Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 30 de março de 2022

Memorial apresenta os 40 anos da Escola Estadual Ensino Médio Estrela



Memorial apresenta os 40 anos da Escola Estadual Ensino Médio Estrela

Mostra será inaugurada na próxima sexta-feira, 1º de abril, e retrata as quatro décadas da primeira instituição de ensino pública criada já com o Ensino Médio – 2º grau na época

O Memorial de Estrela inaugura, na próxima sexta-feira (1º), a exposição comemorativa aos 40 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela. A instituição, fundada em 2 de abril de 1982, foi a primeira escola pública do município a ter a oferta de ensinos Fundamental e Médio completos, na época denominados 1º e 2º graus.

A homenagem foi proposta pelo coordenador do Memorial de Estrela, Airton Engster dos Santos, que é também o curador da mostra. Por meio de fotografias, livros e documentos, dos Santos retrata os últimos 40 anos da educação pública, focados na primeira escola estadual de Ensino Médio instalada em Estrela. “Na época isto foi um grande salto para a democratização do ensino, pois quem concluía o ensino Fundamental tinha que seguir estudando na rede privada. A Escola Estadual de Ensino Médio Estrela veio para suprir esta carência”, relata.

Para o organizador da exposição, passados 40 anos de fundação da escola, a instituição hoje oferece condições plenas no processo de ensino-aprendizagem. Em função disto, segundo dos Santos, faz-se necessário um agradecimento a todas as pessoas, entidades, autoridades, professores, pais, alunos, funcionários que não deixaram de medir esforços na concretização das metas pró-desenvolvimento da educação. “Neste caso a nossa gratidão vem no formato de exposição. Abrimos as portas do Memorial de Estrela para contar esta linda história do ensino no nosso município”, pontua.

A inauguração da exposição ocorre nesta sexta-feira, 1º de abril, a partir das 16h, junto ao Memorial de Estrela, na Rua 13 de Maio, 398 – Centro. A visitação é grátis e o espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 11h30min e das 13h às 18h.

Parceria com o município

Conforme a diretora da escola, Sirlei Diehl Lohmann, a iniciativa de realizar a exposição junto ao Memorial de Estrela é uma das formas do governo municipal reconhecer a importância da instituição e promover a educação pública na região. “Tenho muito orgulho da minha caminhada dentro da escola e me sinto realizada como educadora, contribuindo para uma sociedade melhor”, disse. Sirlei destacou ainda o apoio do Governo de Estrela pela parceria nas comemorações dos 40 anos da Escola.

Um pouco de história

Em 26 de março de 1982, o Conselho Estadual de Educação emitiu o parecer nº 241/82, favorável à autorização de funcionamento desta escola. Em 30 de março de 1982, o secretário da Educação, Ricardo Leônidas Ribas, assinou a Portaria nº 6421, autorizando o funcionamento desta escola; e já no dia 1º de abril de 1982, a referida Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O prédio, construído em 1941 abrigava, inicialmente, a Escola Estadual Vidal de Negreiros, que na época, contava apenas com o Ensino Fundamental. Com a instalação da Escola Estrela, a Vidal mudou-se para o atual endereço, no Bairro Alto da Bronze.


Nenhum comentário:

Postar um comentário