Notícias de Colinas-RS - Outubro de 2016

Escola Ipiranga: atividade incentiva alimentação saudável

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos em parceria com a Universidade Metropolitana de Londres, na Inglaterra, descobriu que mais cores, variedade e até uma disposição divertida dos alimentos incentivam as crianças a terem consumo adequado. Essa seria a solução para tornar pratos saudáveis atrativos para a meninada. Dessa forma, os alunos do Jardim A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga vivenciaram um novo jeito de se alimentar. No dia 26 de outubro, a nutricionista Ana Paula Jasper realizou uma atividade de educação nutricional. Tendo à disposição macarrão, beterraba, brócolis, tomate, milho e ervilha, as crianças de cinco a seis anos montaram figuras em seus pratos. 

O objetivo é estimular quanto à alimentação saudável, a origem dos alimentos e seu preparo, oferecer, de forma lúdica, atividades que envolvam os alimentos e reforcem suas características nutricionais, através do manuseio e observação de cores , formas e sabores diversos; unir-se à família como aliada na criação de hábitos alimentares saudáveis; e levar receitas e hábitos alimentares novos para a família. “Percebemos que com pratos mais coloridos há mais vontade de degustar vegetais e legumes. Isso incentiva a prática do consumo saudável desde pequeno”, reforça. Entre os objetos formados, estão animais, automóveis e flores.

Abertos pedidos de sementes de milho e sorgo troca-troca

A Secretaria Municipal da Agricultura do município de Colinas informa aos produtores rurais interessados em adquirir sementes pelo Sistema Troca-Troca Safrinha 2016/2017 que estão abertas, até o dia 18 de novembro, as encomendas.

O produtor poderá solicitar sementes de milho híbrido convencional e híbrido com tecnologia transgênica e sementes de sorgo. Para algumas variedades com tecnologia transgênica, o produtor terá que pagar o valor referente à tecnologia (R$154,00) no momento do pedido.

Dia da Família reúne 300 pessoas

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo realizou no dia 28 de outubro, o 5º Encontro da Família. A programação ocorreu no Centro Comunitário de Colinas e reuniu em torno de 300 pessoas.

As atividades realizadas foram feira do livro, brinquedos infláveis, apresentações artísticas e palestra com a nutricionista Ana Paula Jasper que sugeriu 10 dicas para uma alimentação mais saudável para as crianças. Também foi servido café colonial.

Para a diretoria Elisete Weber, foi um momento dedicado à integração entre família e escola. “A atividade superou nossas expectativas. Trabalhamos ao máximo para isso, pois sabemos da importância dos pais na escola, no desenvolvimento integral das crianças”, sustenta.

Grupo orienta hipertensos e diabéticos

A Secretaria Municipal da Saúde realizou dia 27 de outubro mais um encontro do Grupo Hiperdia tendo como público-alvo os hipertensos e diabéticos. A atividade ocorreu no Centro Comunitário Evangélico e teve como tema “Nunca é tarde para mudar sua vida!”.

Na oportunidade, a farmacêutica da Unidade Básica de Saúde, Cláudia Spohr, repassou informações sobre medicamentos, a nutricionista Ana Paula Jasper promoveu orientação nutricional e o professor Régis Schneider conduziu as atividades físicas. Já a enfermeira Camila Zang aplicou hemoglicoteste para diabéticos e o médico clínico geral Diego Machado Terres verificou a pressão arterial de hipertensos. As agentes comunitárias de saúde fizeram a recepção dos participantes.

O evento reuniu 100 pessoas e teve como objetivo orientar diabéticos e hipertensos. No fim do dia, todos receberam amostras de temperos naturais e saudáveis, substitutos do sal de cozinha.

Município vacina contra a febre aftosa

A Secretaria Municipal da Agricultura de Colinas está realizando a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. A vacina é obrigatória para o rebanho bovino de zero a 24 meses de idade. Os produtores devem deixar seus animais presos para aguardar a chegada do vacinador.

Roteiro:

Quinta-feira, dia 10 - Linha Ano Bom da propriedade de Luiz Lagemann até a propriedade de Sinésio Wolff, passando por ambos os lados.

Sexta-feira, dia 11 - Linha Ano Bom Alto da propriedade de Hugo Lagemann até a propriedade de Irno Meyring, voltando, indo até a propriedade de Helio Altevogt.

Sábado, dia 12 - Linha Ano Bom Alto da propriedade de Lauro Lindemann até a propriedade de Geneide Lindemann, voltando, indo até a propriedade de Erica Lagemann.

Segunda-feira, dia 14 - Rua Parobé da propriedade de Alberto Imhoff até a propriedade de Nélio Borba, passando pelas propriedades de Edeltrudes Eckert até a propriedade de Leonice Freisleben.

Terça-feira, dia 15 - DA propriedade de Alice Eckard até a propriedade de Lourdes Wanderer, seguindo, indo da propriedade de Edio Lagemann até a propriedade de Ricardo Dickel passando também pelo Centro.

Quarta-feira, dia 16 - Linha Roncador, da propriedade de Leda Bergesch, até a propriedade de Levino Weirich;

Quinta-feira, dia 17 - Linha Roncador, da propriedade de Arlindo Santos da Silva, até a propriedade de Ciria Etgeton e na Linha Roncadorzinho, da propriedade de Irceo Kaplan até a propriedade de Valmir Weber;

Sexta-feira, dia 18 - Linha Leopoldina da propriedade de Erico Heinrichs, até a propriedade de Marlice Kohl.

Sábado, dia 19 - Linha Santo Antonio da propriedade de Otávio Wolschick até a propriedade de Erno Antonio Lenhardt.

Segunda-feira, dia 21 - Linha Santo Antonio da propriedade de Loni Fall até a propriedade de Chelsi Rohter passando nas propriedades de Ivo Alvicio Kusler, José Armindo Kich e Valdir Lenhardt.

Terça-feira dia 22 - Linha Westfália da propriedade de Milton Froder até a propriedade de Iliane Rohsig.

Quarta-feira dia 23 - Linha 31 de Outubro da propriedade de Orlando Niediedt até a propriedade de Rosane Pott passando somente pelo lado direito.

Quinta-feira, dia 24 - Linha 31 de Outubro da propriedade de José Orlando Horn até a propriedade de Hardy Fensterseifer passando somente pelo lado esquerdo.

Sexta-feira, dia 25 - Linha 31 de outubro da propriedade de Antônio Piva até a propriedade de Romaldo Magedanz.

Sábado, dia 26 - Linha Beija flor, da propriedade de Ingo Pott, até a propriedade de Manilde Rohrig e também na Rua Auxiliadora/Sede da propriedade de Helio Frederico Prediger até a propriedade de Antonio Marques da Costa passando pelas propriedades de Ivoni Huppes, Maria Adeli Pott, Darci Paulo Wathier, Silvane Inês Malmann.

Outubro Rosa é marcado por atividades de conscientização

Trinta e cinco mulheres participaram no último dia 29 da programação alusiva ao Outubro Rosa, uma campanha de conscientização para que a sociedade e as mulheres percebam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A atividade ocorreu no Centro Comunitário Evangélico e foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde.

Na oportunidade, a equipe da Unidade Básica de Saúde repassou informações sobre câncer de mama e colo do útero, assim como seus sintomas, tratamento e prevenção. Após, houve palestra com a terapeuta holística, Edi Kalsing, que falou sobre autoestima e emoções. Segunda Edi, as emoções (Medo, angústia, tristeza, raiva, mágoa) estão diretamente ligadas à incidência de doenças. Como forma de agradecimento, a palestrante recebeu uma cesta com flores e produtos coloniais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário