Coluna Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 12 de abril de 2017


Coluna Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 12 de abril de 2017 

História - Em 1873 foi criada a Freguesia de Santo Antônio da Estrela e toma posse o primeiro vigário da Paróquia, Padre Francisco Schleipen. 

A Societá Italiana Fiori dei Piani, localizada na Santa Rita em Estrela, realizou o tradicional Jantar da Caça em homenagem aos praticantes de "Tiro Esportivo" da entidade. Como cardápio principal foi servido codorna e coelho, que teve como acompanhamento massa, polenta, tortéi, pien, galinha ao molho pardo, saladas e sobremesas. Para 330 jantas foi necessário 450 codornas onde foram preparadas no forno e recheadas. O Presidente da entidade, Hermogêneo Lizot, e seu vice, Rodrigo Mezzomo, agradeceram a presença de todos no belo evento.

No sábado, a comunidade festejou com os jovens no Jantar Baile em comemoração ao 19º aniversário do Curso de Lideranlça Juvenil (CLJ) da Paróquia São Cristóvão de Estrela. Mais de 300 jantas foram servidas. Após a missa ocorreu a recepção no ginásio para o jantar. O baile ficou por conta da Banda Beer.


Semana Santa - Houve benção dos ramos em frente do Santuário Santo Antônio e após celebração da Santa Missa no interior do templo. Segundo o Pe. Pedro Nicolau Schneider, Reitor do Seminário São Paulo Apóstolo, celebrante em Estrela, disse que os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé, especialmente nestes tempos difíceis.

A Igreja Evangélica de Estrela (IECLB), realizou programação especial no Domingo de Ramos. O templo localizado no Centro, que estava enfeitado com ramos (palmas) desde a porta até o altar teve lotação completa dos fiéis. As crianças menores tiveram culto infantil, e os jovens confirmandos foram apresentados para comunidade. O Coral da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) entoou cânticos de louvor durante o culto, sob a batuta da Regente, Carolina Wiethölter. Ocorreu ainda a Santa Ceia. 

A Igreja Assembléia de Deus Unida Pentecostal do Brasil (IADPUB) promove no próximo domingo (16), às 19h30, show com a dupla Canarinhos de Cristo. Não haverá cobrança de ingresso, mas é solicitado a doação de alimentos não perecíveis ou produtos de limpeza para obras sociais da congregação. A IADPUB está localizada na Rua Henrique Uebel, 712, no Bairro das Indústrias. Na apresentação dos Canarinhos de Cristo terá louvores entoados pelos cantores com músicas antigas e tradicionais e também canções novas, mais recentes. 

A partir do mês de maio, um curso "Pré-Militar" estará disponível em Estrela. Será ministrado em sábados pela manhã, na Igreja Cristo Vive. Inscrições podem ser realizadas na sede da própria congregação religiosa que vai ceder espaço para aulas teóricas e práticas. O curso já é ministrado em outras 15 cidades do Rio Grande do Sul. O Oficial Pré Militar Éder Macedo disse que o mesmo tem como principal objetivo preparar jovens de 12 a 21 anos para a carreira militar, formar cidadãos capazes de valorizar a Pátria e suas riquezas. 

A Secretaria de Obras do município de Estrela, divulgou dados estatísticos referente aos serviços prestados no mês de março de 2017. Foram recolhidas 250 cargas de entulhos e galhos verdes; 180 sofás; Realizados 408 reparos na iluminação pública, sendo instaladas três luminárias novas e completas; colocadas 89 cargas de saibro e brita nas vias públicas. Capatazia do Costão: Feito patrolamento e colocação de brita no acesso ao Aerodromo da São José; Estradas patroladas e colocação de materiais na Linha Lenz, inclusive com roçada na RS 129; Patrolamento na comunidade de Chá da Índia.

O feriado de Páscoa vai alterar o expediente nas repartições públicas de Estrela. Na área administrativa o atendimento se encerra na quinta-feira às 11h30min. As escolas municipais funcionam até quinta-feira à tarde, e à noite não haverá aulas do (EJA). A Secretaria da Saúde informa que as unidades básicas funcionarão normalmente no dia 13 (quinta-feira). Na Sexta-Feira Santa não haverá atendimento, mas o Hospital Estrela já foi comunicado. Já a Secretaria do Meio Ambiente avisa que o recolhimento de lixo ocorrerá normalmente durante todo o feriado. Por fim, na Agricultura não haverá atendimento na quinta (13) à tarde, Sexta-Feira Santa e domingo de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário