Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Monumentos de Estrela – Homenagem aos municípios emancipados em 1951






Monumentos de Estrela – Homenagem aos municípios emancipados

Segundo relatos do livro “O Alto Taquari – Aspectos do seu Desenvolvimento”, que trata das festividades ocorridas em Estrela no ano de 1951, o vistoso monumento na Praça Menna Barreto, diante da Prefeitura Municipal, é uma homenagem aos municípios de Lajeado, Arroio do Meio e Encantado, emancipados de Estrela.

Foi inaugurado em 21 de maio de 1951, dentro da programação do Jubileu de Diamante do município que teve intensa programação.

Foram enriquecidas as páginas da história de Estrela, com as comemorações realizadas por ocasião da passagem dos 75º aniversário da emancipação político administrativo.

As atenções do Rio Grande do Sul se voltaram para o município do Vale do Taquari, que realizou grande Exposição Agropecuária e Industrial. Em torno de 40 mil pessoas participaram dos festejos.

Às 10 horas do dia 20 de maio chegava à Estrela o General Ernesto Dorneles – ilustre governador do Estado, acompanhado de sua esposa, quando inaugurou a Exposição, acompanhou o desfile de carros alegóricos e participou de outras atividades, inclusive de um grandioso baile na Sociedade Ginástica – SOGES.

No dia 21 de maio, foi inaugurado um obelisco na Praça Menna Barreto (naquela época se chamava Praça Benjamin Constant), marco comemorativo a passagem do 75º aniversário, em homenagem a Lajeado, Arroio do Meio e Encantado, integrantes de Estrela na época de sua criação em 1876.

O orador oficial da solenidade foi o Sr. Renato Alves de Oliveira, Promotor de Justiça que acentuou o significado do Ato.

Estavam presentes no descerramento da placa, as seguintes autoridades: Governador Ernesto Dorneles, prefeitos de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio e Encantado, Secretário da Educação Julio de Carvalho e Dr. Lauro Reinaldo Müller, presidente da Comissão Central dos Festejos do Jubileu de Diamante do nosso município.

A solenidade foi seguida de um grande almoço, com a presença das autoridades citadas e outros convidados. 

Saiba Mais: 

Em 1951, quando o monumento em homenagem aos municípios foi inaugurado, o prefeito de Estrela era Oscar Leopoldo Kasper (9 de dezembro de 1947 a 31 de dezembro de1951, pelo PSD). Diretor do Trapiche Oriental e presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela, de 21 de maio 1942 a 5 de abril de 1943. Em 3 de outubro de 1955, foi eleito vereador, pelo PSD, com mandato de 31 de dezembro de 1955 a 31 de dezembro de 1959. Nascido em 10 de outubro de 1900, em Santa Clara do Sul, e morreu em 8 de junho de 1973.

Texto - Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário