Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Plantão de Polícia Rio Grande do Sul - 13 de agosto de 2015


O número de homicídios no Rio Grande do Su caiu no primeiro semestre de 2015, já o índice de roubo de veículos aumentou. Os dados fazem parte dos indicadores da criminalidade do Estado, divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

Os homicídios dolosos registram uma redução de 2,2% em relação ao mesmo período de 2014. O latrocínio registrou queda significativa: 23% a menos do que no primeiro semestre do último ano. Segundo o secretário de Segurança, Wantuir Jacini, este resultado é de extrema importância. “O homicídio doloso, em si, é um crime de grande imprevisibilidade. As motivações que levam a este tipo de delito são as mais diversas. Diferem dos motivos habituais do roubo, do furto e do latrocínio”, ressalta.

Os dados indicam também o aumento na produtividade das polícias, com destaque para a apreensão de drogas e o alto índice de veículos roubados ou furtados que foram recuperados. A produtividade das forças policiais segue em uma crescente segundo o balanço. 

Foram realizadas 66.597 prisões, apreendidas 4.232 armas e recapturados 2.406 foragidos do sistema prisional, números superiores aos obtidos em 2014. Segundo o Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO/SSP), houve um aumento de 44,2% na apreensão de entorpecentes no RS. De 1º de janeiro a 30 de junho foram apreendidos 4,5 toneladas de drogas (maconha, cocaína, crack e haxixe), 3.711 comprimidos de ecstasy e 5.172 micro pontos de LSD.

Dois homens sofreram um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira após assaltarem um posto de combustíveis no bairro Glória, em Porto Alegre. O veículo onde eles estavam se chocou contra um poste de iluminação pública e ambos ficaram presos às ferragens. 

A Polícia Civil de Cidreira, no Litoral Norte, recebeu nesta quarta-feira a denúncia de que um cachorro foi enterrado vivo na última terça-feira. A ocorrência foi registrada por um vizinho do proprietário do cão. A Polícia informou que será instaurado um inquérito para apurar o caso e que o dono do cachorro irá responder por maus tratos. Ele será intimado a depor em breve. No vídeo, divulgado nas redes sociais por Micheli Gabriel, o animal é resgatado, mas já demonstra estar bem debilitado. O cãozinho vira-lata acabou morrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário