Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de junho de 2014

COLUNA DO LUCA – 09.06.14 – Jornal O Informativo do Vale - Lajeado Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 09.06.14 – Jornal O Informativo do Vale - Lajeado
Luiz Carlos Freitag 

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari se reuniu no quiosque de Jorge Sérvi, em Roca Sales. Vários assuntos foram comentados, mas um deles foi muito debatido: É que o Senado e a Câmara Federal havia aprovado Lei que libera os agricultores de emplacar seus tratores e outras máquinas agrícolas, mas a Presidente Dilma Roussef vetou a Lei. Os ex-Secretários mostraram-se muito contrários ao veto, pois segundo eles isso trará muitos prejuízos para a agricultura, principalmente em regiões de minifúndio. Eles repudiaram o veto afirmando que os agricultores serão muito prejudicados. A próxima reunião é dia 28 de junho em Nova Bréscia, na residência de Antônio Simonetti.

O PC do B realiza Encontro Regional nesta sexta-feira dia 13, na Rua Ermundo Ely 231, Bairro Florestal em Lajeado (em frente ao presídio) a partir das 11h. Segundo o presidente do partido em Lajeado, Paulo Paim, estará presente a pré-candidata a vice-governadora Abgail Pereira, além de Manuela D’Avila, Emilia Fernandes, João Derli, Assis Melo e André Machado, além de secretários do Governo Estadual.

A UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela na Assembléia Mensal no Bairro Auxiliadora, teve a participação do Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, que destacou a Semana do Meio Ambiente. Ele fez um amplo relato dos trabalhos de recolhimento de lixo, informando célula de resíduos na UTL – Usina de Tratamento de Lixo está saturada e outra será construida. O maior problema enfrentado, é o grande número de famílias que não fazem a separação do lixo orgânico e do lixo seco – isso vem a prejudicar muito o trabalho das pessoas na UTL e muito lixo seco não pode ser reciclado devido as misturas. O presidente da UAME Aloisio Mallmann disse que os integrantes da UAME devem ser multiplicadores, pedir para a população realizar a separação do lixo antes de colocá-lo na rua e prometeu manter contato com a Secretaria do Meio Ambiente.

O Comtran de Estrela realizou reunião extraordinária com o Prefeito Rafael Mallmann, quando foi discutida a instalação de canteiros centrais nas Ruas Bruno Schwertner, Coronel Müssnich e Julio de Castilhos. Ali serão também colocados os postes de luz. Vai facilitar muito o trânsito que está bem tumultuado em alguns horários. Está sendo feito um teste, antes da aprovação final.

O PMDB realizou um encontro Regional em Roca Sales, com a participação do pré-candidato a Governador do partido, José Ivo Sartori, na última das reuniões nas 33 Coordenadorias. Foi apresentado o pré-candidato a Vice Governador, José Paulo Dornelles Cariol, do PSD. Segundo o Coordenador Regional Gilberto Keller, foi uma mobilização para a eleição de outubro. Estiveram presentes lideranças do PSD, PSB, PHS, PT do B, PSL, PSDC e PPS, que integram a coligação com o PMDB. Ele informou ainda que quinta-feira aconteceu o lançamento da pré-candidatura da Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, em Languiru.

FRASE DA SEMANA: “Temos de pensar no meio ambiente e nas gerações futuras, por isso deve ser separado o lixo seco e orgânico ” (Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente de Estrela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário