Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 22 de março de 2022

“O Rio Começa Aqui” visa incentivar a conservação de bueiros em Estrela


“O Rio Começa Aqui” visa incentivar a conservação de bueiros em Estrela

Campanha com a sinalização de bocas de lobo na área central e ações nas escolas municipais têm como objetivo conscientizar a população contra a poluição do esgoto pluvial

O Governo de Estrela, por meio dos departamentos de Meio Ambiente e Trânsito, deu início a um projeto de conscientização contra a poluição do esgoto pluvial. Com o título “O Rio Começa Aqui”, teve início com a pintura e sinalização de bueiros da área central. A medida tem por objetivo chamar atenção à educação ambiental e ajudar na preservação dos arroios Estrela e Boa Vista, afluentes do Rio Taquari.

Conforme a diretora de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, a sinalização feita nos bueiros, realizada em parceria com o Departamento de Trânsito, tem por objetivo chamar a atenção da população. “A comunidade precisa entender que todo o lixo jogado para dentro do bueiro vai parar no rio. É levado pelos córregos e arroios e polui as fontes de água do município. Além disso, bueiros com lixo entopem e se transformam em problema quando chove um pouco mais.”

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, existem em média 25 pontos problemáticos na área central de Estrela, onde as bocas de lobo entopem com facilidade. “Agora, com a incidência maior de chuva, isso se torna um problema ainda maior porque os bueiros entupidos transbordam, e causam pontos de alagamento em ruas e calçadas”, destaca Müller.

Sala Verde

Ao todo foram pintados dez bueiros na área central do município. Para os bairros, a ação foca na educação ambiental por meio dos alunos da rede municipal de ensino. “Usaremos o projeto Sala Verde para desenvolver ações junto dos nossos alunos. É necessário que a população veja com outros olhos os bueiros, pois o Rio Taquari de fato começa neles”, sublinha a diretora de Meio Ambiente, Tanara Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário