Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 11 de março de 2014

Últimas Notícias do Vale do Taquari - 11 de março de 2014




Reunião preparatória para I Conferência Intermunicipal 
de Proteção e Defesa Civil

Estão abertas as inscrições para a primeira turma de 2014 do curso de gestantes do Hospital Ouro Branco, de Teutônia. A formação será nos dias 22 e 29 de março e 05 de abril, das 8h às 11h30min, tendo por local o Baviera Park Hotel. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo fone 3762-12-22.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realizará curso diurno de atendimento ao cliente “Como atrair, conquistar e manter”. A formação será no período de 25 a 27 de março, das 8h30min às 11h30min, no auditório da entidade. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

O primeiro ano de mandato dos legisladores e o planejamento para 2014 foram os temas abordados pela assessora da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Kátia Heemann, que foi a palestrante da reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), realizada sábado, em Roca Sales. Foi o primeiro encontro dos Legislativos Municipais este ano e reuniu cerca de 90 vereadores e assessores das Câmaras da região.

Na próxima sexta-feira, dia 14, a Secretaria da Agricultura de Travesseiro promove palestra, às 14 horas, na propriedade de Joel Veronese, em Três Saltos Baixo, referente a cobertura das esterqueiras do projeto da Consulta Popular. Todos os suinocultores do município estão convidados para participar.  
                  
O Diretor de Assuntos Comunitários, da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, Geraldo Pereira de Mattos Filho (Mazarópi), esteve reunido com o vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler, para discutir a Consulta Popular e Cidadã no Vale do Taquari. A proposta do diretor é incluir o Esporte como uma prioridade na região, seguindo o exemplo de outras regiões. O Estado reservou R$ 5 milhões do orçamento de 2015 para investir em projetos esportivos.

A administração municipal de Santa Clara do Sul realiza neste mês a limpeza dos reservatórios de água.  
-Dia 10: às 13h30min - poço 1, na praça central.

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Capitão está disponibilizando gratuitamente para a população, três novos cursos profissionalizantes do PRONATEC. As pré-inscrições para os cursos de Cuidador Infantil, Recepcionista e Vendedor podem ser feitas até o dia 19 de março, no CRAS. A idade mínima para a realização dos cursos de Recepcionista e Vendedor é de 16 anos. Já o de Cuidador Infantil o requisito é ter 18 anos.

A Convenção Lojista Regional será realizada no dia 23 de maio no Clube Tiro e Caça, em Lajeado. Três palestrantes de renome nacional estão confirmados: o escritor e filósofo Mario Sérgio Cortella; o empresário Hermes Gazzola, da Sodexo; e o diretor de operações da MOfficer, Tiago Mello.

O Cartório Eleitoral da 29ª Zona, com sede em Lajeado, está atendendo em Marques de Souza, para fazer o recadastramento biométrico dos eleitores. O serviço será prestado até o dia 21 de março, de segundas a sextas-feiras, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h, no Telecentro, junto à prefeitura.  O prazo do recadastramento na cidade se encerra no dia 26 de março.

Os idosos de Capitão, do Grupo da Terceira Idade Vida e Esperança voltam a se reunir nesta terça-feira, dia 11, após um período de férias. O grupo se encontra a partir das 13 horas e 30 min no ginásio do Clube Sete de Setembro, participando da reunião e após brincadeiras e danças.

A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil ocorre quarta-feira, dia 12, com início às 08 horas, no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. A plenária de encerramento será às 16h45min, com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

O Cartório Eleitoral da 21ª Zona realiza até quarta-feira, dia 12, o recadastramento biométrico dos eleitores de Colinas. O procedimento pode ser feito das 11h às 18h na sede do cartório, em Estrela. Quem não realizar o recadastramento terá seu título cancelado.

Até o dia 04 de abril a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Arroio do Meio recebe as inscrições das candidatas interessadas em concorrer à soberana do município. O concurso ocorre no dia 13 de abril, na Rua de Eventos. As candidatas devem ter entre 16 e 23 anos de idade, residir no município, ser solteira e possuir o Ensino Fundamental Completo.

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, o CODEVAT, realiza audiência pública amanhã, dia 11, para debater as prioridades regionais na Participação Popular e Cidadã. Na oportunidade serão definidas questões sobre os critérios do processo, áreas prioritárias e dinâmica do Orçamento Estadual de 2015. O encontro será às 17h30min, no Auditório Itália, no Centro Administrativo de Encantado.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) promove hoje reunião-almoço com o prefeito, Luís Fernando Schmidt. O chefe do executivo lajeadense palestra sobre o tema “A Administração Pública Moderna”.

O Centro de Referência da Assistência Social de Anta Gorda está com dez vagas abertas para a oficina de artesanato em biscuit, destinadas a mulheres com idade mínima de 17 anos. A atividade ocorre em maio, no CRAS. Interessadas devem entrar em contato com o Departamento de Assistência Social.

Na sexta-feira, dia 14, às 19 horas, acontece no Ginásio Municipal de Esportes de Itapuca, o Jantar-Baile, com escolha das soberanas do município. Seis candidatas estão inscritas para o concurso.

Amanhã acontece assembleia da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari, para escolha da nova diretoria. O empresário Ito Lânius confirmou sua candidatura à presidência da entidade.

A Cia de Patinação Sobre Rodas que ministra aulas no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese de Encantado, numa parceria com a Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, retorna com as atividades nesta segunda-feira, a partir das 17 horas.

A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo recebe até o dia 31 de março as encomendas de calcário.

A 14ª Expoagro Afubra ocorre nos dias 25, 26 e 27 de março, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. A maior feira brasileira voltada a agricultura familiar contará com mais de 150 expositores em sua mostra de agroindústrias, cerca de 30 estandes a mais do que a edição anterior.

No período de 10 a 13 de abril, acontece no Parque Poliesportivo de Cruzeiro do Sul, a 6ª Expocruzeiro e Festa do Aipim.

Neste mês acontece em Estrela mais uma edição do Multi-Mulher, com uma extensa programação. Na quarta-feira, dia 12, às 14 horas, será realizado o Chá de Integração, no ginásio da comunidade de Costão. O Multi-Mulher é uma promoção da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Brigada Militar, Prefeitura, Associação das Mulheres Estrelenses e Emater.

A Promotoria de Justiça de Teutônia abriu processo seletivo para a contratação de estagiário do curso de Direito. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março. A data da prova está prevista para 26 de março. O edital completo pode ser acessado na página do Ministério Público na internet www.mprs.mp.br/concursos.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Nova Bréscia.

Amanhã acontece a eleição para escolha da nova diretoria do G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado). Atualmente a entidade é presidida pelo prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich.

A Justiça Eleitoral realiza até o dia 26 de março, o recadastramento biométrico no município de Relvado. O procedimento poderá ser realizado no Cartório Eleitoral de Encantado, de segundas às sextas-feiras, ou na Prefeitura de Relvado.

Amanhã acontece “Dia de Campo” na localidade de Linha Garibaldi, em Coqueiro Baixo.  As atividades serão desenvolvidas na propriedade de Gabriel e César Soldi. A iniciativa é da Emater, Secretaria da Agricultura e das empresas recebedoras de leite.

Os técnicos de enfermagem e profissionais do setor de apoio do Hospital Bruno Born, de Lajeado, decidiram manter a greve até a próxima quarta-feira. As reivindicações são: piso salarial de R$ 1,5 mil e 15% de aumento na remuneração dos profissionais de apoio. Hoje, às 14 horas, ocorre reunião do Sindicato, para discutir a proposta.

Cerca de sete mil meninas, entre 11 e 13 anos de idade do Vale do Taquari, recebem a partir de hoje a primeira, das três doses, da vacina contra o papiloma vírus humano, HPV. A vacina será aplicada gratuitamente nas escolas.

Em Estrela o jantar para entrega do 1º Troféu Multimulher, acontece no dia 22 de março, às 20 horas, no Estrela Palace Hotel. Na noite haverá apresentação do cantor Deo, show com o Grupo Vocal em Cena e Dj Vaninho. O valor do ingresso é de 40 reais.

A Administração Municipal de Teutônia abriu inscrições para os interessados em desempenhar a função de serventes. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até a próxima quarta-feira, dia 12, na Sala 7 do Centro Administrativo.

Hoje, às 14 horas, acontece a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado. Situada no bairro Moinhos D'Água, terá capacidade de realizar 300 atendimentos diários. A solenidade contará com a presença da secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.

A Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari realiza protesto com bloqueio da BR 386, no próximo sábado, dia 15 de março. O movimento, que ocorre das 09 às 17 horas, tem por objetivo mostrar a indignação do Vale do Taquariquanto ao trecho de 2km, que ainda não foi liberado pela Funai para duplicação. Os organizadores ainda não divulgaram o local da mobilização.

Na próxima quarta-feira, dia 12, o município de Forquetinha desenvolve programação especial em homenagem às mulheres. A programação acontece a partir das 13h30min, no Parque de Exposições Cristoph Bauer. Na oportunidade haverá palestra com a Delegada Márcia Scherer, que abordará o tema “O Direito da Mulher”.

Estão em andamento as obras da nova Unidade Básica de Saúde de Cruzeiro do Sul, situada no Loteamento Quinot. O investimento é de R$ 425 mil.

Está disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física dos exercícios de 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. O crédito de R$ 6,7 milhões para os 994 contribuintes será feito no próximo dia 17. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone: 146.

Foram retomados na semana passada as atividades do Coral Municipal de Imigrante. Os ensaios ocorrem nas quintas-feiras na Escola Municipal de Educação Infantil Cirandinha e há vagas para novos integrantes.

A campanha de vacinação gratuita contra o HPV começou hoje em todo o Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo de útero. Até o dia 10 de abril, devem ser imunizadas meninas entre 11 e 13 anos, que no Estado representam 258 mil. A meta da Secretaria Estadual da Saúde é imunizar 80% desse grupo, ou 206 mil meninas.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado realiza na quinta-feira, dia 13, às 19h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo, a formatura da segunda turma, composta por 24 formandas, do curso Cuidador de Idosos. O curso profissionalizante gratuito foi oferecido pela secretaria em parceria com o sistema Fecomércio RS/Senac, através da adesão do município ao Pronatec.

A partir do mês de abril, o município de Muçum contará com dois  cursos técnicos. Os cursos disponibilizados serão de Espanhol Básico e Garçom, tendo como público alvo pessoas cadastradas no CadÚnico e Bolsa Família. Mais informações podem ser obtidas na Casa de Cultura.

A região vai conhecer no domingo, dia 16 de março, a corte da XIX Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale 2014). O evento de escolha das soberanas vai ocorrer a partir das 16h na Concha Acústica do Parque dos Dick, em Lajeado. O concurso tem a participação de 22 candidatas, que concorrem aos títulos de rainha e princesas da Expovale. Elas são de seis cidades da região (12 de Lajeado, três de Arroio do Meio, duas de Estrela, Teutônia e Cruzeiro do Sul e uma de Encantado).

No dia 20 de março acontece a eleição para escolha do novo Diretório Acadêmico da Faculdade La Salle Estrela. As inscrições de chapas devem ser efetuadas até quarta-feira, dia 12 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário