Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 2 de novembro de 2013

Andreas Hamester fez doação de fotos antigas do Festival do Chucrute ao Memorial da Aepan-ONG


Memorial da Aepan-ONG recebe doação

Andreas Hamester, instrutor e dançarino do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs, além de vereador do município, fez doação de um conjunto de fotos históricas, para o Memorial da Aepan-ONG.

Imagens que registram diversos momentos do Festival do Chucrute, que já vem sendo realizado anualmente, há 38 anos em Estrela.

Desde as primeiras promoções do Festival, antigas turmas do Grupo Folclórico, personalidades históricas como maestro Adolfo Guilherme Frederico Ziebell, mais convites e cartazes que foram feitos ao longo dos anos para divulgação dos eventos.

Andreas comanda o grupo de danças mais antigo do Brasil em atividades ininterruptas. São 50 anos, que serão festejados em 2014, com mais de 420 integrantes. 

Fizeram quase duas mil apresentações em mais de 700 cidades, em dez estados brasileiros e 14 países da Europa e América do Sul, que visitaram em turnês.

Um trabalho constante, inclusive finais de semanas e feriados, para levar o nome de nossa cidade e a cultura germânica a todos os recantos.

Já o Memorial da Aepan-ONG que recebeu a doação feita por Andreas, é um arquivo com extrema relevância para pesquisas de alunos e comunidade em geral. Sua importância se dá, na constituição de uma base de dados para estudos, além da manutenção da memória municipal, mantendo o material de forma resguardada.

O Memorial não está restrito apenas aos membros da ONG, mas deseja que outros grupos de pesquisa conheçam e utilizem o acervo, para que haja uma integração nas diversas áreas de conhecimento.

O Memorial já foi consultado por estudiosos de diversas escolas e universidades do Rio Grande do Sul.

Para ter acesso, é necessário um agendamento prévio.

Texto – Airton Engster dos Santos
Matéria Publicada no Jornal Folha de Estrela





Nenhum comentário:

Postar um comentário