Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Últimas Notícias Vale do Taquari - 4 de novembro de 2013


A Secretaria de Obras de Capitão durante o mês de novembro não realizará serviços à particulares. Neste período a equipe da secretaria estará efetuando obras de manutenção, melhorias e aberturas de novas ruas no centro do município.

Em duas semanas deve iniciar a reforma do prédio da antiga escola estadual, situado no centro da cidade de Santa Clara do Sul. O prédio será readequado para receber um colégio municipal de Ensino Fundamental de Turno Integral. O investimento da administração municipal na obra é de 284 mil reais.

O município de Gramado promove de 07 a 10 de novembro a 25ª edição do Festival do Turismo (FESTURIS). A “Festa das Festas”, que serve de boas-vindas a todos os convidados, sob responsabilidade do RS, ocorre quinta-feira, dia 07, às 22 horas, no Espaço Recreio Gramadense, e reunirá mais de 1.500 convidados, de aproximadamente 73 países. O Vale do Taquari, por intermédio da Amturvales, terá dois eventos presentes: a Suinofest, de Encantado, e o Festival do Chucrute, de Estrela.

A Administração Municipal de Encantado realizará na próxima sexta-feira, dia 08 de novembro, às 10 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, audiência pública para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014.

Nesta terça-feira, dia 05, a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela realiza mais uma edição do projeto “Tocando na Rua”. A partir das 18 horas e 30 minutos acontece apresentação da Banda Municipal de Estrela, no Calçadão no Centro da cidade.

Através de uma parceria entre a Administração Municipal, Associação Comercial e Industrial de Encantado e CDL, a Unidade Móvel do Sebrae estará atendendo gratuitamente os micro e pequenos empresários dia 19 de novembro, na esquina das ruas Padre Anchieta e Júlio de Castilhos. Serão prestados esclarecimentos sobre abertura de empresas, assessoria em gestão empresarial, informações sobre cursos e consultorias, orientações de acesso ao crédito e apoio à atividade do microempreendedor individual.

Em Capitão a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre até o dia 30 de novembro. A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas devem ser retiradas no Posto da Inspetoria Veterinária, junto a Secretaria da Agricultura. Nesta etapa, serão vacinados todos bovinos de 0 a 2 anos.

A Secretaria da Agricultura de Forquetinha realiza até o dia 22 de novembro, a campanha de vacinação contra febre aftosa. Devem se imunizados os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 2 anos.As doses podem ser retiradas pelo produtores junto ao Posto Veterinário.

A Univates recebe até o dia 25 de novembro as inscrições para o Vestibular de Verão 2014, que oferecerá vagas em cerca de 40 cursos, entre eles a novidade: Tecnologia em Gastronomia. A prova ocorrerá no dia 1º de dezembro, das 13h30min às 18h30min, no câmpus de Lajeado, e consiste de 45 questões objetivas e uma redação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/vestibular, ou no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 da Univates, mediante pagamento da taxa de R$ 40,00. As matrículas para os candidatos aprovados ocorrerão de06 a 12 de dezembro.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro realiza na próxima quinta-feira, dia 07, uma reunião para elaboração do Calendário de Eventos de 2014. As entidades e sociedades devem enviar representantes para o encontro que ocorre na Escola Municipal Pedro Pretto, a partir das 20 horas.

A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro do Sul, em parceria com a prefeitura, vai realizar sábado, dia 09, o concurso para escolha da rainha e princesas do município. Dez garotas concorrem ao título. O evento tem início às 22h30min, no CTG Querência da Amizade.

O Centro Social Urbano será sede, nos dias 07 e 09 de novembro, da 1ª Olimpíada Estudantil de Roca Sales. A atividade faz parte do Projeto Roca Olímpico e tem como objetivo integrar as escolas das redes municipal, estadual e particular, a fim de estimular a prática desportiva nas instituições de ensino e despertar o interesse pelos jogos, desenvolvendo habilidades e contribuindo para o exercício de cidadania. O evento ocorre das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

De 14 a 17 de novembro acontece em Ilópolis, a 6ª Turismate – A Festa da Erva-Mate. A programação será desenvolvida no Parque do Ibama.

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro acontece em Linha Nova – Relvado, o tradicional rodeio. A promoção é do CTG Vô João Carlos Ongaratto.

No dia 21 de novembro, a partir das 18 horas, acontece o 2º Seminário Regional de Turismo da Faculdade La SalleEstrela. Na programação estão previstas palestras, apresentações dos alunos dos CEMAI’s de Estrela, a Exposição Bruno Schwertner - 140 anos "As Engrenagens do Tempo", entre outras atividades.

Nesta terça-feira, dia 05, às 07 horas e 30 minutos, acontece assembleia geral extraordinária da ACI-E (Associação Comercial e Industrial de Encantado). Na pauta a alteração do estatuto social da entidade, para fins de eleição da nova diretoria. A assembleia ocorre na sala de reuniões da ACI-E.

No dia 16 de novembro acontece na Associação Atlética Municipal, no Bairro Carneiros, em Lajeado, a segunda edição do “Rockão”. A programação com a participação de diversas bandas inicia às 22 horas. Os recursos arrecadados com o evento serão repassados para APASFA (Associação de Proteção dos Animais São Francisco de Assis).

A Administração Municipal de Encantado busca a participação da comunidade para deliberar sobre investimentos que deverão constar no Orçamento 2014. O processo de participação popular “Encantado Participa” está sendo realizado com plenárias abertas à comunidade. Nesta terça-feira, dia 05, a reunião será realizada às 19 horas no salão comunitário do Bairro Nossa Senhora Aparecida, envolvendo os bairros Porto XV, Navegantes e Nossa Senhora Aparecida. Já na quarta-feira, às 19h, no Centro Administrativo ocorre a plenária com os moradores do Centro e Bairro Santa Clara.

No dia 13 de novembro, ocorre o segundo sorteio da Temporada de Prêmios Languiru 2013. Na oportunidade serão sorteados uma TV LED 42 polegadas e quatro vales-compras de R$ 500,00 cada, em evento no supermercado da Cooperativa Languiru de Bom Retiro do Sul.

Nesta terça-feira, dia 05, a Univates promove o “II Sarau Educação de Brinquedo: ensaios à luz de velas”, vinculado ao projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade. O evento ocorre, das 19h30min às 21h, no espaço verde entre a Biblioteca e o Prédio 7. A atividade busca proporcionar uma oportunidade para estudantes e comunidade se manifestarem e expressarem artisticamente. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Amanhã, às 20 horas, a administração municipal de Arroio do Meio realiza reunião para elaboração do Calendário de Eventos 2014. O encontro ocorre no auditório da Secretaria de Educação e Cultura. 

Está em andamento a revisão do eleitorado do município de Coronel Pilar. Os eleitores devem comparecer no Cartório Eleitoral de Garibaldi, no horário da 11h às 18h, para coleta de dados biométricos e confirmação de domicílio. Deverão ser apresentados o título de eleitor, CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço. O prazo encerra no dia 20 de novembro.

Aplicadores do produto de controle do mosquito borrachudo realizam reunião na quarta-feira, dia 06, às 13h30min, no auditório da Prefeitura de Doutor Ricardo. O assunto será a aplicação do BTI nos arroios, córregos e riachos do município.

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales está organizando o Calendário de Eventos para o próximo ano. Representantes de comunidades e entidades devem entregar até o dia 18 de novembro, as suas programações para 2014. 

O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc programa para Lajeado a 2ª edição do Curso de Preparação para o Voluntariado. A atividade acontecerá entre os dias 06 e 08 de novembro, no Salão de Eventos da Prefeitura, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser efetuadas junto à Unidade do Sesc Lajeado.

Os eleitores de Coqueiro Baixo devem realizar a partir desta segunda-feira o recadastramento biométrico. O procedimento será efetuado na Câmara de Vereadores. Para o recadastramento é necessário apresentação do título de eleitor, documento com foto e atestado de residência.

A Secretaria da Agricultura de Estrela realiza a partir de hoje a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os bovinos de até 24 meses deverão ser vacinados. Nesta segunda-feira serão imunizados os bovinos da localidade de Arroio do Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário