Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Nos Trilhos de Natal da Amturvales - Na incrível viagem de Maria-Fumaça entre Guaporé e Estrela no RS





























































































Nos Trilhos de Natal movimenta multidões nas estações

No sábado ocorreu um passeio demonstrativo do trem Maria Fumaça por sete cidades, com passagem por 27 túneis e 16 viadutos. A Ferrovia do Trigo, entre Guaporé e Colinas recebeu uma composição da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

As autoridades, imprensa e convidados constataram o potencial turístico enorme, com emocionante recepção nas estações localizadas ao longo do percurso. Milhares de pessoas aguardavam o trem que vinha apitando de longe.

Durante a viagem os passageiros do trem receberam, para degustação, uma caixa com delícias produzidas na região e uma bolsa contendo material promocional das rotas turísticas.

No final, a delegação foi recebida no Salão da Oase em Estrela, onde o prefeito Rafael Mallmann e um grupo de danças folclóricas aguardavam para comemorar o sucesso da iniciativa.

O presidente de Amturvales Rafael Fontana, disse que o objetivo é resgatar a memória ferroviária. Para isso foi criado o projeto Nos Trilhos do Natal com apoio da ABPF, Rumo Logística (operadora da ferrovia) e prefeituras. Trata-se do primeiro passo, afirmou.

Para o diretor de promoções da ABPF, Everaldo Pilz, o evento foi possível graças aos entendimentos mantidos entre a Amturvales e a Associação.

Segundo Everaldo, aproveitando o Trem de Natal que passava pela região foi realizado o passeio considerado um deslocamento técnico. A partir do sucesso alcançado com a iniciativa já se projeta para o mês de agosto de 2019 realizar um passeio não regular, em forma de modelo comemorativo, entre Estrela e Guaporé. No futuro espera-se construir uma linha eventual no trecho que é considerado o mais fantástico das ferrovias do Brasil.

Muito pode ser explorado: as belezas naturais, túneis, viadutos e a a história do Batalhão de Engenharia do Batalhão Ferroviário do Brasil. Em torno de 5 mil militares trabalharam nas "obras de arte" edificadas no trecho, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário