Coluna Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 26 de abril de 2017

História - Conforme Álbum do Cinquentenário do município, em 1878 Estrela já contava com 10 casas comerciais, uma cervejaria, uma fábrica de sabão, cinco alambiques, 5 moinhos, 5 ferrarias, 12 carpintarias, 10 sapatarias e 4 alfaiatarias. 

Agricultores que comercializam produtos na Feira do Produtor de Estrela estiveram na Câmara de Vereadores durante a sessão de segunda-feira, manifestando contrariedade com a forma de agir da Vigilância Sanitária. Eles não concordam com as ações realizadas pelo órgão nos últimos dias. Falando na tribuna, os vereadores se comprometeram em auxiliar os produtores rurais.


A secretária do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Rosangela Selli Johann, relatou sobre a tramitação a nível de município quanto a cobrança da Logística Reversa de pilhas e lâmpadas. Comentou que no ano passado os estabelecimentos que comercializam esses itens foram convidados para uma audiência sobre o assunto. Já no mês de maio esses estabelecimentos irão ser chamados novamente pela secretaria de Meio Ambiente para a assinatura de um Termo de Compromisso, onde assumem receberem esses itens de volta após o uso de seus clientes e os destinarem corretamente.

A Corsan entregou ao Município um Estudo Técnico Conceptivo sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Estrela que será analisando pelos técnicos do Meio Ambiente.

Mauro Tubino da Emater, falou sobre o recolhimento das embalagens de agrotóxicos que ocorrerá dia trinta e um de Maio em Estrela. Manifestou preocupação quanto ao não comparecimento de alguns agricultores para descarte deste material os quais alegam terem muitas embalagens e dificuldades para encaminhá-las ao ponto de coleta. 

Tendo por local o plenário da Câmara de Vereadores de Estrela, ocorreu a formatura da Turma de Juízes Mediadores da Seccional de Estrela: Antônio Luiz Rücker, Enio Geraldo Thomas, Loiva Terezinha Werle, Raquel Birck, Luiz Fernando Kalsing, Nicholas Horn, Ana Rita Berti Bagestan, Ana Paula Schmid Favarin, Elda Blankenheimer, José Carlos Martins, Miguel Guedes dos Santos, Martha Terezinha Knebel, Jussana Gabrieli Machado e Emile Steffens.

O governador do Estado, José Ivo Sartori, estará em Estrela na sexta-feira (28) para participar de dois eventos: Será o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), às 12h, no Estrela Palace Hotel. Logo após, participa dos atos inaugurais do Centro de Atendimento Materno-Infantil, implantado em parceria pela Prefeitura de Estrela, através da Secretaria da Saúde, e Univates. A solenidade ocorre às 14h.

O músico Mario Ruschel nasceu em 23 de fevereiro de 1937. Morreu no dia 20 de abril de 2017, depois de uma enfermidade grave. É autor da letra e música do “Hino dos Barranqueiros do Rio Taquari”.

A 8ª Noite da Tradição Gaúcha reuniu grande público no Centro Comunitário Cristo Rei. Antes do baile, o tradicionalista José Adair da Silva recebeu homenagem. A promoção teve parceria entre a equipe de organização da Noite da Tradição Gaúcha, o CTG Raça Gaudéria e a Escola de Danças Fandangueiras, que durante o evento diplomou alguns casais dançarinos. A festa ficou por conta de João Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo, que animaram com grande estilo o Fandango da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário