Notícias de Colinas - Novembro de 2016



Dia da Alimentação será comemorado em Colinas

Para celebrar o Dia da Alimentação, o município de Colinas realizará um evento com o tema “2016, ano internacional das leguminosas”. A programação ocorre dia na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a partir das 14h, na Sociedade Esportiva e Recreativa da Linha 31 de Outubro. 

O objetivo da atividade é celebrar o ano internacional das sementes nutritivas para um futuro sustentável. Na oportunidade será proferida uma palestra sobre a importância das leguminosas na alimentação humana como fonte de proteína, com a nutricionista Ana Jasper. Outra abordagem será com a técnica agropecuária e chefe do escritório da Emater-RS/Ascar de Colinas, Lídia Dhein, que falará sobre a importância das leguminosas no solo que liberam nitrogênio por meio da decomposição de suas folhas, ramos e raízes.

O evento é promovido pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeitura e Associação das Mulheres Colinenses. Haverá transporte dos lugares de costume e troca de mudas de tempero para quem levar uma mudinha.

Educandários municipais abrem períodos de matrículas e rematrículas

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto comunica aos pais ou responsáveis dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo que as matrículas e rematrículas para o ano de 2017 podem ser feitas nas escolas, nos turnos manhã e tarde, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 15 de dezembro.

Para rematrícula na Ipiranga é necessário estar munido de carteirinha vacinação atualizada, identidade do aluno e comprovante de residência. Para os alunos novos, é necessário registro de nascimento, carteirinha de vacinação e do SUS, identidade do responsável legal, identidade do aluno, se tiver, e comprovante de residência.

Na EMEI Pequeno Mundo os documentos solicitados para a matrícula são certidão de nascimento, carteirinha de vacinação. Para a rematrícula, carteirinha de vacinação e telefones atualizados.

Transporte escolar 2017

Aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e na Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas que necessitam de transporte escolar, a atualização do cadastro e autorização para o transporte escolar serão feitas automaticamente e enviados com os alunos no primeiro dia de aula para serem assinados pelos senhores pais ou responsáveis. Não será necessário passar na secretaria de educação para fazer o cadastro, uma vez que os dados de todos os alunos já estão inseridos no sistema. Os alunos novos poderão deixar os dados nas escolas quando efetuarem as matrículas e também receberão a autorização no primeiro dia de aula. As aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e na Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas iniciarão no dia 20 de fevereiro de 2017.

Encontro de Gestantes trabalha primeiros cuidados com o recém-nascido

Papais e mamães participaram na noite de 10 de novembro de mais um Encontro de Gestantes. A atividade foi realizada no auditório da Unidade Básica de Saúde e reuniu 12 pessoas. Entre os ensinamentos, vacinação, teste do pezinho, amamentação e primeiros cuidados práticos com o recém-nascido ao receber alta do hospital, como a hora do banho, amamentação e cuidados com o cordão umbilical. Os assuntos foram ministrados pela técnica em enfermagem, Eliane Janice Neuhaus, e pelo médico clínico geral, Roberto Alexi Simon Rojas.

Os encontros têm como objetivo compartilhar experiências e transformar o momento em uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas e solução de angústias e medos, sentimentos comuns nesta fase. O próximo encontrodeve ocorrer na primeira quinzena de dezembro, em data e tema a serem definidos.

Enfeites de Natal são produzidos em oficina

Mulheres se reuniram na tarde de quinta-feira, dia 10, no auditório da Unidade Básica de Saúde, durante a Oficina Terapêutica promovida pela Secretaria Municipal da Saúde. O tema do encontro foi confecção de enfeites de Natal produzidos a partir de material reciclável.

A atividade foi ministrada pela colaboradora Dionéia Ester Grave com o auxilio das Agentes Comunitárias de Saúde, que ensinaram técnicas de preparo, corte e montagem. As 16 participantes utilizaram os miolos dos rolos de papel higiênico para elaborar uma flor. O próximo encontro ocorre no mesmo local, dia 08 de dezembro, a partir das 14h, com tema a ser definido. O objetivo é oferecer um momento de troca de experiências, melhorar a integração grupal, estimular o lado criativo e ainda incentivar a geração de renda para os interessados.

Idosos recebem orientações nutricionais

Os idosos das Linhas 31 de Outubro e Linha Ano Bom no seu encontro mensal, receberam a visita da nutricionista Ana Paula Jasper que repassou informações sobre alimentação saudável.

O grupo ainda preparou um suco bronzeador. A atividade contou com a presença de 56 idosos e as agentes comunitárias de saúde Silvia Costa e Justinês Magagnin.

Novembro Azul: saúde do homem é tema de roda de conversa

O mês de novembro é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Em virtude disso, para o dia 25 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde tem programada uma roda de conversa com o médicos da pneumologista Dr. Juliano Petter e o psiquiatra Dr. Nelson Lemos. A atividade ocorre na Câmara Municipal dos Vereadores, a partir das 14h. 

O objetivo é conversar e orientar os participantes não somente em relação ao câncer de próstata, mas todas as doenças que atingem os homens, servindo como um meio de prevenção e diagnóstico precoce da população masculina.

Saiba mais

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um homem em 36 morrerá de câncer de próstata.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. 

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois dia 17 deste mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

XV Encontro de Corais ocorre dia 26

No dia 26 de novembro acontece o XV Encontro de Corais na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. Os cantores serão recepcionados a partir das 19h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, onde farão o aquecimento de voz e degustarão um café. Às 20h iniciam as apresentações na Igreja. Cada grupo apresentará três canções de repertório variado. Logo depois será servida a janta no Centro Comunitário de Colinas. Os cartões poderão ser reservados com Egon Feldmann pelo telefone 3760-1051.

Até o momento, seis grupos confirmaram presença. Preparando-se para a atividade, anfitrião Coral Municipal de Colinas participou recentemente de dois eventos. No dia 15 de outubro foram ao município de Maratá e na semana seguinte, dia 22, estiveram no Baile de Corais do Coro Misto Louvor Cantai, em Colinas. Além do Coral Municipal, temos outros corais nas comunidades que tem por objetivo preservar e divulgar a cultura do canto coral. Eles também participam de eventos locais e regionais.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Tânia Fensterseifer, a música contribui para o desenvolvimento social e cultural da comunidade, ainda leva ao crescimento individual e social de todos: daqueles que a praticam, dos que a ouvem e que a valorizam. “Através dos encontros e ensaios semanais entre os cantores e regentes, a música abrange a responsabilidade, o compromisso, a disciplina, além de estimular o raciocínio lógico, a desinibição e a autoestima. Gera momentos de integração. É saudável, resgata e instiga a disposição e o voluntariado. Os encontros de corais são oportunidades de integração entre os corais para trocas de experiências, ideias, momentos de alegria e confraternização, contribuindo para o bem estar e a qualidade de vida de todos”, sustenta.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3760-1158 ou 3760-1092.

Nenhum comentário:

Postar um comentário