Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

IV Feira do Livro trará escritores conhecidos nacionalmente à Paverama

IV Feira do Livro trará escritores conhecidos nacionalmente à Paverama

A IV Feira Municipal do Livro de Paverama está prevista para iniciar na quinta-feira (17) da próxima semana e traz diversas atrações além da tradicional comercialização de livros. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem a seguinte temática: Leitura: Um jardim de saber...

Para o Prefeito Vanderlei Markus essa é uma grande iniciativa cultural que vem sendo desenvolvida no município. “O objetivo é oferecer uma oportunidade para crianças e adultos em ter contato com a leitura, além de acompanhar as palestras e atividades que a feira proporciona”, frisou.

Já a Secretária Municipal de Educação e Cultura destacou o crescimento da Feira nos últimos anos e sua consolidação no meio cultural paveramense. “A Feira do Livro é um evento muito aguardado por todo o grupo escolar e comunidade em geral, desde sua primeira edição vem crescendo e tem se tornado um momento prazeroso de estímulo e de vivência da leitura como um meio de ampliar os horizontes culturais de nossa gente” destacou.

Confira a programação

A programação inicia na quinta-feira, dia 17/11, às 19h com a abertura dos espaços Institucionais e Mostra de trabalhos das Escolas para o público em geral. Seguido de um Momento Literário com o escritor nacionalmente conhecido, Luíz Ruffato, para alunos do Ensino Médio no Centro Cultural Evangélico. 

Às 20h30, está prevista a Abertura Oficial da IV Feira Municipal do Livro de Paverama, com show de abertura da Orquestra de Concertos de Lajeado – OCLAJE. 

Na sexta-feira, dia 18/11 a Feira do Livro se estende ao longo de todo dia. Pela manhã a programação inicia no Ginásio Católico com a abertura dos Espaços Institucionais, Livrarias e Mostra de trabalhos das Escolas. Às 8h30 o Patrono da Feira, Kalunga, apresenta o Show Poético Musical Infantil “O Poeta Brincalhão” para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. E às 9h30 apresenta o mesmo show para os alunos da Educação Infantil. 

À tarde, o evento reinicia às 13h30 com a reabertura dos Espaços Institucionais, Livrarias e Mostra de trabalhos das Escolas para o público em geral. Às 15h o patrono da Feira do Livro de Paverama, Kalunga fará dois Shows Poéticos para os alunos do 4º ao 6º e 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo que os espaços de Exposição, Livrarias e Mostra Pedagógica permanecerão abertos para visitação do público geral. 

Às 18h inicia o Encontro Literário dos Professores com a Escritora Ana Miranda. Às 19h acontecerão apresentações com os Projetos Sons da Vida e Coral Ecos da Infância de Paverama. Às 20h, haverá o encerramento da IV Feira Municipal do Livro de Paverama.

Conheça os escritores que participarão da IV Feira Mudo Livro de Paverama:

Carlos Heráclito Mello Neves:

Carlos Heráclito Mello Neves, o Kalunga, é o patrono da IV Feira do Livro de Paverama. Ele é poeta, contista, animador cultural, compositor, oficineiro e palestrante. Natural de Jaguarão reside atualmente em Caxias do Sul (RS). Participa, entre outros projetos, do Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, Adote Um Escritor, Fome de Ler e Lendo pra Valer, ambos da Câmara Riograndense do Livro, e Caravana dos Escritores, da Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. O escritor participou de Feiras de Livros e atividades culturais em mais de 230 cidades gaúchas e outras tantas pelo Brasil. Possui 21 livros publicados para o público infantil e infanto-juvenil, pelas editoras Maneco, Miguilin, Mercado Aberto, Vozes, Paulinas e FTD. Gravou quatro CDs para o público infantil.

Teve muitos dos seus livros adaptados para o teatro, com ênfase para Criança não faz de Conta, O Sapo Inglês e a Sapa Espanhola e A Bengala Mágica da Tia Zuraide. Também várias das suas poesias constam de coletâneas para alunos das séries iniciais.

Luíz Ruffato:

Nascido em Cataguases, Minas Gerais em 1961, é filho de um pipoqueiro e de uma lavadeira de roupas. Formou-se em tornearia-mecânica pelo Senai e trabalhou como operário da indústria têxtil, pipoqueiro e atendente de armarinho durante a juventude. Graduou-se em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e trabalhou em diversos jornais até se mudar para São Paulo em 1990. Em 2003, abandonou a carreira de jornalista para se tornar escritor em tempo integral. É conhecido nacionalmente por suas diversas obras, muitas sendo traduzidas para diversos idiomas.

Ana Miranda:

Nasceu em Fortaleza, Ceará e cresceu no Rio e em Brasília. A partir de 1969 radicou-se no Rio de Janeiro e em 2001 mudou-se para São Paulo. Enquanto estava casada com o ator Arduino Colasanti, trabalhou em filmes do cinema novo brasileiro entre 1971 e 1979. Dirigiu o Instituto de Artes da Funarte e foi editora chefe dessa instituição, entre 1977 e 1983. Recebeu formação na área de artes plásticas, cursando o Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília. E era desenhista, ilustrando as capas de seus livros. Teve formação literária com o escritor Rubem Fonseca, entre 1979 e 1989. Em 2006 voltou a morar no Ceará.

Estreou como escritora, com as poesias de Anjos e demônios,1978 e Celebrações do outro, 1983. O crítico Fernando Py, em matéria no Jornal do Brasil (19 de maio de 1979) escreveu: "Anjos e demônios é um livro que, a princípio, fala mais à sensibilidade e à emoção; seguimos os versos da autora como se fossem fruto de confessionário, com suas aparentemente ingênuas nudezas de anjos e demônios internos. Essa impressão, no entanto, vai se desfazendo aos poucos; vemos surgir, aqui e ali, uma poesia de maior densidade, especialmente em certos poemas em que a expressão atinge uma invenção feliz"... Em O Globo de 11/3/79 Elias Fajardo da Fonseca escreveu a resenha "A moça que libertou anjos e demônios".

OCLAJE – Orquestra de Concertos de Lajeado:

A Abertura Oficial da IV Feira Municipal do Livro de Paverama está marcada para as 20h30 com show de abertura da Orquestra de Concertos de Lajeado – OCLAJE.
Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Prefeitura Municipal de Paverama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário