Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 09 de junho de 2016


Univates:

A Univates traz a Lajeado a peça shakespeariana “Macbeth”, com Thiago Lacerda. O evento acontece no dia 26 de junho, às 18h, no Teatro Univates. Os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria do Teatro Univates ou no site da Ingresso Rápido a partir de R$ 40,00.

Escrita no fim do século XVI, a peça fala do poder, da corrupção e dos dilemas éticos e morais nas esferas pública e privada. Na trama de Macbeth, a história se desenrola no pós-guerra. Macbeth é um general que, ao retornar exitoso de uma batalha, encontra três videntes que lhe predizem o futuro: logo, Macbeth se tornará rei. A esposa, Lady Macbeth, incentiva o marido a matar o atual rei, Duncan. Malcolm e Donalbain, os filhos do rei, decidem fugir no momento em que o crime é descoberto. Dessa forma, enfim, Macbeth é coroado conforme a predição.

Vale do Taquari:

Wermann cria título de consciência ambiental

Na segunda-feira (6), foi aprovada na Câmara de Vereadores de Estrela, projeto de lei do vereador Marco Aurélio Wermann que institui o Título de Consciência Ecológica às empresas e entidades não-governamentais sediadas no município, que desenvolverem ações efetivas e concretas na defesa, inovação, preservação e recuperação do meio ambiente.

Lembrando o Dia Internacional do Meio Ambiente, os títulos serão entregues preferencialmente no mês de junho, sendo possível agraciar três empresas e entidades não-governamentais por ano. Os interessados em participar deverão entregar projeto e relatório das ações realizadas, que serão avaliados por uma comissão formada por representantes da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Câmara Municipal e Poder Executivo.

Rio Grande do Sul:

Após se reunir com o presidente interino Michel Temer nesta quarta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, disse ter sido informado de que na próxima semana o governo federal vai apresentar uma proposta para resolver o problema das dívidas dos estados. Pregando uma solução consensual, Sartori relatou que os governadores estão dispostos a chegar a um entendimento, mas que isso não será possível "se ninguém abrir mão de nada".

Na semana passada, os secretários de Fazenda de 19 estados se reuniram com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, para discutir o assunto. "Provavelmente na próxima semana, (o governo vai) conversar com os governadores para viabilizar um processo de negociação mais aprofundada e definitiva para que ninguém fique à mercê da ocasião", afirmou.

Alguns estados pedem o recálculo das dívidas e mudança da inflação para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% ao ano. Estava prevista para esta quinta-feira uma reunião dos governadores com o presidente interino, mas o encontro deve ocorrer somente com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Brasil:

A defesa de Dilma pediu perícia nos laudos do Tribunal de Contas da União (TCU), mas a comissão do impeachment no Senado negou o pedido. A sessão desta quarta ouve 2 testemunhas de acusação e 3 convidados de senadores a favor do impeachment.

A Câmara aprovou em 2º turno proposta que flexibiliza os gastos do governo federal. A proposta, que vai para o Senado, libera a União para gastar como quiser 30% da arrecadação de tributos.

Mundo:

Hillary Clinton e Donald Trump se consolidam como os principais candidatos às eleições presidenciais de novembro nos EUA. Veja o que eles pensam sobre aborto, imigração, armas e outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário