Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé promoveu palestra - Estrela-RS - 141 Anos de História - Memória, terra e sua gente!

Estrela-RS - 24 de maio de 2017
























Tive a honra de palestrar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé. Tema; Estrela-RS - 141 Anos de História... Em torno de 200 alunos participaram das atividades... Meus agradecimentos aos professores, direção e alunos do educandário pela acolhida...

Lenda: Antigamente, Estrela era habitada por índios Guananás. Mais tarde, vieram os portugueses navegando pelo Rio Taquari. Quando chegou a noite, descansaram as margens do Rio Taquari, sobre o qual a lua brilhava. De repente olharam para cima e viram pontos luminosos como se fosse uma estrela caindo. Exclamaram: “Estrela”! Acharam que isto era sinal do céu e que esta terra traria riqueza e felicidade. Os pontos luminosos, eram gases do pântano que existia onde hoje é o Colégio Santo Antônio. É por isso que o município leva o nome de Estrela.


O município de Estrela comemora seus 141 anos de emancipação política. Por ordem cronológica: portugueses, alemães, italianos contribuíram para colonização de Estrela.

A partir de 1861 Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto fixou residência na Colônia Estrela e iniciou o povoado, organizou a Vila, abriu picadas, iniciou a navegação a vapor... Por essa e muitas outras ações é chamado de fundador de Estrela.

Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto era filho do jovem coronel José Luis Menna Barreto e de Ana Emília de Sampaio. O pai de Antônio Vitor morreu em combate em 1825. Sua mãe, Ana Emília casou em segunda núpcias com o coronel Vitorino José Ribeiro e em 1830 o casal comprou (por permuta) a Fazenda da Estrela.

Vitorino José Ribeiro em 1856 criou a Colônia da Estrela. Os alemães vieram para colonizar a área. Chegaram provenientes de São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Feliz.

No dia 20 de maio de 1876 o presidente da Província do Rio Grande do Sul sancionou a Lei 1.044 que elevava à vila a Freguesia de Santo Antônio da Estrela

A primeira via de transporte utilizada pelos colonizadores foi o próprio Rio Taquari, que funcionava como calha não só de águas, mas também de escoadouro natural de seus produtos e sua via de comunicação com o mundo exterior.

Hoje Estrela, como outros municípios da região, apresenta uma população de diversas ascendências: alemães, portugueses, italianos e outras. Também se cultuam tradições diversas. Afinal somos parte do Brasil, o país da diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário