Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Leonildo José Mariani - Um professor eleito prefeito em 1988!







Eleições municipais em Estrela-RS - 1988

Leonildo José Mariani
Um professor eleito prefeito em 1988!

Eleito pelo PDT em 1988, obtendo 8.349 votos, Leonildo José Mariani elaborou um programa de governo colocado em prática por uma equipe competente.

Para a Secretaria  da Administração convidou Alfredo Ignácio Barth, como secretário da administração. Em 1991, assumiu a pasta o advogado Geraldo Fernando Mânica.

O Secretário da Fazenda foi João Manuel Dutra. Alcides Dall’ Orsoletta foi secretário da Indústria e Comércio substituído por Milton Adir Immich e em 1992 por Eduardo Souza.  Terezinha Cleiva Saraiva Bender, secretária da Educação, Cultura e Ação Social. José Itamar Horn, secretário de Esporte e Lazer. Hilário Eidelwein da Agricultura e  Meio Ambiente.  Celso Brönstrup foi  secretário  de Obras, Viação e Serviços Urbanos de 1989 a 1990; em 1991 a 1992 foi substituído por Alcides Dall’ Orsoletta.

Segundo o professor José Alfredo Schierholt, durante o governo de Mariani e Celso (1989-1992), entre os principais fatos, devem ser mencionados: o Plano Verão, em janeiro de 1989, surgindo o Cruzado Novo (NCz$), a eleição de Fernando Collor de Mello, em 1989, e seu famoso Plano Collor (Cr$), de abril de 1990.

Em nível estadual, Alceu Collares, pelo PDT, venceu para governador, com 45,66% dos votos.

O Professor Leonildo José Mariani teve que cortar despesas. Em seis meses, estavam as finanças sob absoluto controle.

No período, foram implantados mais de 120.000 metros de  redes de água nas associações comunitárias e construídos 13 centros comunitários em Estrela.

O Centro Municipal de Atendimento Integrado - CEMAI foi criado em 1990.  O seu objetivo era atender, em turno integral, às crianças carentes, dos 7 aos 14 anos. No final de 1992 o CEMAI atendia 170 crianças.

Mariani teve a Educação como a grande prioridade em sua administração. No Censo Educacional de 1990, Estrela apresentava 96,38% da população adulta alfabetizada.

Criou uma Lei  que concede o equivalente a ½ salário mínimo mensal para as famílias com membros portadores de necessidades especiais.

Foi executado pelo município um trabalho especial para os idosos (3ª idade).

Em 1989 e 1990, o município foi assolado por cinco enchentes.  A administração Mariani - Brönstrup iniciou, a aquisição de terrenos e a remoção das famílias de áreas de risco.

A Agricultura em Estrela, foi executada por um quadro técnico, com inseminadores, técnicos em agropecuária, auxiliares, médicos e veterinários.

Através de convênio celebrado com a UNISC foi elaborado um projeto para  despoluir os mananciais hídricos.

No Natal de 1991, na Campanha Estrela Nota 10, a Prefeitura sorteou um automóvel zero km, para incentivar o Comércio de Estrela.

Entre os investimentos em obras, merecem destaque: a transformação em ponte da antiga Pinguela. A antiga ponte de madeira, que vai para o estádio do Estrela FC, foi substituída por uma ponte de alvenaria.

Nos quatro anos de Administração Mariani - Brönstrup foi executado a pavimentação de ruas de Estrela, num total de 140.588 m².

Celso Bronstrup – vice-prefeito

Assumiu em quatro momentos, num total de 86 dias, Celso Brönstrup deu boa contribuição ao primeiro governo de Mariani. Iniciou como secretário municipal de Obras, Viação, Serviços Urbanos e Trânsito, de maio de 1989 a maio de 1991.

Tanto como secretário, como vice-prefeito, trabalhou em harmonia com a administração. Coube-lhe a tarefa de recuperar as vias públicas, danificadas constantemente por cinco enchentes.

Obs. O professor Leonildo José Mariani foi reeleito prefeito de Estrela, em 1996, para mandato 1997-2000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário