Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 7 de maio de 2013

Notícias do Vale do Taquari - 7 de maio de 2013


Notícias do Vale do Taquari - 7 de maio de 2013

O Diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Elmar Schneider, anunciou a liberação de recurso para construção de uma horta comunitária em Roca Sales. A divulgação ocorreu em reunião no Gabinete do Prefeito Nélio Vuaden. O Projeto da Horta Comunitária tem o intuito de incrementar as demais atividades que estão sendo realizadas para atender as crianças e adolescentes das famílias assistidas pelo CRAS.

De 13 a 18 de maio, será comemorada em todas as unidades da La Salle, a Semana de La Salle. Será uma semana dedicada a lembrar o fundador São João Batista de La Salle, que sempre teve como missão educar com amor e qualidade para todos. Na Faculdade La Salle Estrela, será realizada uma celebração dia 15 de maio. O evento será às 19 horas, no auditório da Instituição.

Será realizada sábado, dia 11, mais uma edição do projeto “Viva o Taquari Vivo”, atividade da Unidade de Parceiros Voluntários de Estrela e Lajeado em parceria com diversas outras organizações. A concentração será às 07 horas no Porto dos Bruder, em Lajeado, e, no Parque da Lagoa em Estrela.

A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza pregão presencial hoje, às 14 horas, para compra de uma motocicleta, uma bicicleta e um notebook.

As secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e Educação estão organizando mais uma edição do Filó e Semana Italiana de Doutor Ricardo, que acontece nas comunidades entre o dia 10 e 17 de maio. Nesta edição serão quatro comunidades que receberão os ricardenses e visitantes. No dia 10 será na comunidade Barra do Zeferino; no dia 13 na Linha São Paulo; dia 15 na Linha Palacin; e, o encerramento, no dia 17, na comunidade da Linha Bonita Alta.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 23 de maio, as encomendas de milho do programa troca-troca, safra 2013/2014.

Na próxima quinta-feira, dia 09, os secretários de Turismo da Região Alta do Vale do Taquari estarão reunidos na Câmara de Vereadores, em Ilópolis. Os gestores que integram o G10 discutirão, junto com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), ações para desenvolver o setor nos 10 municípios. A reunião que contará com a participação do presidente da Amturvales, Vanildo Roman, e da turismóloga da entidade Lizeli Bergamaschi, inicia às 8h30min.

A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) promove no dia 13 de maio, às 19 horas, a palestra “Como não perder dinheiro com a inadimplência”. O evento ocorre no auditório da Faculdade La Salle de Estrela. A palestra será proferida por um consultor do Sebrae.

Trinta e duas candidaturas foram homologadas para as eleições do Conselho Tutelar de Estrela. A próxima etapa da seleção é a prova escrita que será realizada no dia 18 de maio, das 14 às 17 horas, na Faculdade La Salle de Estrela. Os candidatos ainda passarão por uma avaliação psicológica, em grupo e individual. A última etapa do processo será a eleição, feita por um colegiado de entidades governamentais e não-governamentais do município. Os cinco conselheiros eleitos serão empossados no dia 1º de julho, com mandato previsto até janeiro de 2016.

As equipes das secretarias de Agricultura e de Obras de Travesseiro suspenderam os pedidos de serviços à particulares até o dia 10 de junho, em função da grande demanda de investimentos em avicultura e suinocultura.

A programação da Suinofest 2013 será apresentada para a imprensa nesta terça-feira. O presidente Thiago Fachinetto e a equipe organizadora farão a apresentação do evento aos órgãos de comunicação, lideranças, autoridades e patrocinadores, numa coletiva de imprensa. O evento ocorre no Espaço Dália de Gastronomia, a partir das 20 horas. A Suinofest está marcada para os dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de junho, no Parque João Batista Marchese, na cidade de Encantado.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Em Boqueirão do Leão a sessão da câmara ocorre hoje, às 17 horas e 30 minutos.

Na cidade de Encantado o poder legislativo estará reunido a partir das 18 horas.

Nos municípios de Muçum, Imigrante, Mato Leitão e Bom Retiro do Sul, as sessões ordinárias das câmaras de vereadores estão programadas para às 19 horas desta terça-feira.

Na tarde de hoje ocorre, no auditório da 16ª Coordenadoria Regional, em Lajeado, a reunião mensal dos secretário municipais de saúde. Na pauta questões como campanhas de vacinação, combate a dengue e farmácia básica.

Hoje, às 13 horas e 30 minutos, iniciam as aulas do Curso de Montador e Reparador de Computadores através do Pronatec, criado pelo Senac. As aulas serão ministradas nas tardes de terças e quintas-feiras na sede do CRAS, em Lajeado.

O Diretor do Hospital Bruno Born de Lajeado, Cláudio Klein, tem audiência hoje, às 14 horas, na Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre. O objetivo do encontro é evitar a desativação da UTI Neonatal. 

O projeto "Criança Dália" destinou 500 litros de leite às crianças e adolescentes atendidas pela ONG Parceiros da Esperança,em Venâncio Aires.

Os moradores do Bairro Bom Fim, em Cruzeiro do Sul, bloquearam ontem a RS 130, trajeto ainda não pavimentado, exigindo que o Daer reinicie o trabalho em curto prazo. Porém, a diretoria administrativa do Daer avisou que não existe previsão para realização da obra.

O deputado federal Vilson Covatti (PP) vai defender em Brasília, um projeto de aquisição de uma patrulha agrícola de R$ 250 mil, para o município de Marques de Souza. 

Fotógrafos amadores e profissionais tem até sexta-feira, dia 10, para apresentar seus trabalhos e participar do concurso de imagens sobre Venâncio Aires. O concurso integra o programa comemorativo aos 122 anos de emancipação do município. O regulamento pode ser encontrado no site www.venancioaires.rs.gov.br

Cerca de 200 estabelecimentos comerciais de Arroio do Meio foram vistoriados pela vigilância sanitária nos últimos dois meses, período de vencimento de alvarás.

A Prefeitura de Lajeado está sendo acionada judicialmente pelo empresário e professor de artes cênicas, Antônio Lopes, cobrando uma dívida de R$ 14 mil, pela apresentação de uma peça teatral na véspera do Natal de 2011. A negociação, segundo Lopes teria sido feita pelo então secretário de Cultura, Gerson Teixeira, e como ocorreram problemas com o projeto cultural, a Prefeitura de Lajeado não pagou o valor.

A advogada Juliana Biaocco foi eleita ontem por aclamação presidente do PTB de Lajeado. Nas eleições do ano passado Juliana concorreu a prefeitura pelo Partido Verde, deixando o partido após o processo eleitoral.

A Construmóbil que vai ocorrer de 25 à 29 de setembro em Lajeado apresenta como grande novidade, o credenciamento via internet, para o acesso gratuito dos visitantes. O cadastro deve ser feito no site www.construmobil.com.br.

O secretário estadual de Educação, José Clóvis Azevedo, assinou ontem a ordem de início da construção do prédio da Escola Estadual de Ensino Médio em Westfália. O investimento será de 1 milhão e 100 mil reais, na construção do prédio de alvenaria com 814m². A empresa responsável tem oito meses para entregar a obra.

O vice-presidente e conselheiro da Dália Alimentos, Pasqual Bertoldi, foi eleito no dia 30 de abril, tesoureiro do Conselho Paritário do Leite do Rio Grande do Sul (Conseleite-RS). O presidente é Wilson Zanatta que também é o presidente do Sindilat. O Conseleite é composto por seis representantes dos produtores e seis das indústrias.

Na próxima quinta-feira, dia 09, os prefeitos que formam o G10 estarão reunidos, a partir das 08 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores de Ilópolis. O encontro dos gestores municipais terá na pauta de debates a definição da participação do grupo no Turisvales – Salão de Turismo dos Vales; a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, com o doutor em Engenharia e professor adjunto da UFRGS, Dieter Wartchow; e a Construção de Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate com a presidente da AA Erva-Mate, Juliana Montagner. Participam do G10 os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário