Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 31 de março de 2022

É vez da vacinação contra a Gripe em Estrela


É vez da vacinação contra a Gripe em Estrela

A 24ª Campanha Nacional contra a Gripe iniciará na próxima segunda-feira (04), e em Estrela também ocorrerá em duas etapas e será realizada unidades de vacinação descentralizadas do Posto Central, que seguirá com a imunização da Covid e sala de vacinas

O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (04) a 24º Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A meta é imunizar com a vacina Influenza cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. A mesma, contudo, será dividida em duas etapas/grupos. Em Estrela, que seguirá as regras nacionais, a imunização ocorrerá nas unidades de saúde dos bairros, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e também através da Unidade Móvel. Meta é imunizar 95% da população apta a receber a vacina.

A campanha nacional ocorrerá em duas etapas, assim como em Estrela. No município, a primeira etapa ocorrerá entre os dias 4 e 30 de abril, quando serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda etapa, que vai de 2 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. Este ano, 30 de abril será o dia D de mobilização nacional.

Estrela deve receber, para sua primeira etapa, 6.6 mil doses apenas para o grupo da Terceira Idade. As pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde poderão buscar a vacina nos seguintes locais: Serviço de Assistência Especializada (SAE); nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Moinhos e Imigrantes; na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União e na Unidade Móvel. Em cada uma há um horário específico. Entre as orientações gerais, está a que pede para que pessoas com sintomas gripais adiem a aplicação da vacina para quatro semanas após início dos sintomas

Segundo a pasta da saúde nacional, entre 75 e 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, o ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte. No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Outras

Vale ressaltar que no atual momento, a vacinação para outras enfermidades segue ocorrendo na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental), das 7h30min às 13h30min. Já a Vacinação Covid, também no Posto Central, com imunização adulta diária na parte da manhã e infantil à tarde, em etapas escalonadas. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário