Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 23 de março de 2022

BAÚ DO AIRTON 43

Exposição - EEE Médio Estrela - 40 Anos - 1982-2022

A Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar a história de 40 anos do nosso educandário, contada através de uma exposição com documentos, fotos e textos.

Cerimonial de abertura no dia 1º de abril de 2022, com início às 16 horas. Local: Memorial de Estrela - Rua 13 de Maio, nº 398 - Centro. Venha engrandecer esta mostra com sua presença. O evento conta com apoio do Governo de Estrela.

Diretora Marlise Gerhardt

Sou Marlise Gerhardt, atuei na Escola Estadual 2° de Grau Estrela, de 1983 a 1997, quando me aposentei. Desempenhei as funções de Professora, Supervisora Escolar, Vice- diretora e Diretora. Relembro dessa época com carinho e saudades. Certamente foram os melhores anos de minha vida profissional.

Tivemos um grupo de professores e funcionários muito comprometidos com o fazer pedagógico. Os alunos em 1983, eram 33, e em 1997, mais de 700. Nossos egressos nos orgulhavam do caminho que seguiam. Foi muito gratificante.

Obtivemos muitas conquistas como a matrícula por disciplina e a construção do ginásio esportivo, e acima de tudo, a filosofia do "Educar com Humanidade.

A Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela nos seus 40 anos de funcionamento merece ser comemorada porque neste estabelecimento se constroem valores e princípios para todos por quem por ela passam. Estou feliz por fazer parte da história dessa Escola. Cumprimentos a todos que estão fazendo o seu melhor, porque, com certeza o futuro depende da educação de hoje.

Diretor Erci Albarello

Em abril de 1997, para marcar os 15 anos de atividades da Escola Estadual de 2º Grau Estrela (1982-1997), foi realizado um debate-palestra integrado pelo prefeito Leonildo José Mariani, pela Delegada de Ensino, Gladis Maria Müller Wagner e pelo diretor e professor Erci Pedro Albarello, entre outros profissionais. 

O diretor Albarello disse, naquela oportunidade: "a sociedade está cada vez mais exigente, e somente os melhores conseguem adquirir oportunidades de prestígio na vida profissional e serem pessoas realizadas. O aluno deve fazer parte de contexto educativo, não um mero receptor de conhecimentos". Albarello, que já havia atuado como Orientador Educacional, vice-diretor (1994 até 1997) e diretor (1998), aposentou-se em 1999.

Diretora Maria Izabel Knack

Na EEEME trabalhei por muitos anos de minha vida profissional. Escola pioneira em matrícula por disciplina na região, na qual se primava pela qualidade do ensino. Comecei minha trajetória nesta Escola como professora, com o passar do tempo, fui convidada para integrar a equipe diretiva pelo prof. Erci Pedro Albarello. 

Após a aposentadoria do professor Erci estive na direção desta renomada escola por duas gestões (1999 a 2003). Nesta função, priorizava-se os princípios fraterno cristãos, objetivando um ambiente cordial, harmonioso e favorável ao desenvolvimento do corpo docente e discente.

Diretora Belkis Carolina Calsa

A Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, sempre foi um marco inovador na produção do conhecimento em nosso Município, quiçá no Vale do Taquari. O grande diferencial da época era a matrícula por disciplina, que ia de encontro ao ritmo de aprendizado que o aluno queria ou podia imprimir em sua vida estudantil. 

Como diretora por 5 anos, busquei inovar em alguns aspectos, mas o fundamental é que o SUCESSO de uma gestão pública na área da educação, não é se a equipe diretiva ou professores alcançaram metas, mas sim, se o jovem a quem a família nos entregou a tarefa de conduzi-lo pelos caminhos da Cultura e do Conhecimento, realmente tornaram-se pessoas efetivamente FELIZES. Isso sim é SUCESSO alcançado!

Diretora Zaira Junqueira

Parabéns Escola Estadual de Ensino Médio Estrela pelos seus 40 anos dedicados a um ensino de referência do nosso Município. Quero agradecer primeiramente a professora e Diretora Belkis Carolina Calsa, que me convidou para trabalhar nesse Educandário em 2006 onde permaneci até me aposentar em 2017. 

Agradeço a meus vices diretores ao longo desses anos: Luciano Inanine, Anelise Kipper, Loiva Marlene Fernandes, Ruthilde Erna Helfenstein; Ana Lúcia Petter e Marli Terezinha Porn, assim como os Presidentes do CPM e Conselho Escolar Senhores e Senhoras: Vanderlise Drexssler, Maria Cristina Weber Mallmann, Celina Costa , Airton Engster dos Santos, Pedro Valdir Pereira, Glaci Graff e Arlete Fell; as Secretárias: Deise Cristiane Eede e Katia Luciana Petter, aos Professores, Funcionários, Pais e Alunos que fizeram parte dessa história.

Passamos por momentos difíceis com conflitos, dificuldades e muitos outros problemas. Estar com um mundo de pessoas diferentes é sempre um desafio diário. Mas juntos fomos fortes. Passamos também por momentos alegres e inesquecíveis como ao final de cada ano de trabalho, a Formatura das turmas de terceiros anos, de um número significativo de vidas, que a partir dali seguiriam seus caminhos e sonhos em busca do sucesso pessoal.

Mas o maior legado e sensação de dever cumprido foi a conquista da reforma pela qual a Escola passou. Deixamos um prédio lindo, acolhedor e em condições plenas de funcionamento. Foi um sonho realizado, um motivo de muito orgulho para todos nós. Fui e sempre serei muito feliz por ter feito parte dessa linda história de 40 anos. Por quê? Porque você merece o melhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário