Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 24 de junho de 2014

Centauros - um time de rugby em Estrela


A ideia de montar um time de rugby em Estrela surgiu no final de 2010. Thiago Lemes de Sá já jogava em Novo Hamburgo desde 2007, pelo Novo Hamburgo Rugby Clube. 

Em 2009, por motivos profissionais, Thiago mudou-se para Estrela,diminuindo assim o ritmo nos treinos. 

No fim do ano de 2009 passou a jogar pelo San Luis Rugby Club. Em 2010 viu-se obrigado a afastar-se do esporte por não conseguir acompanhar os treinos. 

Foi então que Thiago conheceu Guilherme Borges (Guima) e ambos resolveram juntar alguns amigos para a prática do esporte. O primeiro treino do Centauros Rugby Clube ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2011, com apenas quatro integrantes treinando abaixo de chuva. 

Após o treino, os integrantes passaram a divulgar a equipe reunindo já no segundo treino 15 atletas e cerca de 20 no terceiro. 

O rápido crescimento do time chamou a atenção dos meios de comunicação da região,matérias com o Centauros foram veiculadas em jornais como O Informativo do Vale , Nova Geração e A Hora, chamando assim a atenção do poder público municipal. 

No dia 18 de Abril, o presidente do Centauros Rugby Clube, Guilherme Borges, foi convidado a apresentar o esporte na Câmara de Vereadores de Estrela.

O rugby é um esporte coletivo (em equipe) praticado com as mãos e com uma bola. É um jogo muito parecido com o Futebol Americano. Uma partida tem duas partes de quarenta minutos. O objetivo é fazer maior número de pontos. Cada time no rugby tem 15 jogadores titulares e 6 reservas.

A bola de rugby tem o formato oval e é feita de couro semelhante à bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento e 28 e 30cm de largura e pesa entre 410 e 460 gramas.

O campo é retangular, com comprimento de 144 metros e largura de 70 metros.

Os equipamentos utilizados são:
Chuteira
Shoulder pad: colete com partes amaciadas que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps.
Boqueira - Proteção para os dentes.
Scrum cap - capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força.

Uma das versões para a origem do rugby, é que ele teria nascido de uma jogada irregular do futebol feita por um estudante chamado Willian Ellis que achou o futebol monótono. Ele pegou a bola na mão e levou até a linha de fundo do adversário. Seus colegas, irritados, tentaram agarrá-lo.

Existem outras versões para a origem do esporte, porém, a French Rugby Federation conserva o túmulo de Ellis como patrimônio do esporte.

Em 1871 foi criada a Rugby Union em Londres, e, a partir daí, o esporte se espalhou rapidamente pela Europa e depois para as colônias da Inglaterra: Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA.

A maior competição da categoria é a Copa do Mundo de Rugby, realizada de 4 em 4 anos. O rugby é o segundo esporte de equipes mais popular do mundo só perdendo para o futebol de campo.

Outro importante torneio de rugby é a Copa das 6 Nações realizada por: País de Gales, Irlanda, Escócia, França, Itália e Inglaterra.

Existe ainda a Copa das 3 Nações realizada por: Nova Zelândia, Austrália e África.

Além desses campeonatos, são várias as competições entre clubes, formando inúmeras ligas nacionais de rugby profissional, inclusive no Brasil.

A Seleção Brasileira de Rugby é afiliada da IRB (International Rugby Board), e nesse ranking, está entre as 40 melhores seleções do mundo.

Muitas vezes, o Rugby é injustamente chamado de violento, em razão de fortes choques entre seus participantes e lesões originadas desses encontros. Entretanto, o objetivo de um jogador de Rugby jamais será o de machucar o adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário