Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 27 de março de 2014

Últimas Notícias Vale do Taquari - 27 de março de 2014


Para lembrar os anos de chumbo, a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela realizará o evento Celebração à Coragem, um tributo aos músicos que utilizaram suas canções para lutar contra a ditadura. Os professores de música do Centro é que farão este resgate histórico através das canções. O evento ocorre no domingo, dia 30, a partir das 17h, e é aberto à comunidade.

No dia 07 de maio encerra o prazo para que os eleitores realizem transferências de domicílio eleitoral, mudança de local de votação e alistamento eleitoral. Os jovens que completam 16 anos até o dia 05 de outubro, podem encaminhar a confecção do título de eleitor. Estes procedimentos podem ser encaminhados nos cartórios eleitorais da região.

Ninguém acertou a seis dezenas sorteadas do concurso 1.585 da Mega-Sena. A previsão de prêmio para o sorteio de sábado fica em R$ 33 milhões. Os números sorteados ontem foram: 02 - 43 - 47 - 48 - 49 - 55 

O CRAS de Encantado ofertou para as mulheres que frequentam os grupos, uma sessão de cinema no Shopping Lajeado. Esta iniciativa teve como objetivo principal comemorar o Dia da Mulher e proporcionar um momento de cultura, lazer e integração entre os grupos.

O vice-prefeito de Arroio do Meio, Áurio Scherer, está em Brasília. Na terça-feira Áurio esteve com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, solicitando a interlocução da ministra no impasse envolvendo a duplicação da BR – 386, sendo informado por ela que haverá uma reunião de Governo, com o DNIT e a FUNAI, na tarde desta quinta-feira. A pauta é a liberação dos dois quilômetros para a pavimentação. É possível que deste encontro saia uma solução para o problema que hoje impede a conclusão da obra.

A Secretaria de Educação de Travesseiro, representada pela secretária Valquíria Marque de Castro e a Supervisora de Ensino Alana Morari, participou do Seminário Internacional das Escolas de Tempo Integral em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa.

O vice-prefeito de Arroio do Meio, Áurio Scherer, esteve reunido com a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, solicitando apoio para liberação de verba para o projeto de pavimentação da Avenida Arroio Grande, no distrito de Arroio Grande. O projeto já está no Ministério do Turismo e prevê um recurso de 300 mil reais. A ministra se colocou a disposição de Arroio do Meio e vai tentar agilizar o andamento do pleito da comunidade.

No dia 31 de março acontece a partir das 08 horas e 30 minutos, a assembleia da Certel, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Dando continuidade nos reparos e recuperação das estradas do município, nesta semana a Secretaria de Obras de Capitão voltou suas atividades para a estrada geral da Cascata, que liga o município de Capitão com Arroio do Meio. O trecho foi alargado, devido à limpeza das valetas e barrancos, bem como realizado o patrolamento.

Hoje, às 19 horas e 30 minutos, acontece no CTG Querência do Mate, em Ilópolis, palestra sobre drogas, ministradas pelo médico psiquiatra Fábio Vitória. A promoção é do Conselho Tutelar de Ilópolis.

O 4º Seminário da Suinocultura é uma das atrações da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira de Putinga. O evento ocorre no dia 04 de abril, das 13h às 17h30min, na Câmara de Vereadores.

Ontem aconteceu na sede da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Lajeado) a posse da nova diretoria da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari. Ito Lânius assumiu a presidência da entidade, em substituição a Oreno Ardêmio Heineck. O mandato da nova diretoria é de dois anos.

A Secretaria de Obras Públicas de Estrela intensificou os trabalhos de recuperação do esgoto pluvial nos pontos mais críticos do município. Estão sendo feitos reparos, troca de tubulação e ampliação das bocas-de-lobo, especialmente nas vias onde há frequentes alagamentos em grandes precipitações.

A Administração Municipal de Doutor Ricardo realiza amanhã, às 19h30min, reunião na comunidade de Linha Bonita Alta. Na oportunidade haverá apreciação do projeto de melhorias do campo do EC Cruz de Malta.

Na próxima segunda-feira, dia 31, haverá encontro com o Grupo de Pessoas com Deficiência (PCD´s) de Doutor Ricardo, a partir das 13h 30min no CRAS.

A Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo realiza no dia 31 de março, reunião com as 18 famílias do Projeto Nacional de Habitação Rural. O encontro ocorre às 13h30min, na sede do CRAS.

A 8ª edição do “Viva o Taquari Vivo” ocorre no dia 05 de abril. A ação consiste na coleta de resíduos nas margens e dentro do Rio Taquari. Neste ano as atividades serão desenvolvidas em Estrela, Lajeado e Arroio do Meio. Os interessados em participar devem preencher cadastro no site da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Lajeado).

A Administração Municipal de Travesseiro realiza audiência pública nesta sexta-feira, dia 28, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. Na pauta a apreciação e aprovação do plano de saneamento básico e de resíduos sólidos.

Os agricultores de Capitão que retiraram milho safra 2013/2014, poderão realizar o pagamento até o final do mês de abril.

O CRAS de Nova Bréscia realiza inscrições para o curso de Cuidador de Idosos. A capacitação, com 180 horas, inicia em abril e encerra no mês de novembro.

A Biblioteca Pública Municipal de Coqueiro Baixo vai receber 20 mil reais do Governo do Estado para aquisição de livros e equipamentos de informática.

Nas tardes de sextas-feiras não há atendimento odontológico no ESF de Muçum. Neste dia as dentistas participam de um curso de aperfeiçoamento na UFRGS, em Porto Alegre.

Para comemorar o aniversário de Encantado, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Cultura, prestará homenagem para as dez empresas com mais de 60 anos de atividades. As empresas homenageadas serão: Giordani & Cia, Laboratório Hugo Peretti, Fontana, Associação Comercial e Industrial de Encantado, Casa Bertozzi, Pretto Veículos, Casa Jamile, Cosuel/Dália Alimentos, Moinho Sangalli e Rádio Encantado. O evento comemorativo ocorre no dia 31 de março, às 20h, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. Haverá também, na ocasião, exposição de fotografias das empresas.

No dia 1º de abril, às 19h30min, tendo por local o Auditório Itália, haverá a solenidade, aberta à comunidade, com o lançamento do livro biográfico do artista encantadense Agenor Peretti, escrito pelo historiador Gino Ferri. O evento faz parte da programação de aniversário de Encantado. Após o lançamento do livro, ocorre uma sessão cinematográfica gratuita, com o filme documentário“Os Abas Largas” que tem a participação de Peretti como ator. O resgate do filme histórico, será feito pelo 1° Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar”, da Brigada Militar de Santa Maria.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro realiza nos dias 10 e 11 de abril, a 10ª Edição da Feira do Livro. A programação será realizada no ginásio da Escola Pedro Pretto. Além da venda de livros, a programação contará com apresentações artísticas e teatrais, presença de escritor, palco aberto e brinquedos infláveis.

Hoje a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza Assembleia Geral Ordinária, para escolha da nova diretoria da entidade. Uma única chapa foi apresentada, tendo como candidato à presidente Waldir Piccinini. A assembleia inicia às 18 horas e 30 minutos.

A CDL Lajeado está comercializando os ingressos para a 14ª Convenção Lojista. O evento ocorre no dia 23 de maio no Clube Tiro e Caça. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br.

Em Muçum, as guias de pagamento do Alvará 2014 podem ser retiradas no Setor de Tributos da Prefeitura. O vencimento está programado para esta sexta-feira, dia 28.

Até esta sexta-feira, dia 28, poderá ser conferido no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann de Estrela, o Memorial História das Mulheres Brasileiras. A visitação pode ser feita das 8h30mim às 11h30min
e das 13h30min às 17 horas.

Realiza-se hoje o Reload Sindilojas. A atividade de capacitação ocorre no Clube Sete de Setembro, em Lajeado, a partir das 15h30min. Em sua segunda edição, o evento vai explorar nas duas palestras o tema “Vender é Apenas Metade da Venda”. O assunto será apresentado por um dos maiores especialistas em vendas do país, o diretor da Revista Venda Mais, Raúl Candeloro.

A Prefeitura de Westfália está realizando a entrega dos carnês do IPTU. Para pagamento até o dia 28 de março o desconto é de 15% e até 25 de abril de 10%. Após esta última data o valor do imposto será integral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário