Reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela-RS



Reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMDEMA

20 de abril de 2017

A secretária do COMDEMA, Rosangela Selli Johann, relatou sobre a tramitação a nível de município quanto da cobrança a cerca da Logística Reversa de pilhas e lâmpadas. 

Comentou ainda que em março de 2016 os estabelecimentos comerciais que comercializam esses itens foram convidados para uma audiência na Câmara de Vereadores, na presença de Promotores da região e do Estado, onde foi explicada a sistemática da Logística formas de descarte e a cobrança. 

Já no mês de maio esses estabelecimentos irão ser chamados novamente pela secretaria de Meio Ambiente para a assinatura de um Termo de Compromisso, onde assumem receberem esses itens de volta após o uso de seus clientes e os destinarem corretamente. 

Caso algum estabelecimento não venha a assinar esse Termo será convocado pelo Ministério Público . 

Em seguida Mauro Tubino falou sobre o recolhimento das embalagens de agrotóxicos que ocorrerá dia trinta e um de Maio em Estrela. 

Manifestou preocupação quanto ao não comparecimento de alguns agricultores para descarte deste material os quais alegam terem muitas embalagens e dificuldades para encaminhá-las ao ponto de coleta. 

Elisabete Schmidt argumentou que deveria se criar uma forma de demonstrar a importância desse correto descarte e que o mesmo atende-se o maior número possível de agricultores. 

Álvaro Trierweiler da EMATER se responsabilizou em trazer para a próxima reunião material sobre a Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos e as leis que norteiam esse assunto. 

Rosangela disse ainda que a CORSAN entregou ao Município um Estudo Técnico Conceptivo sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Estrela que será analisando pelos técnicos do Meio Ambiente. Ficou acertado também que para a próxima reunião do Conselho que ocorrerá dia onze de Maio maiores informações quanto a este Estudo serão prestadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário