito bonito o local”, completa ela. “Vamos voltar outras vezes, e trazer mais amigos. Isso aqui valoriza o rio e o turismo”, emenda Natanael

A ideia deles não difere muito dos também namorados Kássio Gruk e Alana Berghann. Foram mais uns entre tantos que vieram do outro lado da divisa do Rio Taquari para conhecer logo a trilha. “A vista é linda”, comenta Alana. “Tem lugar para caminhar, tomar um chimarrão. Vamos voltar com certeza”, completa Kássio.

Por que "Trilha do Fritz"?

O nome Trilha do Fritz é uma homenagem ao antigo empresário e líder comunitário de Estrela, Friedrich Wilhelm Seyboth, popularmente conhecido por “Tio Fritz”. Nascido em Joinville (SC) em 1926 e falecido em Porto Alegre em 2017, é filho de um mestre cervejeiro alemão que fez história em cervejarias que vieram a se tornar a tradicional Polar. Aos três meses foi trazido para Estrela para morar com os avós, pois sua mãe precisou retornar à Alemanha. Católico fervoroso, foi sempre grande apoiador de movimentos sociais ao lado de sua esposa Hilda Lydia Matte Seyboth. Sócio da Importadora Alto Taquari Ltda e da Corema – Comércio e Representações de Máquinas Ltda, trabalhou em ambas até a dissolução das empresas na década de 1990. Começou a trabalhar muito cedo carregando as malas dos viajantes que chegavam de vapor ao Porto de Estrela, onde hoje se situa a Escadaria. Foi dançarino do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs da Comunidade Evangélica de Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário