Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 7 de março de 2014

Luiz Carlos Freitag - Coluna Pílulas em Preto e branco - Jornal Folha de Estrela - 6 de março de 2014

Luiz Carlos Freitag
Coluna Pílulas em Preto e branco:

MAGRA-INVENTIVA:

Hoje não tem, pois devido ao feriadão do carnaval não tivemos Sessão Legislativa esta semana.

FRASE: "

Terminou o Carnaval, agora o fim do ano está batendo às nossas portas. Copa do Mundo e Eleições só vão abreviar tudo" (Filósofo meditando em voz alta, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Esta informação é incrivel: Na Rua Bruno Schwertner parece que temos só um morador: O Dr Jorge Raul Ruschel. É quase igual a Rua 13 de Maio, que cada vez tem menos moradores. Agora vai ter mais, porque estão construindo um prédio no local. Mas mesmo assim acho que nunca mais teremos as tradicionais festas anuais, nesta data.

Falando em Dr. Jorge Raul Ruschel: Ele enviou e-mail para o Jornal do Comércio, dizendo ser assíduo leitor também daquelas Colunas (não só da minha) e ele comentou a informação da possivel breve reativação do Porto de Estrela. Ele pediu apoio dos cronistas do JC para que o Entroncamento Rodo-Hidro-Ferroviário volte as atividades plenas. "Sou estrelense com 71 anos que deseja o desenvolvimento do município e da Região do Alto Taquari, localizado agora com estradas duplicadas a 100km de Porto Alegre - e temos um aeródromo que está sendo objeto de estudos junto aos órgãos competentes". Ele sugeriu uma visita deles a Estrela, para um almoço na CACIS, ver de perto e conhecer o local. "Conversem com o Prefeito Rafael Mallmann e o Presidente da CACIS para marcar a data". Ah, o Colunista Danilo Ucha do JC já confirmou o interesse de vir aqui.

Então conversei com o presidente da CACIS, Henrique Purper, a respeito disso. Ele foi bem claro: "

Tem que privatizar o porto. O setor público não tem condições de fazer a coisa funcionar". Ressaltou que tem gente interessada nisso, "se não privatizar ficar tudo como está, igual a um museu para o resto da vida". Segundo ele, tem que fazer disso uma oportunidade porque tem pessoal de fora, empresários que querem investir no porto. "Faz-se um contrato correto e pronto, tanto o entroncamento como o aeroporto irão desenvolver a Região".

Aguardem: Teremos uma novidade muito boa, nas comemorações do Aniversário de Estrela, no mes de maio. Não vou antecipar nada, primeiro vou conseguir mais alguns detalhes. Talvez na próxima semana.

Dia 10 de março, a Secretaria da Saúde de Estrela inicia a vacinação contra o HPV-Papiloma Virus, para meninas dos 11 aos 13 anos de idade. É que este virus pode desenvolver câncer de colo em mulheres e esta vacinação as imuniza. E também protege, de modo indireto o homem. Participarão da campanha a Secretaria da Educação, 3ª DE e as escolas particulares. Segundo o secretário Elmar Schneider, todas as escolas serão visitadas, pois a vacinação será feita de forma educativa. "Num primeiro momento conversaremos com as alunas e no segundo momento, aplicaremos a vacina. Este é mais um trabalho de saúde preventiva".

O Deputado Federal Osmar Terra (PMDB), presidente da Comissão Anti Drogas, virá a Estrela no final de março ou início de abril. Virá proferir uma palestra nesta área, também com o objetivo de tratar da prevenção de saúde. Além da Secretaria da Saúde, estarão envolvidas as Secretarias do Trabalho e Ação Social e da Educação.

Saudade de nosso Carnaval. Tínhamos sempre o Pré Carnaval uma semana antes na Sociedade Rio Branco, depois bailes de Carnaval no sábado e segunda feira na Soges, domingo e terça feira no Rio Branco e o Enterro dos Ossos na Soges no outro sábado. Geralmente com o mesmo conjunto nos seis bailes. Todos lotavam, eram uma maravilha. Ah, e Carnaval Infantil no domingo à tarde e terça à tarde. Fora os carnavais de rua. Pena que tudo isso terminou.

Quinta-feira passada, os Ex-Secretários da Agricultura da Região fizeram sua primeira reunião do ano, foi em Lajeado, na residência do Vereador Cirio Schneider (PP), também ex-secretário. Ele comentou comigo, fora do assunto ex-secretários, que Lajeado está sendo divulgada em todo o Brasil por uma inovação na educação. "

A mudança é grande, mas o povo de Lajeado se mostra contra: Não concorda em transformar banheiros em salas de aula".

AES Sul Regional esteve com os Vereadores de Estrela, semana passada. Parece que deram explicações sobre a demora nos reparos dos estragos na rede elétrica durante as últimas tempestades. Alegaram falta de gente. Mas pelo que foi divulgado, não falaram nada do motivo de não trocarem os postes quase caindo, quando não tem tempestades. Podem até estar trocando, mas acho que está tudo muito lento.

A Rádio Studio FM de Estrela, vai comemorar o 17º Aniversário do Programa As Bandas Estão Voltando, do Waldir Sudbrack dia 23 próximo, um domingo a tarde, no Parque Princesa do Vale. O início vai ser as 14h e já estão confirmadas as 10 bandas. Será feita a entrega a um representante do Congresso Nacional, de uma documentação relativa a Campanha Pela Volta das Ferrovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário