Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.11.13 - Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.11.13

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS: 
LUIZ (PMDB): “O Secretário Cristiano estava sendo cremado nesta Tribuna”.
LUIZ (PMDB): “Eu só estou aqui (na Câmara) porque ele (Cristiano) está lá (na Secretaria)”.

FRASE: “Valeu a pena, deu muito trabalho mas o baile da Garota Uame foi um sucesso” (Aloisio Mallmann, presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela.)

O Vereador Ernani de Casto (PMDB), com apoio da Smel iniciou sábado um Campeonato de Bocha, com a participação de 25 duplas de praticamente todos os Bairros de Estrela. Ele está satisfeito com o sucesso da empreitada. O encerramento será dia 15 de dezembro e a premiação será a divisão de R$ 1.000,00 e distribuição de medalhas.

Secretário da Agricultura, José Adão Braun, satisfeito. “Estamos no auge da vacinação contra a aftosa em animais de até dois anos, tudo termina no fim do mes”. Antes disso foi feita a campanha da everminação atingindo sete mil cabeças. O próximo passo é o troca-troca de milho: “Até o início de janeiro inicia a distribuição das sementes, que são altamente selecionadas com o agricultor tendo um ano para pagar, sem nenhum juro”.

A Sargento Mônica esteve na Câmara, usou da Tribuna para falar da Campanha da Infância Legal. Explicou que parte do Imposto de Renda - 6% - pode ser destinado para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Todas as dúvidas podem ser tiradas no site da Prefeitura: www.estrela-rs.com.br no Portal do Cidadão. 

O Concurso Garota Uame 2013/14, no último sábado, foi um sucesso. Saiba dos detalhes nas páginas 10 e 11 desta edição da Folha. Na Câmara, Felipe Shossler (PPS) e Vanderlei Eidelwein (PR) rasgaram elogios tanto para a promoção como para as Garotas que foram eleitas. 

Gérson da Silva (PT) mostrou-se muito satisfeito com o trabalho do Secretário Marco Wermann, no que diz respeito a legalização das casas dos Loteamentos Populares 3 e 4 no Bairro Boa União “Os proprietários finalmente vão ter seus bem legalizados”.

Vanderlei Eidelwein (PR) mostrou-se satisfeito com o trabalho do Secretário de Obras Luiz Fernando Kalsing. “Agradeço a ele por estar atendendo meus pedidos”. Realmente, também estou ouvindo elogios pelo seu trabalho.

Andreas Hamester (PP) destacou a Faculdade La Salle pelo Curso de Desenvolvimento do Turismo que está realizando junto com a Secultur. “Vai ser valorizado o patrimônio cultural de Estrela e da Região”.

Andreas também fez um convite para todos se fazerem presentes neste sábado a partir das 20h, em frente a Comunidade Evangélica “cada um levando sua cadeira”. Vai acontecer a primeira comemoração dos 50 Anos do Grupo Folclórico de Danças Alemãs de Estrela. Realmente, espetáculo que não dá para perder, visto que este Grupo é conhecido em Estrela, na Região, no Estado, no País e em vários Países por este Mundo afora.

Paulão Scheeren (PPS) comentou que foi até a Delfina e viu no caminho algumas plaquinhas reclamando do estado das estradas. Gérson da Silva (PT) disse que a Secretaria de Obras está com muito serviço devido as últimas tempestados, “mas tudo vai ser colocado em dia”. José Alves (PTB) informou que a Secretaria de Obras usou toda sua estrutura para limpar os boeiros entupidos, mas assegurou que o pessoal está atendendo o Arroio do Ouro e Delfina, que também tiveram muitos problemas. Ernani de Castro (PMDB) também informou que conversou com o Secretário de Obras, visitou com ele vários locais com problemas no interior, “assim fica mais facil encontrar soluções”, afirmou.

Paulão Scheeren também falou da Samu: “Precisei de seus serviços e fui bem atendido. Já critiquei muito a Samu mas desta vez o atendimento foi rápido”. Elogiou ainda o Pronto Socorro dizendo que que foi tudo perfeito, o atendimento foi imediato, “e eu não estava presente”. Assim é correto: Criticar quando precisa e elogiar quando está certo. 

Ernani de Castro (PMDB) elogiou a decoração natalina de Estrela. “O trabalho da Primeira Dama, Carine Schwingel, está indo muito bem”. Afirmou que muitas famílias, com suas crianças, estão curtindo as noites tanto no Calçadão, na Praça e também em várias ruas, tanto no Centro como em Bairros.

Ainda sobre o Baile da Uame, realizando sábado com a escolha da Rainha e Princesas: Na próxima terça-feira, na assembléia mensal da entidade (no Bairro Oriental as 20h) vai ser feito um balanço das atividades na promoção. Aloisio Mallmann, presidente Uame, ficou satisfeito com o sucesso do evento. E a propósito: Todos já estão se preparando para mais um, dia seis também na sede da Associação dos Moradores do Bairro Oriental, a partir das 20, quando acontece a premiação das disputas dos Jogos Interbairros, realizados pela Smel/Uame. 


Quem diria, dezembro está aí. Tem razão quem diz que basta terminar o Carnaval, que o Natal está batendo em nossa porta. E 2014 vai ser um ano mais curto ainda, pois além do Carnaval teremos a Copa do Mundo e eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário