Coluna de Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 03 de maio de 2017


História: Em 1881 foi instalada agência dos Correios no município de Estrela, sendo primeiro agente o Sr Jacob Müller.

O secretário de Agricultura, José Adão Braun (PP), disse que os profissionais da Prefeitura irão conversar com os produtores, para providenciar a regularização de cada agroindústria familiar. Afirmou que a Feira do Produtor vai continuar de forma organizada e a Feira do Peixe será modelo.

O vereador, Marcos Wermann (PV), enfatizou que "a Feira do Produtor não vai fechar, pois não somos fracos". Se dirigindo à Vigilância Sanitária afirmou que não basta ser legalista, é preciso ser ponderando. Pediu para os profissionais auxiliarem na busca de soluções para os problemas. Segundo Wermann, "só Estrela perde com as divisões".

A Prefeitura de Estrela em parceria com a Univates, inaugurou na tarde na sexta-feira (28), o Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), localizado na Rua Geraldo Pereira ao lado do Hospital. O governador José Ivo Sartori; ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; prefeito Rafael Mallmann; além de autoridades e lideranças locais e regionais, estiveram presentes na solenidade.

Antes da inauguração do Cami, o governador do Estado, José Ivo Sartori, palestrou na reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), no Hotel Estrela Palace, onde abordou o tema: O Rio Grande que saiu na frente. O evento reuniu lideranças municipais e regionais. Contou com a presença da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini.

O Memorial da Aepan-ONG promove a exposição "Coisas que não existem mais!". A mostra acontece no evento "Arte na Escadaria" no próximo domingo (07). Serão expostos diversos objetos antigos, para que todos possam ter contato e entender a importância de cada item. Especialmente ligados a comunicação.

O presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul (TMA-RS), Exmo. Dr. Roque Bakof, coordenou a solenidade de formatura dos Juízes Mediadores Seccional de Estrela. O evento que contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e convidados dos concluintes do Processo de Qualificação, foi realizado na Câmara de Vereadores de Estrela.

Uma das maiores festas alemãs do interior do Estado – O Festival do Chucrute, foi lançado oficialmente na sexta-feira (28), no salão da Oase em Estrela, com a presença de autoridades, convidados e participantes dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. O local foi enfeitado com decoração característica onde os convidados degustaram comidas típicas, cerveja artesanal e apreciaram o desfile dos dançarinos com trajes que serão usados nos dias do evento.

A programação completa da 52ª edição do festival inclui, além dos tradicionais bailes nos dias 20 e 27, o Desfile Típico, dia 6 de maio; também dois cafés coloniais, dias 21 e 22; a 23ª edição da Festa do Idoso, dia 24; a 11ª Festa das Apaes, dia 25 e Assembleia Ordinária da Amvat, dia 26. Os ingressos para os bailes típicos já estão a venda. Mais informações pelo 3712-1120.

Já a Maifest – 141 anos conta, além do Festival do Chucrute, com a realização da 18ª ParkChoppFest. Além de shows com Dionatã Severo, Lucas & Felipe e MC Stamm; bandas Sputnik e Vôo Noturno também animarão os visitantes. A festa no Parque Princesa do Vale realiza tradicionais eventos como o Baile da Melhor Idade (Banda Festigma) e Torneio do Boi (dia 19); os Jogos Germânicos (dia 20); Grenais (dia 21) e o 3º Encontro Nacional de Motorhomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário