Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Notícias Regionais Vale do Taquari - 7 de agosto de 2014


Os senadores aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/2013), que aumenta em 1% o repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O reforço às finanças das prefeituras deverá ser realizado ao longo de dois anos - 0,5% em 2015 e 0,5% em 2016.  A proposta segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

A CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae em Teutônia promovem o curso “Gestão de pessoas e equipes”. Serão seis encontros, nos dias 07, 14, 21 e 28 de agosto e 04 e 11 de setembro, das 19h às 23h, no auditório da CIC, totalizando 24 horas de curso, além de duas horas de consultoria por empresa e diálogos empresariais. 

Estão abertas até o dia 23 de agosto as inscrições para o curso de Phtoshop Básico do Senac Lajeado. As aulas serão ministradas nas manhãs de sábado. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/Lajeado.

No mês de julho as farmacêuticas do Hospital Ouro Branco, de Teutônia, proferiram palestra sobre “Os perigos da automedicação” para colaboradores da Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru.

A Secretaria de Administração e Finanças de Travesseiro está fazendo o Recadastro Imobiliário dos imóveis da área urbana do município. O trabalho está sendo realizado com equipe própria da prefeitura liderada pelo engenheiro Carlos Warken.

A licitude de concurso público realizado pela Prefeitura de Boqueirão do Leão está sendo investigada pelo Ministério Público de Venâncio Aires. Na tarde do dia 20 de agosto, o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto estará no município para apurar as diversas denúncias sobre possíveis irregularidades.

O Telecentro de Muçum a partir da próxima semana amplia seu horário de atendimento, com expediente também nas segundas e quartas-feiras, das 17h30min às 20h30min.

A partir deste mês, o Calendário Básico de Imunização Infantil passa a disponibilizar também a vacinação contra a hepatite A. Em Paverama a vacina está disponível no Posto de saúde, em dose única, para todas as crianças entre 01 e 02 anos de idade.

O prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, assinou a compra de um hectare de terras na Fazenda São José, que será utilizado para a construção de uma nova escola na localidade. O educandário terá quatro salas de aula. O investimento foi de 123 mil reais.

No próximo domingo, dia 10, às 19 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Estrela, mais uma edição do Domingo Cultural, com apresentação do Grupo de Sopros e Cordas do Sesi. A entrada é fraca e a promoção é da Secretaria de Cultura e Turismo e do Núcleo Cultural de Estrela.

Foi alterada a data do 8º Encontro dos Pais Associados da Cooperativa Languiru. Será no dia 29 de agosto, com início às 9h30min, na Associação dos Funcionários da Languiru. O tradicional evento tem por objetivo homenagear os pais pela passagem do seu dia e estimular a integração entre seus associados.

Até sexta-feira será realizada a 6ª Feira do Livro de Progresso, numa promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A programação será desenvolvida no Ginásio da Escola São Francisco. 

No dia 12 de agosto, às 19h30min, acontece palestra no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, com Tânia Zambon, que abordará o tema “Virando a página: Descubra a alavanca do sucesso”. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo ou na Farmácia Santa Lúcia. 

Iniciam hoje, dia 07, os encontros de gestantes promovidos pela Secretaria de Saúde de Roca Sales. As atividades ocorrem semanalmente, a partir das 8h30min, na Unidade Básica de Saúde. No dia 07 o tema do encontro são as modificações corporais durante a gravidez. O assunto será debatido pela enfermeira Viviane Stürmer.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza no dia 16 de agosto, o seu tradicional Café Colonial. O evento ocorre no Salão Paroquial, a partir das 15 horas. Os ingressos podem ser adquiridos com as conselheiras pelo valor de R$20,00.

Os taxistas de Estrela terão nesta quarta, quinta e sexta-feira, os taxímetros de seus veículos, passando por aferição Inmetro. A verificação acontece no Parque Princesa do Vale. Quarenta e dois veículos estão cadastrados para passar pelo procedimento.

Está programado para os dias 11 e 12 de agosto um curso de cerimonial e protocolo, em Bom Retiro do Sul. O evento será realizado no auditório do Colégio Estadual Jacob Arnt, com oito horas-aula e custo de R$ 30 por pessoa.

A Exposição Cultura Alemã - 190 Anos - do Memorial da Aepan-ONG pode ser conferida até esta quinta-feira, dia 07, na Câmara de Vereadores de Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário