Coluna do Airton Engster dos Santos - 31 de maio de 2017


Coluna de Estrela - 31 de maio de 2017


História: Em 1878 o município de Estrela já contava com 10 casas comerciais, uma cervejaria, uma fábrica de sabão, cinco alambiques, 5 moinhos, 5 ferrarias, 12 carpintarias, 10 sapatarias e 4 alfaiatarias.

Em breve a Prefeitura de Estrela vai implantar o aplicativo Fiscale. Para o ouvidor do município Klaus Geoge Simon, o Painel Gestor Fiscale é a grande ferramenta para a gestão de cidades. Conexão direta com o cidadão que acompanha cada etapa. Uso útil da tecnologia. Gestão e eficiência na realização das solicitações. Transparência e participação dos cidadãos. O Painel Gestor concentra todas as solicitações e colaborações enviadas pelos cidadãos através da abertura de um protocolo que acompanhará a solicitação até o seu fechamento.



O coordenador da Defesa Civil de Estrela, Sandro Bremm, informa que o Rio Taquari atingiu a cota de 21 m no domingo, ou seja, 7 m acima do nível normal. Uma equipe de servidores da Prefeitura de Estrela e voluntários da comunidade realizaram a remoção de 20 famílias. Destas, 13 foram para abrigo no Ginásio Ito Snel no Bairro Oriental e 7 para casa de parentes ou amigos.

Ruas interditadas que foram invadidas pelas águas da cheia do Rio Taquari: Rua Olinda Mallmann (Bairro Imigrantes); Rua João Lino Braus (Bairro Boa União); Rua Albino Francisco Horn (entre Bairro Imigrantes e Bairro Alto da Bronze); Estrada Municipal da Cascata; Travessa Müller (São Jacó e Novo Paraíso); Estrada Municipal Antônio Barth (fundos do Parque Princesa do Vale); Arnaldo J Diel (fundos da antiga Ambev).

Foi realiza palestra para alunos do 2º ao 5º período do Ensino Fundamental da Escola Municipal Odilo Afonso Thomé, cujo tema foi: Estrela - 141 Anos de História - Memória, terra e sua gente! Hoje, o educandário conta com 365 alunos. A atual diretora é Letícia Silva dos Santos.


Na noite de sábado (27), o Centro Comunitário Cristo Rei ficou completamente lotado no segundo Baile do 52º Festival do Chucrute, que integrou a programação da Maifest 2017. Em torno de 450 dançarinos dos Grupos de Danças Folclóricas se apresentaram para um público de 2,7 mil pessoas. A noite teve animação da Banda La Montanara. Apresentada a nova corte para 2018: Princesa: Emanuelle Pies e Rainhas: Lais Schwambach e Sophia Rassweiler Gorgen.

As agroindústrias familiares interessadas em participar da Estrela Multifeira 2017 poderão realizar sua inscrição entre os dias 1º de junho e 10 de julho. Organizada pela Emater/RS/Ascar de Estrela, juntamente com a Secretaria de Agricultura do município e STR Estrela, a Feira da Agroindústria Familiar vai disponibilizar 30 espaços.

A primeira-dama do município, Carine Schwingel, já estuda o projeto do Natal na Praça 2017. Expectativa é de uma programação que, mais uma vez, coloque Estrela em destaque no cenário regional e estadual. 

Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário